Compartilhe:

Como dormir bem afeta a sua dieta

Olá! Hoje irei falar sobre um assunto que parece não ter nada a ver com dieta. Mas só parece. É algo importantíssimo e faz toda diferença na sua vida e no processo de emagrecimento. Estou falando da qualidade do seu sono. Exatamente, hoje vamos falar sobre como dormir bem!

Você deve estar pensando “Ué, mas o que tem isso a ver com emagrecer? ”. E eu respondo: Tudo! A quantidade de horas dormidas e a qualidade do sono nesse período afeta drasticamente sua qualidade de vida. Já percebeu que quando você dorme mal, o dia todo parece horrível? E quando você dorme bem, acorda relaxado e energizado para enfrentar tudo que vier?

Mas não é só o seu humor e nível de energia que são afetados pelo seu sono. A maneira que seu corpo funciona também. O impacto no seu metabolismo é imenso. Não só na maneira com que você processa os alimentos, mas até quais alimentos você come e com que frequência.

Ficar acordado dá fome

Você já precisou ficar acordado(a) até tarde? Seja para terminar um trabalho, fazer uma leitura ou assistir aquela série do Netflix, você deve ter percebido que ficou faminto(a). E numa hora dessas você pega o que estiver mais fácil, seja aquela pipoca de microondas ou um pãozinho esperto.

Isso acontece porque, quando você fica acordado(a) além da conta, seu organismo consome mais energia do que havia programado. Com isso, ele produz hormônios que causam a fome. Esses hormônios também fazem com que você procure alimentos que saciem rapidamente e que sejam metabolizados rapidamente para repor essa energia.

Segundo este estudo, ficar acordado faz com que seu corpo baixe os níveis de leptina e aumente os níveis de grelina. Leptina é o hormônio que dá a sensação de saciedade. Grelina é o hormônio que faz com que seu estômago ronque e você fique passando mal de tanta fome.

Quando os níveis de grelina estão muito altos, você vai comer qualquer coisa para se livrar dessa sensação. Níveis altos de grelina fazem com que você prefira alimentos com mais açúcar e carboidrato. É aí que você acaba esquecendo da dieta e comendo um pacote inteiro de biscoitos recheados que estavam perdidos no seu armário.

Ficar acordado afeta como você emagrece

Eu encontrei mais um estudo, feito em 2010, com dois grupos de pessoas fazendo exatamente a mesma dieta. Um dos grupos dormia de 8 a 10 horas por dia, e o outro dormia de 5 a 6 no máximo. Ambos os grupos perderam quantidades similares de peso. Mas o impressionante é isto: o grupo que dormia mais perdeu peso em gordura, enquanto o grupo que dormia menos perdeu peso de massa magra.

Isso quer dizer que a qualidade do peso perdido por cada grupo foi diferente. Enquanto um deles perdeu mais gordura anormal, o outro perdeu gordura estrutural (eu explico direitinho a diferença entre as duas neste artigo aqui, se você quiser dar uma olhada). Não é de surpreender que, quando acompanhado, o grupo que dormiu menos ganhou todo o peso de volta rapidamente.

Como se livrar da insônia

Todo mundo acaba passando uma noite em claro uma vez na vida. Mas algumas pessoas passam a ter dificuldades de dormir depois de começar a dieta HCG. Tenho algumas dicas que podem ser úteis se você passou a ter insônia depois da dieta, ou mesmo se você sempre teve e quer conseguir dormir em paz. Vamos lá?

Crie um ritual para dormir

Essa é a coisa mais simples que posso indicar. É mais fácil sentir sono quando estamos relaxados e prontos para cair na cama. Tente dormir todos os dias no mesmo horário. Quando perceber que está chegando a hora, tome um banho relaxante, prepare um copo de chá quentinho e use seu pijama favorito. Essas pequenas atitudes fazem com que você fique confortável e tranquilo(a) para uma noite de sono reparador.

Apague as luzes

Parece bobagem, não é? Mas a iluminação atrapalha muito na hora de dormir. Quando está escuro, o corpo produz um hormônio chamado melatonina. Ele causa sonolência e relaxamento, garantindo uma boa noite de sono.

Isso também serve para fontes de luz vindas de aparelhos eletrônicos. Evite usar celular ou notebook na cama, ou logo antes de dormir. Se você tem costume de dormir com abajur ou com a TV ligada, tente diminuir o brilho gradualmente. Seu corpo agradece!

