Compartilhe:

Escrito pela Nutricionista Michelle L. dos Santos – CRN 28536.

Você sabia que incluir os alimentos antioxidantes no cardápio é uma das estratégias para ganhar mais saúde e qualidade de vida? Aqui, você vai encontrar os 7 melhores alimentos antioxidantes, que irão dar um upgrade na sua saúde e de quebra, te ajudar a entrar em forma. Confira!

7 poderosos alimentos antioxidantes

  1. Framboesa

A framboesa é uma fruta rica em:

  • Fibras, que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal;
  • Vitamina C, que é uma poderosa vitamina antioxidante, que além de fortalecer o sistema imunológico, atua no combate aos radicais livres, aumenta a sua disposição para atividade física, reduz as gordurinhas indesejáveis, principalmente na região abdominal porque melhora o metabolismo das gorduras. Além disso, mantém a saúde da pele, e por melhorar a absorção do colágeno, melhora a firmeza e elasticidade da pele. E mais! Por ser antioxidante a vitamina C auxilia n combate a diversos tipos de doenças como o câncer, diabetes, artrite e outros;
  • É rica em potássio o que ajuda a prevenir a hipertensão e doenças cardíacas;
  • Contém vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar o metabolismo, além de atuarem no sistema nervoso contribuindo pra a diminuição do estresse e ansiedade. Com isso, você consegue uma grande aliada para a perda de peso;
  • Tem baixo valor calórico, sendo uma ótima opção para quem deseja emagrecer utilizando as propriedades dos alimentos naturais.

 

  1. Açafrão (ou cúrcuma)

  • O açafrão é rico em carotenoides, que ajuda a manter a saúde dos olhos;
  • Ajuda a melhorar o metabolismo das gorduras;
  • Auxilia no combate ao câncer, como o de cólon, fígado e ovário;
  • Possui dois poderosos antioxidantes que são o crocin e crocetina, que ajudam a melhorar a memória, além de combaterem o estresse oxidativo das células. Como resultado, você tem a prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson, a melhora do sistema nervoso central, que também ajuda a combater a ansiedade e por consequência auxilia no processo de perda de peso;
  • Sua ação antioxidante traz benefícios também para a pele, auxiliando no combate até mesmo da acne, por ter propriedades antibacterianas;
  • Tem ação benéfica para manter a saúde da boca, por sua propriedade anti-inflamatória;
  • Auxilia na redução dos sintomas da TPM, por ajudar a reduzir o nível de cortisol e estresse e aumentar o nível de estrogênio;
  • Reduz a impotência e melhora a vida sexual masculina.

 

  1. Aveia

A aveia já é considerada um super alimento, que não deve faltar em todo plano de alimentação saudável. Por ser rica em fibras, a aveia melhora o funcionamento intestinal, o que ajuda na eliminação das toxinas do corpo e ainda traz saciedade. Além disso, a aveia contém silício que mantém a estrutura saudável da pele, minimizando até mesmo as incômodas celulites.

E mais! Este alimento conta com a betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e diminui a absorção de gordura pelo intestino. O que faz com que os níveis de colesterol e triglicérides diminuam e você consiga manter um peso saudável. Mas atenção! Isso só é possível quando consumo da aveia é combinado com um cardápio saudável e a prática regular de atividade física. Para obter os benefícios deste que é um dos melhores alimentos antioxidantes consuma de 1 a 2 colheres (sopa) ao dia.

  1. Azeite de oliva

O azeite é rico em antioxidantes como o Ômega 3, 6 e 9. O ideal é consumir até 2 colheres (sopa) por dia de azeite de oliva frio, misturado às saladas por exemplo. Dê preferência ao azeite extra virgem.

  1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C (vitamina antioxidante) e assim como as frutas vermelhas auxiliam no combate aos radicais livres, aumentam o tônus das veias, fazendo com que melhore a circulação sanguínea, assim como a absorção de nutrientes. São elas:

  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Lima-da-pérsia.

