Compartilhe:

 

Você já imaginou emagrecer comendo? Pois saiba que isso não é só um sonho, e pode sim se tornar realidade. Existem alimentos que ajudam a emagrecer quando consumidos, e eles se chamam alimentos termogênicos.

Os termogênicos vem cada vez mais ganhando fama quando se fala em perda de peso. Nutricionistas recomendam inclui-los na dieta, especialistas falam de sua eficácia e pessoas que já testaram compravam seu poder. Isso tudo porque eles têm a incrível capacidade de fazer o corpo queimar mais calorias e gorduras.

É claro que não se deve esperar resultados milagrosos nem emagrecer da noite para o dia somente comendo alimentos termogênicos. Porém, certamente, o processo de emagrecimento fica muito mais fácil quando eles são inclusos na dieta todos os dias.

Ficou curioso para saber que alimentos são esses e como eles agem no corpo e ajudam a emagrecer? Então continue lendo esse artigo, pois temos muitos segredos e dicas para te contar.

Alimentos termogênicos: o segredo para emagrecer

 

Os alimentos termogênicos são uma arma poderosa e com eficiência comprovada quando se fala em perda de peso. Eles podem fazer toda a diferença na sua dieta e te ajudar a queimar mais calorias sem esforço algum.

Mas por que eles são tão eficientes assim? Pode até parecer milagre, mas é pura ciência. Tudo isso acontece por um motivo bem simples: os alimentos termogênicos elevam a temperatura corporal interna. Quando isso acontece, nosso metabolismo acelera.

O metabolismo é a função do nosso corpo que transforma as calorias que consumimos em energia. E o processo de emagrecimento acontece quando gastamos mais calorias do que consumimos. Portanto, quando você aumenta seu gasto calórico através dos termogênicos, você consegue emagrecer mais rápido.

Mas afinal, quais são esses alimentos termogênicos? Como utiliza-los da melhor forma? E em quais quantidades? As opções são diversas, e iremos falar mais sobre elas a seguir.

Alimentos termogênicos: quais são?

 

Alguns alimentos termogênicos são bem fáceis de se encontrar e comuns na culinária brasileira. Talvez você até mesmo já consuma alguns deles sem saber.

Preparamos uma lista com os principais alimentos termogênicos e qual a melhor forma de usa-los e aproveitar o seu poder:

Pimenta vermelha: Ela possui uma substancia chamada capsaicina. Essa substância tem o poder de auxiliar na quebra das gorduras do organismo, ajudando a elimina-las.

Existem várias formas de se consumir a pimenta. Ela pode ser utilizada em molhos, em saladas e também inteira na preparação de pratos quentes. A quantidade recomendada é de 3 gramas por dia. E dependendo do organismo, ela pode acelerar a queima de calorias em até 20%

Gengibre: o gengibre é uma raiz muito apreciada em algumas culinárias e culturas, e também um dos mais potentes alimentos termogênicos. Ele tem um grande poder termogênico e pode elevar o gasto calórico do organismo em até 10% quando consumido. A quantidade recomendada é de duas lascas por dia, no mínimo.

Você pode adicioná-lo a molhos, chás, sucos e diversos outros pratos. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades. Esse alimento é bastante forte e não é recomendado para pessoas que tenha o organismo mais sensível.

Canela: a canela, além de proporcionar um sabor delicioso a pratos e bebidas, ainda é um potente termogênico natural. Ela pode ser encontrada tanto em sua versão em pau quanto em pó, e ambas trazem bons resultados.

É possível usá-la em bebidas quentes, como café e chá, e também na preparação de alimentos. Ela fica muito boa no tempero de carnes vermelhas. Existem ainda casos em que os próprios chás podem atuar como alimentos termogênicos. Se forem combinados com a canela, esse poder é ainda mais eficaz. Veja a seguir quais são esses chás.

O poder dos chás e da cafeína

 

Existem alguns chás que tem eficácia comprovada no emagrecimento. Eles atuam elevando a temperatura corporal interna e acelerando o metabolismo. Por isso, são muito indicados para quem faz dieta e deseja emagrecer.

Talvez você já tenha ouvido falar do famoso chá verde e do quanto ele auxilia o emagrecimento. E isso é verdade, pois ele é um dos melhores alimentos termogênicos que existem. Além disso, ele é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Por isso, é muito utilizado por orientais, principalmente como chá digestivo.