Evite cafeína

A cafeína é um estimulante presente naturalmente no café e em vários tipos de chás. Os mais conhecidos que contém cafeína são chá mate, chá verde e chá preto. Se você toma algum deles logo antes de dormir, vai ser mais difícil cair no sono, já que seu corpo ficará elétrico.

Cada pessoa tem um nível de sensibilidade diferente, então não vou colocar um horário fixo aqui. Tenho uma amiga, por exemplo, que não pode tomar chá mate depois das 2 da tarde… Já outras pessoas conseguem tomar café forte às seis e dormir feito um anjinho. Então observe, no seu dia a dia, os horários em que você consome cafeína e o quanto eles afetam no momento de ir dormir.

Evite exercícios intensos antes de dormirTodos sabemos que fazer exercícios 2 a 3 vezes por semana faz parte de uma vida saudável e feliz, além de melhorar a qualidade do sono. Mas os exercícios intensos feitos logo antes de dormir costumam ter o mesmo efeito da cafeína: deixam o corpo em estado de alerta. Quando você se movimenta, aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue para os músculos. Eles se preparam para a ação, e isso pode dificultar na hora de cair no sono.

Se você gosta de fazer exercícios à tarde ou à noite, minha dica aqui é a mesma da cafeína: observe seu corpo. Se realmente não tiver tempo durante o dia, prefira uma caminhada ou um exercício de baixa intensidade a treinos muito puxados.

Todos passamos por momentos estressantes. A vida é corrida e muitas coisas nos causam ansiedade. No entanto, se você está fica ansioso(a) o tempo todo, mesmo sem motivo, algo está errado. Se você está sempre cansado(a) sem motivo e não consegue relaxar de jeito nenhum por mais de duas semanas, procure um médico. O estresse crônico é um sinal de que algo não está bem no seu corpo ou na sua mente. Ele é um dos sintomas de algumas doenças mais sérias, como depressão, e deve ser tratado.

Verifique sua dosagem de HCG

Se você está fazendo a dieta e não consegue dormir porque está com muita, mas muita fome, sua dosagem de HCG pode estar baixa. A dosagem normalmente recomendada é de 1,25 UI (unidades internacionais). No entanto, algumas pessoas têm um metabolismo diferente e precisam de uma dosagem um pouco maior. Verifique com o médico que acompanha sua dieta se este é o caso. É simples de corrigir, e a qualidade do seu descanso noturno melhora bastante.

É fácil esquecer como algo trivial como uma boa noite de sono nos faz bem, mas é importante prestar atenção. A dica principal é sempre observar seu corpo. Ele tem um jeito peculiar de “conversar” com você, mas sempre vai dar um jeito de avisar quando algo está errado. Basta prestar atenção e se cuidar.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais! E se tiver qualquer dúvida, fique à vontade para deixar seu comentário aqui. Será um prazer conhecer sua história!

Mil beijos,

LovLud

11


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

2 thoughts on “Você tem dormido bem? Como o sono afeta os resultados da sua dieta.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nós prometemos 7 receitas deliciosas e nutritivas de sucos e aqui estamos nós na 6ª receita!!! Quer ficar por dentro de todas? É só acessar #sucosdetoxbc 
6 - Detox Melão
- 1 fatia de melão
- 3 castanhas-do-pará

Bata tudo no liquidificador com 300ml de água. O melão auxilia na saúde cardiovascular e estimula o sistema imunológico, já a castanha-do-pará possui gorduras boas, além da propriedade antioxidante.
  • Você sabia que a dieta HCG não dá fome mesmo consumindo apenas 500 calorias por dia? Parece difícil de acreditar. Mas o hormônio HCG tem essa função de buscar energia das reservas de gordura do corpo. Ou seja, das nossas gordurinhas localizadas. Você emagrece rapidinho, com muita saúde e perdendo exatamente as gorduras mais difíceis! Clica no link da nossa Bio e fique por dentro!

#HCG #Dieta #BalancaCerta
  • Quer comer um pãozinho delicioso e super prático?

Pão das nuvens
Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

#receitaslowcarbbc #receitasbc
  • Todo mundo já ouviu falar em óleo de coco, ele é a modinha do momento. E, assim como você, nós sabemos que não existe nenhum produto milagroso que é bom para tudo, né?!
Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta
  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

#Branco #Alimentos #BalancaCerta
  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!