As 6 frutas mais nutrientes para a nossa alimentação

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As frutas são um alimento rico em diversos nutrientes que oferecem muitos benefícios essenciais para o organismo. Para além disto, as frutas ajudam nas dietas mais eficazes de emagrecimento, desde que seja de forma equilibrada este alimento deve fazer parte de uma rotina alimentar. Por isto mesmo iremos mostrar-lhe, de seguida, um conjunto de frutas e as suas principais ações para a sua saúde.

A banana tem fibras que diminuem o apetite e o aumento do bem-estar, pois este alimento faz aumentar a produção de hormônio serotonina que melhora o humor. Esta pode ser utilizada em pratos doces e salgados, dependendo do tipo de banana. Rica em vitaminas do complexo B e C, esta fruta contém triptofano que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces. A banana reduz a pressão arterial, visto ser um elemento fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial.

Este alimento é benéfico para a digestão, visto que é conhecida por a sua alta qualidade de fibras dietéticas que ajudam na ligação e acumulação de partícula de alimentos e ajuda na evacuação eficiente. Por isto, os problemas intestinais e as constipações podem ser evitadas com o consumo da banana. Por fim, a banana ajuda a fortalecer os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Para quem faz bastante exercício físico, a banana, diminui as cãibras musculares, visto ser rica em potássio e este mineral ajuda a diminui-las. Este fruto contém em 100 g apenas 102 calorias.

A maça ajuda a manter os níveis de colesterol estáveis, visto conter pectina que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Esta fruta é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro. O consumo de duas maças por dia ajuda no combate aos diabetes, isto porque este fruto é rico em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Esta fibra pectina também ajuda na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. Para quem está a realizar uma dieta com o objetivo de perder peso a maça é fundamental. As maças devem fazer parte de uma dieta de emagrecimento porque proporcionam vários benefícios para a saúde e têm poucas calorias (em cada 100g 60 calorias).

A melancia por compor 80% de água é muito hidratante, contem vitamina A e B e promove uma verdadeira limpeza tanto no intestino como o estômago. Este fruto é rico em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C para além disto em 100g apenas contém 25 calorias, é a fruta menos calórica. A melancia ajuda na retenção do nível da água, visto ser uma excelente fonte de água.

O consumo deste fruto ajuda na hidratação do corpo que reduz as tonturas. Para os que praticam exercício físico consumir suco (não peneirado) de melancia é fundamental para manter o corpo fresco e hidratado. Por a melancia não conter gordura e ser uma boa fonte de vitamina C ajuda na prevenção de problemas cardíacos. Para além disto, tem bastantes benefícios para a pele, pois protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege contra os raios solares.

O abacate também um ótimo alimento para a nossa alimentação. A gordura presente nesta fruta é responsável por elevar o colesterol bom no organismo. Para além disto, o abacate auxilia a saciar a fome e estimula a cicatrização. Um fruto rico em vitamina E, positivo para as pessoas com doenças cardiovasculares e reforça o sistema imunológico. Quando o consumimos antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo.

Esta fruta, também, evita a fadiga muscular, porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor. Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite, controlando a fome e o consumo excessivo de alimentos. Por ser uma fruta muito calórica (100g contém 130 calorias) e que tem muita gordura, só pode ser consumida em pequenas quantidades nas dietas de emagrecimento.

As uvas pelo seu bagaço reduzem o risco de doenças cardiovasculares, sendo conhecida por constituir um ótimo fruto para o coração. Por isso, a uva irá aumentar o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação do sangue. A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contem vitamina C, vitaminas do complexo B, resveratrol, e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A recomendação diária da uva é de dez unidade ou um copo de 200 ml de suco de fruta por dia.

A laranja é muito conhecida pelo seu teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico. Esta fruta é rica em açúcar e carboidratos, elas fornecem energia e contém cerca de 50 calorias por 100 gramas de consumo. As laranjas contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. O câncer pode, também, ser restringido pela sua ingestão.

A laranja contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. A vitamina C, também é conhecida por restringir o câncer, uma vez que protege contra nitrosaminas, que são conhecidas por seres agentes de câncer. Assim, esta vitamina é conhecida por ser útil contra o câncer da boca, estômago e do esofago. Prefira comer a fruta pois os bagaços vão te dar uma rica fonte de fibras.

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Um grande abraço e te vejo no próximo artigo.

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