Compartilhe:

Industrialização
Industrialização

Os alimentos industrializados possivelmente correspondem agora à grande maioria dos alimentos que você e a sua família consomem. No entanto estes alimentos não estavam presentes por aí antes da industrialização. Veja o impacto da evolução na saúde humana.

A indústria veio com tudo e trazendo com ela novas formas de se ver o mundo. As guerras também contribuíram fortemente para os resultados que podemos observar nos tempos atuais.

Todas estas mudanças afetaram completamente a vida humana e a alimentação mudou completamente desde estes dias. Hoje consumimos uma imensa quantidade de alimentos de origem industrializada e abandonamos quase que completamente os alimentos naturais.

No inicio tudo isso parecia ser uma completa vantagem e um grande desenvolvimento da humanidade. Mas ao analisar de forma minuciosa a qualidade destes alimentos industrializados a situação se tornou completamente oposto, podendo ser considerado agora até mesmo prejudicial para a sua saúde.

Com base no desenvolvimento humano e também nas suas mudanças abruptas de hábitos alimentares desenvolvemos este artigo para analisar as nossas condições de vida e principalmente alimentação. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o assunto.

A era da industrialização e da produção de alimentos para as massas

Industrialização

A humanidade está sempre evoluindo e criando novas formas de superar as barreiras e dificuldades naturais impostas pela vida. Isso também ocorreu com a alimentação de toda uma população que sofreu severas mudanças devido à industrialização e também as guerras.

Durante as guerras mundiais, a necessidade de levar alimentos em grandes quantidades para os seus soldados, surgiu uma nova visão da produção de alimentos.

Essa nova visão, mesmo que sem mais detalhes a cerca de todo o processo, mudou completamente o mundo em que vivemos. Antes desta revolução industrial a alimentação era mais natural e saudável.

Antes de tudo isso as famílias comiam apenas os alimentos que cozinhavam em casa mesmo e assim sabiam de fato o que estavam consumindo. Mas a necessidade de alimentar cada vez mais pessoas criou a necessidade da produção em alta escala.

Com estas necessidades aflorando por aí a indústria acabou se tornando não apenas uma nova opção, mas de fato uma verdadeira obrigação. O conceito de alimentos industrializados viria para mudar a vida humana completamente, mas para melhor ou pior?

Comidas enlatadas para os soldados

Industrialização

da comida se consolidou basicamente durante as grandes guerras. Isso porque os soldados precisavam de grandes quantidades de alimentos e não era possível fornecer alimentos naturais pelo fator de conservação.

Diante da necessidade de levar cada vez mais alimentos por grandes distâncias sem sofrem com a degradação natural. Neste momento surgiu a ideia dos enlatados e isso mudou completamente os rumos da guerra.

Com os alimentos enlatados e industrializados de forma geral, as unidades militares podiam ser alimentadas nos tempos difíceis da guerra. Assim a guerra pode continuar e obter os resultados que vemos hoje.

Mas os alimentos industrializados não ficaram apenas na guerra com os soldados. Percebeu-se que esta industrialização e produção de alimentos mais acessíveis seria o futuro do mundo.

Sob esse ponto de vista a indústria não abandonou mais o conceito de comida industrializada e a gama de produtos foi expandindo de forma assombrosa no decorrer dos anos, basicamente tomando todo o mercado mundial.

Neste dia a indústria consolidou o seu sistema de comidas prontas e também pode oferecer melhores preços e agilidade na entrega, além é claro, da durabilidade dos alimentos serem ampliadas incontáveis vezes.

Com tudo isso em mãos o mundo continuou marchando nesse sentido. Porém os resultados disso não haviam sido devidamente calculados. A qualidade nunca foi o foco da indústria nos alimentos e sim a quantidade produzida e vendida.

Então a indústria poderia agora, mudar completamente as suas próprias receitas e realmente fizeram isso. Criou-se então, um reino diante dos alimentos.

