Conheça os alimentos funcionais e seus efeitos benefícios

Tempo de leitura: 9 minutos

Alimentos funcionais
Alimentos funcionais

Escrito pela Nutricionista Michelle L. dos Santos – CRN 28536.

Hoje a preocupação com a alimentação se tornou uma questão muito seria. Devida aos problemas ocasionados pela má alimentação precisamos sempre acompanhar a nossa alimentação de forma consciente. Para auxiliar neste equilíbrio existem ainda os alimentos funcionais que são muito benéficos. Conhecê-los e fundamental para ter uma excelente saúde.

A alimentação é a principal via de nutrição do nosso corpo. É justamente por isso que devemos estar sempre muito atentos ao que comemos. Ter uma alimentação saudável e equilibrada trás diversos benéficos para você.

Pensando nisso fomos atrás dos alimentos funcionais para entendermos completamente como funcionam e o que realmente são.

Os resultados deste artigo podem mudar completamente a sua qualidade de vida. Portanto fique atendo ao texto e continue lendo para garantir para você e sua família uma vida saudável e plena com uma excelente alimentação.

O que são alimentos funcionais

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem funções nutricionais para o nosso organismo funcionar adequadamente. Quando aplicados em uma dieta adequada podem trazer diversos benefícios para você como efeitos metabólicos, efeitos fisiológicos e diversos benefícios para a sua saúde.

Os alimentos funcionais podem também ser encontrados na forma de ingredientes para receitas especificas. Estes alimentos são fundamentais para a qualidade de vida e também para garantir uma boa saúde.

Os alimentos funcionais estão relacionados à qualidade de vida e também à redução dos riscos de se ter diversas doenças crônicas que atualmente influenciam a nossa sociedade de forma muito negativa.

Os alimentos industrializados, por sua vez, são muito ricos em calorias e diversos produtos químicos para a sua conservação. Estes ingredientes não são todos benéficos para a nossa saúde e são os principais responsáveis pela obesidade e diversas doenças que surgem todos os anos.

É possível implantar os alimentos funcionais em seu cardápio com muita facilidade. Além de existir diversas opções de alimentos é possível utilizá-los de forma bastante criativa em sua dieta. Assim os resultados podem ser presenciados com mais facilidade e naturalidade.

No entanto é preciso conhecer um pouco mais os alimentos. Para isto consulte agora a nossa lista com alguns dos alimentos funcionais mais comuns. Continue lendo e veja a lista na integra agora mesmo.

Lista de alimentos funcionais e seus principais benefícios

Vinho tinto, maçãs e casca de uvas

Alimentos funcionais

Estes alimentos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e também evitam a formação de coágulos e infecções das diferentes ordens. Para estes excelentes resultados é necessário ter uma inclusão destes alimentos em seu cardápio semanal.

O uso destes alimentos citados traz apenas benefícios para a sua vida. Então podem e devem estar presentes em sua alimentação da semana inteira. As melhores quantidades vão variar de pessoa para pessoa, e para isso procure um bom Nutricionista.

Rabanete, brócolis, couve-flor e repolho

Alimentos funcionais

Estes alimentos naturais são ricos em diversos minerais, vitaminas entre outros nutrientes essenciais para uma vida saudável e de qualidade. Além destes benefícios estes alimentos funcionais aumentam a produção de enzimas que combatem as células cancerígenas.

Então estes alimentos podem combater ou mesmo atenuar as chances de câncer em sua vida e também na de seus familiares. Para uma melhor aproveitamento destes alimentos é necessário ter uma variação no cardápio e também aparecer diversas vezes na semana.

O mais utilizado nestes alimentos é nas refeições principais. Faça pratos com pelo menos 4 legumes diferentes, assim você maximiza a assimilação de nutrientes e pode ter uma vida ainda mais feliz e saudável.

Melancia, tomate e goiaba

alimentos funcionais

Estes alimentos possuem funções antioxidantes além também de reduzir significativamente as chances de câncer e também de problemas cardiovasculares.

Estes alimentos funcionais são bastante comuns e podem ser encontrados com muita facilidade, além de ser acessível a todos pelo baixo custo. Sendo assim podem estar presentes na sua alimentação diária complementando ainda mais as suas refeições principais.

Tudo isso contribuindo para a sua saúde melhorar ainda mais e consequentemente a felicidade dominar de vez a sua vida. Estes alimentos geralmente podem ser incluídos em lanches ou mesmo nas refeições principais.

Folhas verdes

Alimentos funcionais

As folhas verdes, além de excelentes opções de alimentos podem contribuir de diversas maneiras com a sua alimentação. Estes alimentos não possuem calorias significativas, ou seja, podem ser utilizados para quem pretende emagrecer com saúde.

