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Escrito pela Nutricionista Michelle L. dos Santos – CRN 28536.

Você sabia que incluir os alimentos antioxidantes no cardápio é uma das estratégias para ganhar mais saúde e qualidade de vida? Aqui, você vai encontrar os 7 melhores alimentos antioxidantes, que irão dar um upgrade na sua saúde e de quebra, te ajudar a entrar em forma. Confira!

7 poderosos alimentos antioxidantes

  1. Framboesa

A framboesa é uma fruta rica em:

  • Fibras, que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal;
  • Vitamina C, que é uma poderosa vitamina antioxidante, que além de fortalecer o sistema imunológico, atua no combate aos radicais livres, aumenta a sua disposição para atividade física, reduz as gordurinhas indesejáveis, principalmente na região abdominal porque melhora o metabolismo das gorduras. Além disso, mantém a saúde da pele, e por melhorar a absorção do colágeno, melhora a firmeza e elasticidade da pele. E mais! Por ser antioxidante a vitamina C auxilia n combate a diversos tipos de doenças como o câncer, diabetes, artrite e outros;
  • É rica em potássio o que ajuda a prevenir a hipertensão e doenças cardíacas;
  • Contém vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar o metabolismo, além de atuarem no sistema nervoso contribuindo pra a diminuição do estresse e ansiedade. Com isso, você consegue uma grande aliada para a perda de peso;
  • Tem baixo valor calórico, sendo uma ótima opção para quem deseja emagrecer utilizando as propriedades dos alimentos naturais.

 

  1. Açafrão (ou cúrcuma)

  • O açafrão é rico em carotenoides, que ajuda a manter a saúde dos olhos;
  • Ajuda a melhorar o metabolismo das gorduras;
  • Auxilia no combate ao câncer, como o de cólon, fígado e ovário;
  • Possui dois poderosos antioxidantes que são o crocin e crocetina, que ajudam a melhorar a memória, além de combaterem o estresse oxidativo das células. Como resultado, você tem a prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson, a melhora do sistema nervoso central, que também ajuda a combater a ansiedade e por consequência auxilia no processo de perda de peso;
  • Sua ação antioxidante traz benefícios também para a pele, auxiliando no combate até mesmo da acne, por ter propriedades antibacterianas;
  • Tem ação benéfica para manter a saúde da boca, por sua propriedade anti-inflamatória;
  • Auxilia na redução dos sintomas da TPM, por ajudar a reduzir o nível de cortisol e estresse e aumentar o nível de estrogênio;
  • Reduz a impotência e melhora a vida sexual masculina.

 

  1. Aveia

A aveia já é considerada um super alimento, que não deve faltar em todo plano de alimentação saudável. Por ser rica em fibras, a aveia melhora o funcionamento intestinal, o que ajuda na eliminação das toxinas do corpo e ainda traz saciedade. Além disso, a aveia contém silício que mantém a estrutura saudável da pele, minimizando até mesmo as incômodas celulites.

E mais! Este alimento conta com a betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e diminui a absorção de gordura pelo intestino. O que faz com que os níveis de colesterol e triglicérides diminuam e você consiga manter um peso saudável. Mas atenção! Isso só é possível quando consumo da aveia é combinado com um cardápio saudável e a prática regular de atividade física. Para obter os benefícios deste que é um dos melhores alimentos antioxidantes consuma de 1 a 2 colheres (sopa) ao dia.

  1. Azeite de oliva

O azeite é rico em antioxidantes como o Ômega 3, 6 e 9. O ideal é consumir até 2 colheres (sopa) por dia de azeite de oliva frio, misturado às saladas por exemplo. Dê preferência ao azeite extra virgem.

  1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C (vitamina antioxidante) e assim como as frutas vermelhas auxiliam no combate aos radicais livres, aumentam o tônus das veias, fazendo com que melhore a circulação sanguínea, assim como a absorção de nutrientes. São elas:

  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Lima-da-pérsia.

O ideal é sempre comer um alimento fonte de vitamina C junto das refeições. Desta forma, você irá melhorar a absorção do ferro presente na refeição.

  1. Linhaça

Consumir 1 colher (sopa) de linhaça por dia traz inúmeros benefícios para sua saúde, por isto ela não poderia faltar na lista dos 7 melhores alimentos antioxidantes que selecionamos para você. Isso por que:

  • É rica em Ômega 3, anti-inflamatório natural e com ação antioxidante, o que ajuda a manter o peso estável e o equilíbrio hormonal;
  • Rica em fibras, que faz uma verdadeira faxina no seu organismo. As fibras são grandes aliadas para manter você saciada (o) por mais tempo, além e prevenir doenças como a hipercolesterolemia (colesterol alto).

Para aproveitar as propriedades deste que é um dos melhores alimentos antioxidantes, o ideal é manter o consumo diário salpicando-a em saladas, misturando em sucos ou sopas e no que a sua criatividade permitir.

  1. Peixes

Toda alimentação saudável deve contar com os peixes como salmão, atum, sardinha. São fontes de:

  • Proteína, que irá promover a reparação e construção de tecidos;
  • Manter a saúde e elasticidade da pele;
  • Promover saciedade e ainda oferecer boas doses de Ômega 3, este ácido graxo que além de combater o aparecimento de diversas doenças como a osteoporose e hipercolesterolemia, auxilia na perda de peso.

Estas foram nossas sugestões dos melhores alimentos antioxidantes para você incluir no cardápio, deixando-o muito mais saudável e assim conseguir mais qualidade de vida. Se você gostou das nossas sugestões sobre os alimentos antioxidantes, curta, comente, compartilhe, sua participação enriquece nosso trabalho.

Até a próxima!


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Autor(a): Ludmila Pessotti

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  • Você sabe quais são os benefícios da maçã para a saúde? Para você ter uma noção de como é poderosa nossa amada maçã, existe uma expressão americana "one apple a day keeps the doctor away", que traduzida quer dizer "uma maçã por dia, mantém os médicos afastados" mostra os enorme poderes dessa fruta em garantir melhorias na saúde e prevenir doenças. 
Beneficios Da Maça Para A Saúde - Vitaminas E Minerais
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Beneficios Da Maça Para A Saúde - Funções Vitais
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrame cerebral.
Beneficios Da Maça Para A Saúde -Prevenção De Doenças
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Quando não controladas essas crenças internas encontram dificuldades no caminho tornando o processo de emagrecimento mais complicado ou mesmo levando a desistência definitiva.
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Use sua mente ao seu favor através de visualizações conscientes você pode se motivar continuamente.
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  • Sabia que as fibras alimentares são responsáveis pelo bom funcionamento intestinal? E que esse bom funcionamento contribui significativamente para o emagrecimento saudável?
Isso se dá pela importância das fibras no funcionamento intestinal. Consuma fibras preferencialmente no café da manhã para já começar bem o seu dia.
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  • Café da manhã para quem está de dieta pode? É claro que sim, desde que seja um café balanceado e que mantenha o foco nos alimentos permitidos. Pães e massas são ricos em carboidratos, logo deve ser substituídos por versões menos calóricas. As frutas são boas pedidas para complementar ainda mais o seu desjejum.
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