A indústria agora tem uma grande ferramenta em mãos para crescer imensamente e não medirá esforços para continuar a sua expansão. Mesmo que para isto tenha que sacrificar a saúde humana. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o assunto.

Industrialização dos alimentos e seu impacto a saúde humana

Industrialização

Sem nenhuma dúvida o resultado da industrialização foi muito satisfatório para o mundo todo. Hoje o planeta comporta muito mais habitante graças à industrialização e a sua capacidade de produção em escalas gigantescas.

Mas os resultados para a saúde humana foram completamente opostos. Com a introdução sistemática dos alimentos industrializados os alimentos naturais simplesmente perderam a sua lucratividade.

Assim, a humanidade teria acabado de conhecer o seu destino através de uma “faca de dois gumes”. Como os alimentos produzidos em escala através da indústria precisam durar muito mais para percorrem grandes distâncias.

Isso torna a necessidade de conservação fundamental para todo o ciclo de produção e vendas. É justamente neste momento que os conservantes e uma série de outros produtos começam a serem aplicados em conjunto com os alimentos produzidos.

O resultado disso é muito óbvio, mas não parecia ser naquela época ou a indústria desconsiderava completamente a saúde humana em prol do lucro. A saúde humana começou a ser afetada em diversos aspectos devido à industrialização da sua própria alimentação.

Os alimentos naturais ricos em diversos nutrientes e livres de produtos químicos se tornaram obsoletos e os industrializados dominaram completamente o mercado.

A nova geração, a que se alimentam exclusivamente destes alimentos não possui a mesma saúde que as gerações predecessoras. Isto mostra que a indústria pode trazer muitos resultados, mas que devem se analisados sistematicamente antes para não serem prejudiciais ao ser humano e ao planeta.

Degradação ambiental e das condições adequadas do planeta

Industrialização

A indústria possui uma eficiência muita alta no que faz. Se produz alimentos a quantidade é tudo. Isso cria os pontos de produção e extração, ou seja, tudo que é vendido é obtido em algum lugar.

O resultado desta extração em grande escala é a degradação de regiões inteiras que sofrem com estas influências. A saúde humana já foi prejudicada com os alimentos da industrialização, agora o meio ambiente está totalmente a mercê desta destruição.

Os impactos ambientais são imenso embora grande parte da população mundial diga que a natureza se mantém a mesma do passado. Na prática os resultados não são bem assim.

A natureza foi completamente invadida e violada para a época da industrialização se estabelecer. Os resultados não afetam apenas os seres que se alimentam destes produtos e sim todo um ecossistema que se torna vítima desta depredação sistemática.

Apenas entendendo os resultados completos da industrialização poderemos então, buscar novas formas de sobrevivência e evolução que sejam realmente satisfatórias paras as pessoas e para o mundo todo ao invés de apenas ser lucrativo para determinada empresa.

Os impactos da industrialização na sua vida e saúde

Industrialização

A saúde das pessoas já não anda mais a mesma e isso é bem óbvio. O aumento nos casos de doenças humanas é de fato alarmante. Hoje existem tantos tipos de doenças que não havia em outros tempos.

Outro problema que estamos enfrentando atualmente é a obesidade. A obesidade é o resultado de alimentos super calóricos sem nutrientes e também das altas quantidades de alimentos consumidas.

Em tempos anteriores os alimentos eram consumidos nas quantidades adequadas a manutenção do corpo e da vida. Isso porque não eram produzidos alimentos de forma excessiva.

Com a industrialização o que não faltam são os alimentos diferentes nos supermercados. Como são fáceis de encontrar e também propositalmente extremamente saborosos o resultado é o completo exagero no seu consumo.

A obesidade não é apenas um problema estético que afeta algumas pessoas. A obesidade é responsável pelo surgimento de inúmeras doenças que podem até mesmo serem fatais.