Outro chá que auxilia na perda de peso é o chá de hibisco. O hibisco tem algumas vantagens em relação ao chá verde. Uma delas é a sua versatilidade. Ele pode ser consumido tanto quente quanto gelado, sendo uma ótima opção para os dias de verão.

Além disso, seu sabor é bem mais suave e agradável. Enquanto que o chá verde é extremamente amargo, o hibisco é levemente azedo e frutado. E ainda é possível aromatiza-lo com limão e deixa-lo ainda mais saboroso.

Outra bebida excelente para acelerar o metabolismo é o café. A cafeína é um dos mais potentes alimentos termogênicos naturais. Além disso, o café puro não contém calorias significativas. Portanto, pode consumi-lo sem medo. Apenas evite-o no período noturno para não atrapalhar o sono.

Emagreça bebendo água!

 

Acredite, até mesmo a água pode te fazer emagrecer. Para isso, ela precisa estar gelada. Quando bebemos água ou qualquer outro líquido gelado com frequência, isso pode nos ajudar a perder peso. É incrível, né? A perfeita união do útil com o agradável.

Mas você sabe por que isso acontece? É o seguinte: a temperatura média do nosso corpo costuma ficar entre 36 e 37°C. Quando ingerimos algo gelado, isso faz com que a temperatura corporal caia. A partir daí, o organismo entra em uma espécie de estado de alerta e entende que precisa reverter a situação.

O que acontece então é que o corpo começa a procurar maneiras de elevar sua temperatura. Para isso, ele começa a trabalhar mais depressa, elevando assim o metabolismo. Com isso, enquanto o calor do corpo aumenta, o mesmo acontece com o gasto calórico.

Os alimentos termogênicos são uma descoberta maravilhosa para ajudar na perda de peso. Se usados diariamente e nas quantidades certas, podem facilitar muito o processo de emagrecimento.

 


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

2. O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.

3. A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção.

4. A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune.

5. A endorfina causa uma sensação de bem-estar geral.

6. Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”. 7. Então, os benefícios do amor para a saúde são muitos. O humor é consideravelmente elevado. Uma pessoa que está amando se sente mais feliz. Mas é óbvio que, neste caso, estamos falando de amor correspondido, né? 
#Amor #Beneficios #BalancaCerta
  • Segunda-feira, dia internacional de inicio de dietas.. 🏋️‍♂️ #motivaçao #segundafeira #balancacerta
  • Nesse dia em especial gostariamos de agradecer a todos os nossos seguidores, que acessam sempre nosso blog, instagram e facebook, contabilizando em um total de 100 mil pessoas por mês (VOCÊS SÃO FODAS). Agradecer também a todos os participantes do #BalancaCerta que adquiriram os nossos livros e acreditam no nosso trabalho.
E por último mais não menos importante, agradecer aos nossos parceiros que tornam tudo isso possível!

Obrigado!

#Gratidão #Cliente
  • A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada. Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia.

Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. 
#Intolerancia #Gluten #BalancaCerta
  • 1. Um aliado na perda de peso
2. Potenciador do cérebro
3. Trata as infecções das gengivas
4. Combate o cansaço
5. Aumenta as endorfinas
6. Limpa nosso paladar
7. Bom para reduzir o colesterol
8. Excelente para nossa saúde cardíaca
9. Reduz o risco de câncer
10. Combate infecções urinárias

Basta uma tacinha por dia para se beneficiar destas importantes vantagens. Vai perder esse tesouro?

#Vinho #Beneficios #BalancaCerta
  • Falar é a melhor opção!
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

#SetembroAmarelo #PelaVida #BalancaCerta
  • O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Como sabemos, a obesidade não é nada agradável, além de ser extremamente prejudicial a saúde. Porém, não significa que a pessoa obesa deve ser motivo de piada preconceituosa ou desrespeitada por causa de seu condicionamento físico.

#DiadoGordo #saude #balancacerta
  • A chamada dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. O atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no estilo homem das cavernas.

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea. Apesar de soar radical, a maior parte dos seguidores defende uma dieta paleolítica adaptada às características de cada um.

#dietapaleolitica #balancacerta #saude

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!