Compartilhe:

Industrialização

Os alimentos industrializados possivelmente correspondem agora à grande maioria dos alimentos que você e a sua família consomem. No entanto estes alimentos não estavam presentes por aí antes da industrialização. Veja o impacto na saúde humana depois dos pacotes, latas e caixas de comida.

A indústria veio com tudo e trazendo com ela novas formas de se ver o mundo. As guerras também contribuíram fortemente para os resultados que podemos observar nos tempos atuais.

Todas estas mudanças afetaram completamente a vida humana e a alimentação mudou completamente desde estes dias. Hoje consumimos uma imensa quantidade de alimentos de origem industrializada e abandonamos quase que completamente os alimentos naturais.

No inicio tudo isso parecia ser uma completa vantagem e um grande desenvolvimento da humanidade. Mas ao analisar de forma minuciosa a qualidade destes alimentos industrializados a situação se tornou completamente oposto, podendo ser considerado agora até mesmo prejudicial para a sua saúde.

Com base no desenvolvimento humano e também nas suas mudanças abruptas de hábitos alimentares desenvolvemos este artigo para analisar as nossas condições de vida e principalmente alimentação. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o assunto.

A era da industrialização e da produção de alimentos para as massas

Industrialização

A humanidade está sempre evoluindo e criando novas formas de superar as barreiras e dificuldades naturais impostas pela vida. Isso também ocorreu com a alimentação de toda uma população que sofreu severas mudanças devido à industrialização e também as guerras.

Durante as guerras mundiais, a necessidade de levar alimentos em grandes quantidades para os seus soldados, surgiu uma nova visão da produção de alimentos.

Essa nova visão, mesmo que sem mais detalhes a cerca de todo o processo, mudou completamente o mundo em que vivemos. Antes desta revolução industrial a alimentação era mais natural e saudável.

Antes de tudo isso as famílias comiam apenas os alimentos que cozinhavam em casa mesmo e assim sabiam de fato o que estavam consumindo. Mas a necessidade de alimentar cada vez mais pessoas criou a necessidade da produção em alta escala.

Com estas necessidades aflorando por aí a indústria acabou se tornando não apenas uma nova opção, mas de fato uma verdadeira obrigação. O conceito de alimentos industrializados viria para mudar a vida humana completamente, mas para melhor ou pior?

Comidas enlatadas para os soldados

Industrialização

da comida se consolidou basicamente durante as grandes guerras. Isso porque os soldados precisavam de grandes quantidades de alimentos e não era possível fornecer alimentos naturais pelo fator de conservação.

Diante da necessidade de levar cada vez mais alimentos por grandes distâncias sem sofrem com a degradação natural. Neste momento surgiu a ideia dos enlatados e isso mudou completamente os rumos da guerra.

Com os alimentos enlatados e industrializados de forma geral, as unidades militares podiam ser alimentadas nos tempos difíceis da guerra. Assim a guerra pode continuar e obter os resultados que vemos hoje.

Mas os alimentos industrializados não ficaram apenas na guerra com os soldados. Percebeu-se que esta industrialização e produção de alimentos mais acessíveis seria o futuro do mundo.

Sob esse ponto de vista a indústria não abandonou mais o conceito de comida industrializada e a gama de produtos foi expandindo de forma assombrosa no decorrer dos anos, basicamente tomando todo o mercado mundial.

Neste dia a indústria consolidou o seu sistema de comidas prontas e também pode oferecer melhores preços e agilidade na entrega, além é claro, da durabilidade dos alimentos serem ampliadas incontáveis vezes.

Com tudo isso em mãos o mundo continuou marchando nesse sentido. Porém os resultados disso não haviam sido devidamente calculados. A qualidade nunca foi o foco da indústria nos alimentos e sim a quantidade produzida e vendida.

Então a indústria poderia agora, mudar completamente as suas próprias receitas e realmente fizeram isso. Criou-se então, um reino diante dos alimentos.

A indústria agora tem uma grande ferramenta em mãos para crescer imensamente e não medirá esforços para continuar a sua expansão. Mesmo que para isto tenha que sacrificar a saúde humana. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o assunto.

Industrialização dos alimentos e seu impacto a saúde humana

Industrialização

Sem nenhuma dúvida o resultado da industrialização foi muito satisfatório para o mundo todo. Hoje o planeta comporta muito mais habitante graças à industrialização e a sua capacidade de produção em escalas gigantescas.

Mas os resultados para a saúde humana foram completamente opostos. Com a introdução sistemática dos alimentos industrializados os alimentos naturais simplesmente perderam a sua lucratividade.

Assim, a humanidade teria acabado de conhecer o seu destino através de uma “faca de dois gumes”. Como os alimentos produzidos em escala através da indústria precisam durar muito mais para percorrem grandes distâncias.

Isso torna a necessidade de conservação fundamental para todo o ciclo de produção e vendas. É justamente neste momento que os conservantes e uma série de outros produtos começam a serem aplicados em conjunto com os alimentos produzidos.

O resultado disso é muito óbvio, mas não parecia ser naquela época ou a indústria desconsiderava completamente a saúde humana em prol do lucro. A saúde humana começou a ser afetada em diversos aspectos devido à industrialização da sua própria alimentação.

Os alimentos naturais ricos em diversos nutrientes e livres de produtos químicos se tornaram obsoletos e os industrializados dominaram completamente o mercado.

