Você tem dormido bem? Como o sono afeta os resultados da sua dieta.

Tempo de leitura: 7 minutos

Como dormir bem afeta a sua dieta

Olá! Hoje irei falar sobre um assunto que parece não ter nada a ver com dieta. Mas só parece. É algo importantíssimo e faz toda diferença na sua vida e no processo de emagrecimento. Estou falando da qualidade do seu sono. Exatamente, hoje vamos falar sobre como dormir bem!

Você deve estar pensando “Ué, mas o que tem isso a ver com emagrecer? ”. E eu respondo: Tudo! A quantidade de horas dormidas e a qualidade do sono nesse período afeta drasticamente sua qualidade de vida. Já percebeu que quando você dorme mal, o dia todo parece horrível? E quando você dorme bem, acorda relaxado e energizado para enfrentar tudo que vier?

Mas não é só o seu humor e nível de energia que são afetados pelo seu sono. A maneira que seu corpo funciona também. O impacto no seu metabolismo é imenso. Não só na maneira com que você processa os alimentos, mas até quais alimentos você come e com que frequência.

Ficar acordado dá fome

Você já precisou ficar acordado(a) até tarde? Seja para terminar um trabalho, fazer uma leitura ou assistir aquela série do Netflix, você deve ter percebido que ficou faminto(a). E numa hora dessas você pega o que estiver mais fácil, seja aquela pipoca de microondas ou um pãozinho esperto.

Isso acontece porque, quando você fica acordado(a) além da conta, seu organismo consome mais energia do que havia programado. Com isso, ele produz hormônios que causam a fome. Esses hormônios também fazem com que você procure alimentos que saciem rapidamente e que sejam metabolizados rapidamente para repor essa energia.

Segundo este estudo, ficar acordado faz com que seu corpo baixe os níveis de leptina e aumente os níveis de grelina. Leptina é o hormônio que dá a sensação de saciedade. Grelina é o hormônio que faz com que seu estômago ronque e você fique passando mal de tanta fome.

Quando os níveis de grelina estão muito altos, você vai comer qualquer coisa para se livrar dessa sensação. Níveis altos de grelina fazem com que você prefira alimentos com mais açúcar e carboidrato. É aí que você acaba esquecendo da dieta e comendo um pacote inteiro de biscoitos recheados que estavam perdidos no seu armário.

Ficar acordado afeta como você emagrece

Eu encontrei mais um estudo, feito em 2010, com dois grupos de pessoas fazendo exatamente a mesma dieta. Um dos grupos dormia de 8 a 10 horas por dia, e o outro dormia de 5 a 6 no máximo. Ambos os grupos perderam quantidades similares de peso. Mas o impressionante é isto: o grupo que dormia mais perdeu peso em gordura, enquanto o grupo que dormia menos perdeu peso de massa magra.

Isso quer dizer que a qualidade do peso perdido por cada grupo foi diferente. Enquanto um deles perdeu mais gordura anormal, o outro perdeu gordura estrutural (eu explico direitinho a diferença entre as duas neste artigo aqui, se você quiser dar uma olhada). Não é de surpreender que, quando acompanhado, o grupo que dormiu menos ganhou todo o peso de volta rapidamente.

Como se livrar da insônia

Todo mundo acaba passando uma noite em claro uma vez na vida. Mas algumas pessoas passam a ter dificuldades de dormir depois de começar a dieta HCG. Tenho algumas dicas que podem ser úteis se você passou a ter insônia depois da dieta, ou mesmo se você sempre teve e quer conseguir dormir em paz. Vamos lá?

Crie um ritual para dormir

Essa é a coisa mais simples que posso indicar. É mais fácil sentir sono quando estamos relaxados e prontos para cair na cama. Tente dormir todos os dias no mesmo horário. Quando perceber que está chegando a hora, tome um banho relaxante, prepare um copo de chá quentinho e use seu pijama favorito. Essas pequenas atitudes fazem com que você fique confortável e tranquilo(a) para uma noite de sono reparador.

Apague as luzes

Parece bobagem, não é? Mas a iluminação atrapalha muito na hora de dormir. Quando está escuro, o corpo produz um hormônio chamado melatonina. Ele causa sonolência e relaxamento, garantindo uma boa noite de sono.

Isso também serve para fontes de luz vindas de aparelhos eletrônicos. Evite usar celular ou notebook na cama, ou logo antes de dormir. Se você tem costume de dormir com abajur ou com a TV ligada, tente diminuir o brilho gradualmente. Seu corpo agradece!

Evite cafeína

A cafeína é um estimulante presente naturalmente no café e em vários tipos de chás. Os mais conhecidos que contém cafeína são chá mate, chá verde e chá preto. Se você toma algum deles logo antes de dormir, vai ser mais difícil cair no sono, já que seu corpo ficará elétrico.

Cada pessoa tem um nível de sensibilidade diferente, então não vou colocar um horário fixo aqui. Tenho uma amiga, por exemplo, que não pode tomar chá mate depois das 2 da tarde… Já outras pessoas conseguem tomar café forte às seis e dormir feito um anjinho. Então observe, no seu dia a dia, os horários em que você consome cafeína e o quanto eles afetam no momento de ir dormir.

Evite exercícios intensos antes de dormirTodos sabemos que fazer exercícios 2 a 3 vezes por semana faz parte de uma vida saudável e feliz, além de melhorar a qualidade do sono. Mas os exercícios intensos feitos logo antes de dormir costumam ter o mesmo efeito da cafeína: deixam o corpo em estado de alerta. Quando você se movimenta, aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue para os músculos. Eles se preparam para a ação, e isso pode dificultar na hora de cair no sono.

Se você gosta de fazer exercícios à tarde ou à noite, minha dica aqui é a mesma da cafeína: observe seu corpo. Se realmente não tiver tempo durante o dia, prefira uma caminhada ou um exercício de baixa intensidade a treinos muito puxados.

Cuidado com o estresse

Todos passamos por momentos estressantes. A vida é corrida e muitas coisas nos causam ansiedade. No entanto, se você está fica ansioso(a) o tempo todo, mesmo sem motivo, algo está errado. Se você está sempre cansado(a) sem motivo e não consegue relaxar de jeito nenhum por mais de duas semanas, procure um médico. O estresse crônico é um sinal de que algo não está bem no seu corpo ou na sua mente. Ele é um dos sintomas de algumas doenças mais sérias, como depressão, e deve ser tratado.

Verifique sua dosagem de HCG

Se você está fazendo a dieta e não consegue dormir porque está com muita, mas muita fome, sua dosagem de HCG pode estar baixa. A dosagem normalmente recomendada é de 1,25 UI (unidades internacionais). No entanto, algumas pessoas têm um metabolismo diferente e precisam de uma dosagem um pouco maior. Verifique com o médico que acompanha sua dieta se este é o caso. É simples de corrigir, e a qualidade do seu descanso noturno melhora bastante.

É fácil esquecer como algo trivial como uma boa noite de sono nos faz bem, mas é importante prestar atenção. A dica principal é sempre observar seu corpo. Ele tem um jeito peculiar de “conversar” com você, mas sempre vai dar um jeito de avisar quando algo está errado. Basta prestar atenção e se cuidar.

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Mil beijos,

LovLud

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