O ideal é sempre comer um alimento fonte de vitamina C junto das refeições. Desta forma, você irá melhorar a absorção do ferro presente na refeição.

  1. Linhaça

Consumir 1 colher (sopa) de linhaça por dia traz inúmeros benefícios para sua saúde, por isto ela não poderia faltar na lista dos 7 melhores alimentos antioxidantes que selecionamos para você. Isso por que:

  • É rica em Ômega 3, anti-inflamatório natural e com ação antioxidante, o que ajuda a manter o peso estável e o equilíbrio hormonal;
  • Rica em fibras, que faz uma verdadeira faxina no seu organismo. As fibras são grandes aliadas para manter você saciada (o) por mais tempo, além e prevenir doenças como a hipercolesterolemia (colesterol alto).

Para aproveitar as propriedades deste que é um dos melhores alimentos antioxidantes, o ideal é manter o consumo diário salpicando-a em saladas, misturando em sucos ou sopas e no que a sua criatividade permitir.

  1. Peixes

Toda alimentação saudável deve contar com os peixes como salmão, atum, sardinha. São fontes de:

  • Proteína, que irá promover a reparação e construção de tecidos;
  • Manter a saúde e elasticidade da pele;
  • Promover saciedade e ainda oferecer boas doses de Ômega 3, este ácido graxo que além de combater o aparecimento de diversas doenças como a osteoporose e hipercolesterolemia, auxilia na perda de peso.

Estas foram nossas sugestões dos melhores alimentos antioxidantes para você incluir no cardápio, deixando-o muito mais saudável e assim conseguir mais qualidade de vida. Se você gostou das nossas sugestões sobre os alimentos antioxidantes, curta, comente, compartilhe, sua participação enriquece nosso trabalho.

Até a próxima!


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

2. O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.

3. A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção.

4. A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune.

5. A endorfina causa uma sensação de bem-estar geral.

6. Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”. 7. Então, os benefícios do amor para a saúde são muitos. O humor é consideravelmente elevado. Uma pessoa que está amando se sente mais feliz. Mas é óbvio que, neste caso, estamos falando de amor correspondido, né? 
#Amor #Beneficios #BalancaCerta
  • Segunda-feira, dia internacional de inicio de dietas.. 🏋️‍♂️ #motivaçao #segundafeira #balancacerta
  • Nesse dia em especial gostariamos de agradecer a todos os nossos seguidores, que acessam sempre nosso blog, instagram e facebook, contabilizando em um total de 100 mil pessoas por mês (VOCÊS SÃO FODAS). Agradecer também a todos os participantes do #BalancaCerta que adquiriram os nossos livros e acreditam no nosso trabalho.
E por último mais não menos importante, agradecer aos nossos parceiros que tornam tudo isso possível!

Obrigado!

#Gratidão #Cliente
  • A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada. Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia.

Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. 
#Intolerancia #Gluten #BalancaCerta
  • 1. Um aliado na perda de peso
2. Potenciador do cérebro
3. Trata as infecções das gengivas
4. Combate o cansaço
5. Aumenta as endorfinas
6. Limpa nosso paladar
7. Bom para reduzir o colesterol
8. Excelente para nossa saúde cardíaca
9. Reduz o risco de câncer
10. Combate infecções urinárias

Basta uma tacinha por dia para se beneficiar destas importantes vantagens. Vai perder esse tesouro?

#Vinho #Beneficios #BalancaCerta
  • Falar é a melhor opção!
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

#SetembroAmarelo #PelaVida #BalancaCerta
  • O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Como sabemos, a obesidade não é nada agradável, além de ser extremamente prejudicial a saúde. Porém, não significa que a pessoa obesa deve ser motivo de piada preconceituosa ou desrespeitada por causa de seu condicionamento físico.

#DiadoGordo #saude #balancacerta
  • A chamada dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. O atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no estilo homem das cavernas.

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea. Apesar de soar radical, a maior parte dos seguidores defende uma dieta paleolítica adaptada às características de cada um.

#dietapaleolitica #balancacerta #saude

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!