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retenção líquida
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Escrito pela Nutricionista Michelle L. dos Santos – CRN 28536

O verão chegou e com ele outros problemas como a retenção líquida, muito comum nesta estação onde o corpo tende a reter mais água. Aqui você vai entender os motivos pelos quais isso acontece e conhecer os melhores alimentos que combatem a retenção líquida. Confira!

 Os melhores alimentos que combatem a retenção líquidaretenção líquida

Antes mesmo de eu te apresentar os alimentos que a partir de agora, irão ser seus grandes aliados para se ver livre desse incômodo que é a retenção líquida te convido a entender um pouco melhor o porquê isso acontece com maior prevalência nesta época do ano. A retenção líquida é mais comum n verão devido à vasodilatação que ocorre, principalmente na região das pernas, devido ao processo natural de troca de calor com o meio ambiente.

A vasodilatação é um mecanismo de defesa do organismo para que a pressão arterial não se eleve. Além disso, existem outros fatores que contribuem para a retenção líquida como:

  • O excesso do consumo de sal;
  • A tensão pré-menstrual;
  • Ficar muito tempo na mesma posição como sentada ou em pé;
  • Uso de salto alto por tempo prolongado;
  • Alterações hormonas causadas pelo estresse ou durante a gestação.

A boa notícia é que você pode usar alimentos a seu favor, o que irá trazer um bem estar geral. Pronta (o) para conhecê-los? Então vamos lá:

 Aveiaretenção líquida

É considerado um alimento completo, por isso deve fazer parte da sua lista de alimentos que combatem a retenção líquida. Algumas de suas propriedades são:

  • Ser de baixo índice glicêmico o que traz mais saciedade, por ser absorvida de forma mais lenta pelo organismo;
  • É fonte de energia;
  • Rica em fibras;
  • Ajuda na redução do LDL (conhecido como mau colesterol);
  • Ajuda a estabilizar os níveis de estrogênio, o que leva a redução da retenção líquida;
  • Melhora o funcionamento intestinal quando combinada ao consumo adequado de água. Isso faz com que as toxinas do corpo sejam eliminadas mais facilmente. Como resultado você tem a redução da retenção de líquidos.

Para ter os benefícios basta adicionar até 2 colheres de sopa ao dia de aveia ao seu cardápio diário.

Também podem entrar para lista dos cereais que combatem a retenção:

  • Quinoa;
  • Granola (Dê preferência pelas versões sem adição de açúcar);
  • Linhaça;
  • Arroz integral.

Chás

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Além de melhorarem o processo de digestão, os chás funcionam como diuréticos, fazendo com que você elimine de forma natural bastante líquido. E mais! A escolha certa dos chás pode ajudar a acelerar o seu metabolismo, o que levará a maior queima de gordura e ao emagrecimento.

São ótimas opções de chás para incluir na lista dos melhores alimentos que combatem a retenção líquida:

  • Chá branco;
  • Chá de cavalinha;
  • Chá de carqueja;
  • Chá verde.

Frutas

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Além de serem fontes de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do seu organismo, algumas frutas tem grande quantidade de água, o que favorece não só a sua hidratação. Como o combate aos incômodos inchaços do corpo. Na sua lista de melhores alimentos que combatem a retenção líquida podem entrar:

  • Melancia;
  • Abacaxi;
  • Pera;
  • Melão.

Estas frutas são ricas em água, mas você também deve incluir no cardápio outras frutas que favoreçam a limpeza do organismo, através da melhora do funcionamento intestinal como:

  • Manga;
  • Abacate;
  • Ameixa;
  • Kiwi;
  • carambola

Verduras e legumes

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As verduras e legumes também fornecem a você grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, elas têm um efeito diurético proporcionando a melhora do quadro de retenção líquida. E mais! Algumas delas como as folhas verde-escuras ajudam a ativar a circulação sanguínea, o que é essencial para acabar com os inchaços do corpo.

Devem entrar no cardápio dos alimentos que combatem a retenção líquida:

  • Rúcula;
  • Almeirão;
  • Agrião;
  • Pepino;
  • Abobrinha

Aqui o que vale é: Quanto mais variada e natural for a sua alimentação melhor!

Água

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Não poderíamos deixar de dar a devida importância ao consumo adequado de água para quem quer manter a saúde de forma geral. Isso porque além de hidratar, a água proporciona a eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo, melhora o funcionamento dos rins e também do intestino. O que em conjunto, irá favorecer a diminuição dos inchaços do corpo.

Para saber o quanto de água consumir por dia, faça uma continha básica:

  • De 30 a 35 ml por quilo de peso. Então se você pesa 60 quilos seu consumo de água diário deve ser de 2 litros.

Quais alimentos evitar?

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Tão importante como conhecer os alimentos que combatem a retenção, é saber o que evitar não é mesmo? Afinal, é isso que vai te levar ao equilíbrio!

Evite:

  • Alimentos que provocam gases e a fermentação, como os carboidratos simples a base de farinha branca além do repolho e do leite;
  • Alimentos muito condimentados como Ketchup, mostarda;
  • Embutidos, industrializados e ricos em sódio.

Também é importante evitar as bebidas gaseificadas, substituindo-as por sucos naturais sem adição de açúcar e fora do período de refeição. O hábito de beber líquidos durante as refeições, além de levar a distensão abdominal, atrapalha na absorção de nutrientes. E mais! Use o sal com moderação.

Para diminuir a quantidade de sal consumida ao dia, a escolha, mas certa é fazer uso dos temperos naturais como as ervas aromáticas, elas irão dar sabor as refeições e ainda deixa-las muito mais saudáveis.

E então você gostou de conhecer os melhores alimentos que combatem a retenção líquida? Se sim, deixe aqui o seu comentário. Aproveite para compartilhar conosco quais dos alimentos sugeridos você já tem o hábito de consumir. Contamos com sua participação!

Até a próxima.

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Autor(a): Ludmila Pessotti

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Quando não controladas essas crenças internas encontram dificuldades no caminho tornando o processo de emagrecimento mais complicado ou mesmo levando a desistência definitiva.
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  • Tipo assim né meninas? 
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  • Sabia que as fibras alimentares são responsáveis pelo bom funcionamento intestinal? E que esse bom funcionamento contribui significativamente para o emagrecimento saudável?
Isso se dá pela importância das fibras no funcionamento intestinal. Consuma fibras preferencialmente no café da manhã para já começar bem o seu dia.
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  • Café da manhã para quem está de dieta pode? É claro que sim, desde que seja um café balanceado e que mantenha o foco nos alimentos permitidos. Pães e massas são ricos em carboidratos, logo deve ser substituídos por versões menos calóricas. As frutas são boas pedidas para complementar ainda mais o seu desjejum.
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