O sobrepeso afeta a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. O maior problema relacionado ao peso corporal elevado está nos países considerados industrializados que tem uma cultura completamente voltada para os alimentos da indústria.

Tudo isso tem causado um impacto incomensurável na vida humana e também nas condições do planeta Terra. A vida já não é mais a mesma e os resultados podem mudar completamente tudo aquilo que conhecemos.

Como mudar a sua vida e fugir da industrialização

Industrialização

Para mudar a sua vida para melhor e conquistar cada vez mais saúde é preciso se afastar o máximo possível dos alimentos da industrialização. Existem ainda algumas opções de alimentos orgânicos naturais de verdade.

O problema dos alimentos orgânicos é que caímos de volta nas garras da indústria. Opte sempre por pequenos agricultores para obter os seus alimentos orgânicos.

Consuma mais frutas, legumes, água e sucos naturais e evite tudo o que não veio de fato da natureza. Consumindo alimentos naturais a sua saúde agradece e o mundo também, pois ele para de sofrer com as graves agressões da indústria e seus resultados cada vez mais destrutivos.

É possível ter uma vida equilibrada mesmo ainda estando no auge da industrialização no mundo. Busque saúde através do natural e além de manter um corpo bonito você terá ainda mais disposição para viver cada momento.

A industrialização foi necessária para o desenvolvimento humano. Mas a forma como está sendo utilizada não pode apresentar resultados favoráveis aos seres humanos e ao planeta. E aí, vamos mudar isso? Se cada pessoa fizer a sua parte vamos conseguir!!!  Curta e compartilhe com os amigos e deixe também seus comentários.

Industrialização


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

2. O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.

3. A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção.

4. A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune.

5. A endorfina causa uma sensação de bem-estar geral.

6. Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”. 7. Então, os benefícios do amor para a saúde são muitos. O humor é consideravelmente elevado. Uma pessoa que está amando se sente mais feliz. Mas é óbvio que, neste caso, estamos falando de amor correspondido, né? 
#Amor #Beneficios #BalancaCerta
  • Segunda-feira, dia internacional de inicio de dietas.. 🏋️‍♂️ #motivaçao #segundafeira #balancacerta
  • Nesse dia em especial gostariamos de agradecer a todos os nossos seguidores, que acessam sempre nosso blog, instagram e facebook, contabilizando em um total de 100 mil pessoas por mês (VOCÊS SÃO FODAS). Agradecer também a todos os participantes do #BalancaCerta que adquiriram os nossos livros e acreditam no nosso trabalho.
E por último mais não menos importante, agradecer aos nossos parceiros que tornam tudo isso possível!

Obrigado!

#Gratidão #Cliente
  • A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada. Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia.

Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. 
#Intolerancia #Gluten #BalancaCerta
  • 1. Um aliado na perda de peso
2. Potenciador do cérebro
3. Trata as infecções das gengivas
4. Combate o cansaço
5. Aumenta as endorfinas
6. Limpa nosso paladar
7. Bom para reduzir o colesterol
8. Excelente para nossa saúde cardíaca
9. Reduz o risco de câncer
10. Combate infecções urinárias

Basta uma tacinha por dia para se beneficiar destas importantes vantagens. Vai perder esse tesouro?

#Vinho #Beneficios #BalancaCerta
  • Falar é a melhor opção!
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

#SetembroAmarelo #PelaVida #BalancaCerta
  • O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Como sabemos, a obesidade não é nada agradável, além de ser extremamente prejudicial a saúde. Porém, não significa que a pessoa obesa deve ser motivo de piada preconceituosa ou desrespeitada por causa de seu condicionamento físico.

#DiadoGordo #saude #balancacerta
  • A chamada dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. O atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no estilo homem das cavernas.

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea. Apesar de soar radical, a maior parte dos seguidores defende uma dieta paleolítica adaptada às características de cada um.

#dietapaleolitica #balancacerta #saude

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!