A nova geração, a que se alimentam exclusivamente destes alimentos não possui a mesma saúde que as gerações predecessoras. Isto mostra que a indústria pode trazer muitos resultados, mas que devem se analisados sistematicamente antes para não serem prejudiciais ao ser humano e ao planeta.

Degradação ambiental e das condições adequadas do planeta

Industrialização

A indústria possui uma eficiência muita alta no que faz. Se produz alimentos a quantidade é tudo. Isso cria os pontos de produção e extração, ou seja, tudo que é vendido é obtido em algum lugar.

O resultado desta extração em grande escala é a degradação de regiões inteiras que sofrem com estas influências. A saúde humana já foi prejudicada com os alimentos da industrialização, agora o meio ambiente está totalmente a mercê desta destruição.

Os impactos ambientais são imenso embora grande parte da população mundial diga que a natureza se mantém a mesma do passado. Na prática os resultados não são bem assim.

A natureza foi completamente invadida e violada para a época da industrialização se estabelecer. Os resultados não afetam apenas os seres que se alimentam destes produtos e sim todo um ecossistema que se torna vítima desta depredação sistemática.

Apenas entendendo os resultados completos da industrialização poderemos então, buscar novas formas de sobrevivência e evolução que sejam realmente satisfatórias paras as pessoas e para o mundo todo ao invés de apenas ser lucrativo para determinada empresa.

Os impactos da industrialização na sua vida e saúde

Industrialização

A saúde das pessoas já não anda mais a mesma e isso é bem óbvio. O aumento nos casos de doenças humanas é de fato alarmante. Hoje existem tantos tipos de doenças que não havia em outros tempos.

Outro problema que estamos enfrentando atualmente é a obesidade. A obesidade é o resultado de alimentos super calóricos sem nutrientes e também das altas quantidades de alimentos consumidas.

Em tempos anteriores os alimentos eram consumidos nas quantidades adequadas a manutenção do corpo e da vida. Isso porque não eram produzidos alimentos de forma excessiva.

Com a industrialização o que não faltam são os alimentos diferentes nos supermercados. Como são fáceis de encontrar e também propositalmente extremamente saborosos o resultado é o completo exagero no seu consumo.

A obesidade não é apenas um problema estético que afeta algumas pessoas. A obesidade é responsável pelo surgimento de inúmeras doenças que podem até mesmo serem fatais.

O sobrepeso afeta a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. O maior problema relacionado ao peso corporal elevado está nos países considerados industrializados que tem uma cultura completamente voltada para os alimentos da indústria.

Tudo isso tem causado um impacto incomensurável na vida humana e também nas condições do planeta Terra. A vida já não é mais a mesma e os resultados podem mudar completamente tudo aquilo que conhecemos.

Como mudar a sua vida e fugir da industrialização

Industrialização

Para mudar a sua vida para melhor e conquistar cada vez mais saúde é preciso se afastar o máximo possível dos alimentos da industrialização. Existem ainda algumas opções de alimentos orgânicos naturais de verdade.

O problema dos alimentos orgânicos é que caímos de volta nas garras da indústria. Opte sempre por pequenos agricultores para obter os seus alimentos orgânicos.

Consuma mais frutas, legumes, água e sucos naturais e evite tudo o que não veio de fato da natureza. Consumindo alimentos naturais a sua saúde agradece e o mundo também, pois ele para de sofrer com as graves agressões da indústria e seus resultados cada vez mais destrutivos.

É possível ter uma vida equilibrada mesmo ainda estando no auge da industrialização no mundo. Busque saúde através do natural e além de manter um corpo bonito você terá ainda mais disposição para viver cada momento.

A industrialização foi necessária para o desenvolvimento humano. Mas a forma como está sendo utilizada não pode apresentar resultados favoráveis aos seres humanos e ao planeta. E aí, vamos mudar isso? Se cada pessoa fizer a sua parte vamos conseguir!!!  Curta e compartilhe com os amigos e deixe também seus comentários.

Industrialização


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

1 thought on “Efeitos Da Industrialização Na Sua Alimentação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nós prometemos 7 receitas deliciosas e nutritivas de sucos e aqui estamos nós na 6ª receita!!! Quer ficar por dentro de todas? É só acessar #sucosdetoxbc 
6 - Detox Melão
- 1 fatia de melão
- 3 castanhas-do-pará

Bata tudo no liquidificador com 300ml de água. O melão auxilia na saúde cardiovascular e estimula o sistema imunológico, já a castanha-do-pará possui gorduras boas, além da propriedade antioxidante.
  • Você sabia que a dieta HCG não dá fome mesmo consumindo apenas 500 calorias por dia? Parece difícil de acreditar. Mas o hormônio HCG tem essa função de buscar energia das reservas de gordura do corpo. Ou seja, das nossas gordurinhas localizadas. Você emagrece rapidinho, com muita saúde e perdendo exatamente as gorduras mais difíceis! Clica no link da nossa Bio e fique por dentro!

#HCG #Dieta #BalancaCerta
  • Quer comer um pãozinho delicioso e super prático?

Pão das nuvens
Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

#receitaslowcarbbc #receitasbc
  • Todo mundo já ouviu falar em óleo de coco, ele é a modinha do momento. E, assim como você, nós sabemos que não existe nenhum produto milagroso que é bom para tudo, né?!
Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta
  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

#Branco #Alimentos #BalancaCerta
  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!