Compartilhe:

Você já imaginou emagrecer comendo? Pois saiba que isso não é só um sonho, e pode sim se tornar realidade. Existem alimentos que ajudam a emagrecer quando consumidos, e eles se chamam alimentos termogênicos.

Os termogênicos vem cada vez mais ganhando fama quando se fala em perda de peso. Nutricionistas recomendam inclui-los na dieta, especialistas falam de sua eficácia e pessoas que já testaram compravam seu poder. Isso tudo porque eles têm a incrível capacidade de fazer o corpo queimar mais calorias e gorduras.

É claro que não se deve esperar resultados milagrosos nem emagrecer da noite para o dia somente comendo alimentos termogênicos. Porém, certamente, o processo de emagrecimento fica muito mais fácil quando eles são inclusos na dieta todos os dias.

Ficou curioso para saber que alimentos são esses e como eles agem no corpo e ajudam a emagrecer? Então continue lendo esse artigo, pois temos muitos segredos e dicas para te contar.

Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

 Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

Os alimentos termogênicos são uma arma poderosa e com eficiência comprovada quando se fala em perda de peso. Eles podem fazer toda a diferença na sua dieta e te ajudar a queimar mais calorias sem esforço algum.

Mas por que eles são tão eficientes assim? Pode até parecer milagre, mas é pura ciência. Tudo isso acontece por um motivo bem simples: os alimentos termogênicos elevam a temperatura corporal interna. Quando isso acontece, nosso metabolismo acelera.

O metabolismo é a função do nosso corpo que transforma as calorias que consumimos em energia. E o processo de emagrecimento acontece quando gastamos mais calorias do que consumimos. Portanto, quando você aumenta seu gasto calórico através dos termogênicos, você consegue emagrecer mais rápido.

Mas afinal, quais são esses alimentos termogênicos? Como utiliza-los da melhor forma? E em quais quantidades? As opções são diversas, e iremos falar mais sobre elas a seguir.

Alimentos termogênicos: quais são?

 Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

Veja também: Receitas de bolos low carb.

Alguns alimentos termogênicos são bem fáceis de se encontrar e comuns na culinária brasileira. Talvez você até mesmo já consuma alguns deles sem saber.

Preparamos uma lista com os principais alimentos termogênicos e qual a melhor forma de usa-los e aproveitar o seu poder:

Pimenta vermelha: Ela possui uma substancia chamada capsaicina. Essa substância tem o poder de auxiliar na quebra das gorduras do organismo, ajudando a elimina-las.

Existem várias formas de se consumir a pimenta. Ela pode ser utilizada em molhos, em saladas e também inteira na preparação de pratos quentes. A quantidade recomendada é de 3 gramas por dia. E dependendo do organismo, ela pode acelerar a queima de calorias em até 20%

Gengibre: o gengibre é uma raiz muito apreciada em algumas culinárias e culturas, e também um dos mais potentes alimentos termogênicos. Ele tem um grande poder termogênico e pode elevar o gasto calórico do organismo em até 10% quando consumido. A quantidade recomendada é de duas lascas por dia, no mínimo.

Você pode adicioná-lo a molhos, chás, sucos e diversos outros pratos. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades. Esse alimento é bastante forte e não é recomendado para pessoas que tenha o organismo mais sensível.

Canela: a canela, além de proporcionar um sabor delicioso a pratos e bebidas, ainda é um potente termogênico natural. Ela pode ser encontrada tanto em sua versão em pau quanto em pó, e ambas trazem bons resultados.

É possível usá-la em bebidas quentes, como café e chá, e também na preparação de alimentos. Ela fica muito boa no tempero de carnes vermelhas. Existem ainda casos em que os próprios chás podem atuar como alimentos termogênicos. Se forem combinados com a canela, esse poder é ainda mais eficaz. Veja a seguir quais são esses chás.

Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

 Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

Existem alguns chás que tem eficácia comprovada no emagrecimento. Eles atuam elevando a temperatura corporal interna e acelerando o metabolismo. Por isso, são muito indicados para quem faz dieta e deseja emagrecer.

Talvez você já tenha ouvido falar do famoso chá verde e do quanto ele auxilia o emagrecimento. E isso é verdade, pois ele é um dos melhores alimentos termogênicos que existem. Além disso, ele é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Por isso, é muito utilizado por orientais, principalmente como chá digestivo.

Veja também: leite faz mal? Descubra aqui.

Outro chá que auxilia na perda de peso é o chá de hibisco. O hibisco tem algumas vantagens em relação ao chá verde. Uma delas é a sua versatilidade. Ele pode ser consumido tanto quente quanto gelado, sendo uma ótima opção para os dias de verão.

Além disso, seu sabor é bem mais suave e agradável. Enquanto que o chá verde é extremamente amargo, o hibisco é levemente azedo e frutado. E ainda é possível aromatiza-lo com limão e deixa-lo ainda mais saboroso.

Outra bebida excelente para acelerar o metabolismo é o café. A cafeína é um dos mais potentes alimentos termogênicos naturais. Além disso, o café puro não contém calorias significativas. Portanto, pode consumi-lo sem medo. Apenas evite-o no período noturno para não atrapalhar o sono.

Emagreça bebendo água!

 Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

Acredite, até mesmo a água pode te fazer emagrecer. Para isso, ela precisa estar gelada. Quando bebemos água ou qualquer outro líquido gelado com frequência, isso pode nos ajudar a perder peso. É incrível, né? A perfeita união do útil com o agradável.

Mas você sabe por que isso acontece? É o seguinte: a temperatura média do nosso corpo costuma ficar entre 36 e 37°C. Quando ingerimos algo gelado, isso faz com que a temperatura corporal caia. A partir daí, o organismo entra em uma espécie de estado de alerta e entende que precisa reverter a situação.

O que acontece então é que o corpo começa a procurar maneiras de elevar sua temperatura. Para isso, ele começa a trabalhar mais depressa, elevando assim o metabolismo. Com isso, enquanto o calor do corpo aumenta, o mesmo acontece com o gasto calórico. Nos siga no Instagram, Facebook e Youtube para ficar por dentro de tudo de primeira mão.

Os alimentos termogênicos são uma descoberta maravilhosa para ajudar na perda de peso. Se usados diariamente e nas quantidades certas, podem facilitar muito o processo de emagrecimento.

 Alimentos Termogênicos Para Emagrecer


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

2 thoughts on “Alimentos Termogênicos Para Emagrecer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nós prometemos 7 receitas deliciosas e nutritivas de sucos e aqui estamos nós na 6ª receita!!! Quer ficar por dentro de todas? É só acessar #sucosdetoxbc 
6 - Detox Melão
- 1 fatia de melão
- 3 castanhas-do-pará

Bata tudo no liquidificador com 300ml de água. O melão auxilia na saúde cardiovascular e estimula o sistema imunológico, já a castanha-do-pará possui gorduras boas, além da propriedade antioxidante.
  • Você sabia que a dieta HCG não dá fome mesmo consumindo apenas 500 calorias por dia? Parece difícil de acreditar. Mas o hormônio HCG tem essa função de buscar energia das reservas de gordura do corpo. Ou seja, das nossas gordurinhas localizadas. Você emagrece rapidinho, com muita saúde e perdendo exatamente as gorduras mais difíceis! Clica no link da nossa Bio e fique por dentro!

#HCG #Dieta #BalancaCerta
  • Quer comer um pãozinho delicioso e super prático?

Pão das nuvens
Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

#receitaslowcarbbc #receitasbc
  • Todo mundo já ouviu falar em óleo de coco, ele é a modinha do momento. E, assim como você, nós sabemos que não existe nenhum produto milagroso que é bom para tudo, né?!
Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta
  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

#Branco #Alimentos #BalancaCerta
  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!