Compartilhe:

Todo mundo sabe que as recomendações para quem deseja emagrecer são praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável. Mas afinal, qual deles é mais importante? Será possível emagrecer apenas com um deles?

Muitas pessoas são apaixonadas por exercícios físicos e se pudessem passariam o dia na academia. No entanto, não conseguem fazer dieta. Já outra, adotam uma alimentação saudável e equilibrada sem problemas. Porém, simplesmente detestam se exercitar.

Será mesmo que a única forma de perder peso é se dedicando a ambas? E se fizermos somente uma, podemos ter bons resultados e alcançar nossas metas?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo este artigo. Iremos esclarecer melhor qual a importância e as diferenças de resultado que a alimentação saudável e os exercícios físicos trazem.

A importância dos exercícios físicos no emagrecimento e em uma vida mais saudável

Os exercícios físicos têm uma grande importância no processo de emagrecimento. Além disso, vale lembrar que cada um deles atua de forma diferente no organismo.

Os exercícios aeróbicos são os exercícios físicos que fazem queimar calorias instantaneamente. O ideal é pratica-los pelo menos 3 vezes por semana, durante no mínimo 40 minutos. Dentre eles podemos citar a caminhada, a corrida, a natação, a dança e a pedalada.

A musculação é um dos melhores exercícios físicos que existem. Ela também é um excelente tipo de exercício para quem deseja emagrecer. Porém, diferente dos aeróbicos, ela irá atuar na queima de calorias horas depois de ser praticada. Isso porque, para se recuperar do esforço, o músculo gasta energia.

Além disso, a musculação ainda ajuda a modelar o corpo e deixa-lo mais firme. Isso é muito importante quando se está perdendo peso. Quando emagrecemos, o corpo tende a ficar flácido, e só com a musculação podemos mudar isso.

Portanto, para quem deseja emagrecer ou ser mais saudável, os exercícios físicos são indispensáveis. Porém, eles não precisam de forma alguma ser um sacrifício. Existem exercícios físicos para todos os gostos e ritmos. Escolha aquele que mais se adequa aos seus e comece a praticar agora mesmo!

A importância da alimentação saudável

A alimentação saudável é um dos principais pilares para quem deseja emagrecer e ter mais qualidade de vida. Isso porque é aquilo que comemos que vai fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes que precisamos para nos mantermos saudáveis.

Muitas pessoas têm dificuldade em descobrir como seguir uma dieta saudável. Isso porque somos bombardeados por informações o tempo todo e acabamos nos sentindo confusos. A cada dia surge uma nova pesquisa, um novo alimento, uma nova teoria. Porém, ter uma alimentação saudável é mais fácil do que se imagina.

Você tem dúvidas de como se alimentar da melhor forma? Então nós iremos te mostrar que é muito mais simples do que você imagina.

Como ter uma alimentação saudável

Se você deseja ter uma dieta saudável, escolha sempre comida de verdade. Isso mesmo, como diziam nossos avós “coma comida”. O melhor tipo de dieta que existe é aquela que é baseada em alimentos de origem natural. Frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, ovos, cerais, etc.

Uma alimentação que seja balanceada e baseada nesse tipo de alimento é muito melhor e mais saudável do que aquelas baseadas em produtos industrializados e ultra processados.

O segredo para uma alimentação saudável de verdade é diminuir ao máximo possível os industrializados da sua vida. Não é necessário corta-los de vez se você gosta. No entanto, faça com que eles sejam uma exceção no seu dia a dia e não uma prioridade.

Evite o máximo possível consumir doces, biscoitos, bolos, refrigerantes, salgadinhos, embutidos e tudo aquilo que não é natural. Esse tipo de alimento, além de engordar, pode fazer muito mal para a saúde. Isso porque são ricos em substâncias como corantes, conservantes e outros.

Outro tipo de alimento que você deve dispensar são os fast foods. Eles geralmente são ricos em sódio, gorduras ruins e conservantes. Além disso, são pobres e nutrientes e não trazem nenhum benefício para a saúde. Descarte-os se você deseja ter uma alimentação saudável.

A alimentação saudável, assim como os exercícios físicos, é indispensável para quem deseja ter saúde e emagrecer. É praticamente impossível alcançar bons resultados se alimentando mal.