Além disso, existem vários nutrientes presentes nas folhas verdes além da clorofila que traz diversos benefícios para a saúde humana. Estes alimentos podem ser consumidos antes das refeições principais.

Além de serem excelentes alimentos são simples de serem preparados e geralmente são consumidos crus na forma de saladas. O consumo destes alimentos pode ser diário sem nenhuma implicação direta.

Linhaça

Alimentos funcionais

Os benefícios do consumo da linhaça estão relacionados à redução das chances de tumores se desenvolverem e também na prevenção das doenças cardiovasculares.

A linhaça também está relacionada ao processo de emagrecimento. Desta forma é possível perder peso e ter um corpo bonito e escultural, ao passo que você também garante uma saúde ainda melhor para você.

Este alimento pode ser consumido no café da manhã e também nas refeições principais. Existe a opção da farinha de linhaça que pode ser adicionada diretamente nos alimentos do café da manhã e também no almoço e jantar.

Grãos integrais

Alimentos funcionais

Os grãos integrais trazem diversos benefícios para a sua saúde, mas os mais conhecidos estão relacionados à saúde intestinal. Os grãos integrais ajudam na manutenção da flora intestinal mantendo o seu intestino funcionando adequadamente.

Estes alimentos funcionais também são indicados para que tem intestino lento e sofre com as dores do acúmulo intestinal. Existem muitas opções de grãos integrais que podem ser incluídas no seu cardápio agora mesmo.

Leite, iorgurte e outros derivados

Alimentos funcionais

Estes alimentos também possuem um grande impacto na saúde intestinal. Servem para regular o funcionamento dos intestinos para que estes órgãos possam assimilar adequadamente os nutrientes e também eliminar de forma eficaz os dejetos.

Tudo isso te possibilita uma vida melhor e mais saudável. Consumindo estes alimentos de forma diária é possível reduzir grande parte do inchaço e acúmulo abdominal que causam dor e sensação de incômodo.

Como integrar estes alimentos na sua vida

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais podem ser difundidos a sua dieta de forma muito simples e efetiva. No entanto toda readaptação exige seu tempo e seu esforço. Para se adaptar bem os novos alimentos basta ir substituindo aos poucos até tudo estar perfeitamente no seu lugar.

Primeiramente os alimentos menos saudáveis devem ser removidos para os resultados favoráveis poderem se apresentar posteriormente. Os alimentos industrializados encabeçam esta lista e devem ser removidos completamente da sua alimentação.

Integre cada alimento de forma adequada, assim você aproveita o máximo do seu potencial e torna a sua alimentação saborosa. Para isto é preciso criar um cardápio semanal e distribuir os alimentos funcionais em grupos diferentes.

Existe o grupo das refeições principais e também os lanches, café da manhã e ceia. Cada refeição deve ser planejada individualmente com dois focos principais. O primeiro foco é manter a variação para abranger a assimilação nutricional e o segundo é atentar para as quantidades consumidas.

Atém mesmo os alimentos funcionais podem não ser tão benéficos se consumidos em quantidades insignificantes ou com excesso. Nesta etapa é preciso ter cuidado e atenção.

Após a programação da sua tabelaalimentar agora basta colocar em prática todos os conhecimentos que adquiriu com os alimentos funcionais. Os resultados podem ser vistos em curto prazo principalmente quando relacionados ao peso corporal e também a sua disposição.

Por quanto tempo os alimentos funcionais podem ser utilizados

Alimentos funcionais

Estes alimentos são naturais e benéficos para a sua saúde e devem ser consumidos ao longo de toda a vida. Apenas assim será possível aproveitar os seus benefícios ao máximo.

Em longo prazo os resultados são cada vez melhores para a sua saúde. Isso porque com o tempo o seu corpo elimina as toxinas dos alimentos ruins eliminados da sua alimentação.

Ao passo que adquire uma resistência muito maior após anos recebendo os melhores nutrientes possíveis. Tudo isso combinado oferece muitas possibilidades positivas em sua vida.

Os resultados vão aparecendo com o tempo. Os mais simples de serem percebidos é o ânimo e a energia que aumentam significativamente e o seu peso corporal que poderá ser controlado de forma muito mais simples e quase sem sacrifícios.

Todos estes são os resultados de uma alimentação saudável realmente montada com consciência. Você realmente precisa saber o que está comendo e fazendo este planejamento é possível determinar tudo o que é benéfico e maléfico em sua vida e assim tornar tudo mais simples e funcional.

Se você gostou dos alimentos funcionais é hora de colocá-los em prática na sua própria alimentação. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos e deixe também seu comentário.

Alimentos funcionais

Comentário

comments