Se a sua dieta é pobre em nutrientes e rica em industrializados, está na hora de mudar isso. Pesquise, leia sobre alimentação, descubra quais nutrientes cada alimento tem. Vá à feira, ao açougue, escolha sempre alimentos fresquinhos e naturais.

Além disso, se você quer começar a ter uma alimentação saudável, uma boa dica é consultar um nutricionista. Só ele poderá calcular quais são suas necessidades diárias e montar uma dieta própria para que você possa supri-las.

O segredo para o sucesso no emagrecimento: unir alimentação saudável e exercícios físicos

O verdadeiro segredo para o sucesso o emagrecimento não é priorizar nem exercícios físicos nem alimentação saudável. O que você deve mesmo é saber unir os dois. De nada adianta focar em um e deixar o outro de lado. Cada um deles tem papel fundamental na perda de peso e na melhora da qualidade de vida.

A alimentação saudável irá nutrir o seu corpo com tudo aquilo que ele precisa. Nosso organismo tem muitas necessidades diárias de vitaminas e minerais, e só os alimentos podem nos ajudar a obtê-los.

Além disso, é da nossa alimentação que vem a nossa energia. Uma pessoa que não se alimenta direito não tem forças para nada, inclusive para praticar exercícios físicos. Portanto, os dois devem caminhar de mãos dadas.

Já os exercícios físicos vão potencializar a absorção dos nutrientes adquiridos pela alimentação saudável. Vão ainda ajudar o organismo a se tornar cada vez mais forte. Praticar exercícios físicas libera ainda hormônios que nos fazem nos sentirmos muito mais felizes, dispostos e de bem com a vida.

Portanto, para ter uma vida mais feliz, saudável e conquistar o corpo dos sonhos, não há outro caminho. Você deve ter uma alimentação que seja o mais saudável possível e praticar exercícios físicos regularmente.


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Não é apenas de boas dietas e exercícios físicos que é possível obter os melhores resultados. É fundamental também manter a hidratação. A água é um agente que permite as reações químicas, logo precisamos sempre deste fluido.
Consuma diariamente pelo menos 35 ml de água para cada quilo corporal.
#Água #Hidratação #BalancaCerta
  • A nossa mente é repleta de funcionalidades tornando-a muito complexa. Com isso desenvolvem-se crenças limitantes. Estas crenças limitantes podem ser contornadas ou mesmo eliminadas com treinamento mental e auto-hipnose.
Quando não controladas essas crenças internas encontram dificuldades no caminho tornando o processo de emagrecimento mais complicado ou mesmo levando a desistência definitiva.
#Mente #Saude #BalancaCerta
  • Tipo assim né meninas? 
#vaiquecola
  • Beba mais água 💦
  • A auto-estima é sempre um fator intrínseco para gerar resultados satisfatórios. Dessa forma é preciso sempre mantê-la no máximo e para isso nada melhor que a prática interior.
Use sua mente ao seu favor através de visualizações conscientes você pode se motivar continuamente.
#AutoEstima #Saude #BalancaCerta
  • Sabia que as fibras alimentares são responsáveis pelo bom funcionamento intestinal? E que esse bom funcionamento contribui significativamente para o emagrecimento saudável?
Isso se dá pela importância das fibras no funcionamento intestinal. Consuma fibras preferencialmente no café da manhã para já começar bem o seu dia.
#Fibras #Dieta #BalancaCerta
  • Café da manhã para quem está de dieta pode? É claro que sim, desde que seja um café balanceado e que mantenha o foco nos alimentos permitidos. Pães e massas são ricos em carboidratos, logo deve ser substituídos por versões menos calóricas. As frutas são boas pedidas para complementar ainda mais o seu desjejum.
#CafedaManha #Dieta #BalancaCerta
  • Inara Varela eliminou 30 quilos com a dieta hCG e podemos dizer:
UAUUUUUUUUUUUUUUUU!!!! Parece mãe e filha. Hehhehehehe.
Parabéns Inara, agora é curtir seu novo eu, e aguentar muitos elogios!!! ❤️😍👌😀🙊🍎🍓🥝🏆🏅🎖️

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!