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Você sabe quais as melhores fontes de gordura na low carb? Se a resposta é não, esse artigo é perfeito para desvendar o mistério para começar emagracer hoje. Vamos juntos?

O que são e para que servem as gorduras

O lipídio – mais conhecido como gordura – é um nutriente que por muito tempo foi visto como o único responsável pelos altos índices de colesterol no sangue e obesidade, porém, hoje já sabemos que o excesso de carboidratos pode ser tão prejudicial quanto as gorduras. Tudo depende do equilíbrio da sua alimentação. Esses princípios são seguidos na dieta low carb.

As gorduras devem e precisam estar presentes em uma alimentação, pois elas desempenham importantes funções no nosso organismo e são fundamentais para a sobrevivência da maioria dos seres vivos.

fontes de gordura na dieta low carb

Dentre suas funções, podemos destacar:

  • Fornecimento de energia para o corpo;
  • Transportadoras de vitaminas lipossolúveis (A, D,E e K);
  • Auxilia na manutenção da temperatura corporal como um isolante térmico, por conta do tecido adiposo subcutâneo;
  • Promove proteção dos órgãos através do tecido adiposo visceral;
  • Transportadoras de ácido graxos essenciais que atuam na produção hormonal e construção de estruturas cerebrais;
  • Produtoras de uma sensação de saciedade depois das refeições;
  • Dá sabor e textura aos alimentos;
  • Auxilia no processo de ganho de massa muscular.

Tipos de gorduras existentes

Existem diversos tipos de gordura, classificadas de acordo com sua estrutura:

  • Saturada – presente em banha, gordura das carnes, manteiga, leite e derivados;
  • Monoinsaturada – presente no azeite de oliva, óleo de canola, abacate, amendoim e castanha, açaí;
  • Poli-insaturadas – presente em peixes, óleos vegetais, oleaginosas;
  • Ômega 3 – presente na linhaça, chia, peixes e nozes;
  • Ômega 6 – presente no óleo de milho, de soja, de algodão, etc.;
  • Gordura trans – margarina, óleo vegetal hidrogenado, óleo vegetal parcialmente hidrogenada e gordura parcialmente hidrogenada.

Quais são as gorduras ruins?

Dentre todos os tipos de gorduras destacadas, existem sim as gorduras que são consideradas ruins, que você deve excluir da sua alimentação. Dentre elas podemos citar:

  • Óleos vegetais:

Durante anos, foi pensado que os óleos vegetais eram melhores do que manteiga e gorduras de origem animal. Mas, de acordo com pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, foi verificado que os óleos passam por processos industriais onde são formados diversos compostos tóxicos e eliminados diversos nutrientes, e por isso, são ruins.

Além disso, são ricos em ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 6, que se consumidos em excesso, possuem efeito inflamatório. Atualmente estudos mostram que óleos vegetais são instáveis ​​a alta temperatura e rapidamente se decompõem a um aldeído tóxico que está ligado a um elevado risco de desenvolver câncer. Óleos vegetais incluem: óleo de soja, óleo de semente de algodão, óleo de canola, óleo de cártamo, óleo de girassol e óleo de semente de uva.

fontes de gordura na dieta low carb

  • Gordura trans:

Ao contrario do óleo vegetal, a gordura trans sempre foi considerada ruim. A gordura trans surgiu quando óleos vegetais líquidos foram transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio. Com isso tornou-se uma gordura de péssima qualidade que está associada com o aumento do colesterol LDL, redução do colesterol HDL, aumento da obesidade abdominal e processo inflamatório no organismo (aumenta risco de artrite, obesidade, colites, etc.). O problema do gordura trans é que ela está presente em muitos alimentos industrializados e muitas vezes o consumidor não se dá conta.

No rótulo dos alimentos, procure o nome na lista de ingredientes como gordura vegetal hidrogenada e você vai observar que ela está presente em: margarinas, pães, biscoitos, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos, pastéis, bolos, dentre outros produtos alimentícios industrializados.

E quais são as gorduras boas?

Como dito anteriormente, existem as gorduras boas que são extremamente importantes e necessárias para o bom funcionamento do organismo e em quantidades moderadas são muito bem vindas tanto num processo de emagrecimento, quanto hipertrofia ou ganho de massa muscular. Dente elas podemos destacar:

  • Manteiga:

A manteiga é de origem animal e é composta por creme de leite batido e sal. Embora seja rica em gordura saturada é um produto natural, ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura. É rica em vitaminas lipossolúveis e possui ácido butírico que é benéfico para a flora intestinal, tem efeito protetor contra câncer e atua no aumento da saciedade.

  • Creme de leite:

O creme de leite é a gordura que foi separada do leite. Basicamente composto de gorduras e proteína, possui baixíssimo teor de lactose. A composição compreende de vitaminas B2, B12, A, E; bem como ferro, cálcio e fósforo. De modo geral, pode fazer parte da sua alimentação de forma equilibrada.

Veja também: Como aumentar o bumbum

  • Queijos:

Existem diversos tipos de queijos, quase todos podem ser consumidos. Os menos gordurosos você pode incluir na sua dieta diária e os mais gordurosos devem se consumidos eventualmente. O queijo além de fonte de gorduras de qualidade, também é fonte de proteínas.  Queijos menos gordurosos: Cottage, ricota e queijo minas frescal. Queijos mais gordurosos: Parmesão, provolone, gorgonzola, brie e muçarela.

  • Abacate:

Engana-se quem acha que o abacate é um grande vilão e deve ser eliminado da dieta. Apesar de ser uma fruta bastante calórica possui alto valor nutritivo, é rico em vitaminas como o complexo B, A, C, E, B6, potássio e magnésio. Fonte de gordura monoinsaturada que não eleva o nível de colesterol. Ou seja, é uma ótima fonte de gordura para incluir na sua alimentação, sempre mantendo o equilíbrio para aproveitar seus benefícios!

fontes de gordura na dieta low carb

Além dos alimentos citados acima, ainda são ótimas fontes de gorduras os seguintes alimentos:

  • Azeite de oliva (pode ser usado tanto frio quanto para fritar/grelhar);
  • Óleo de coco (pode ser usado para cozinhar. Não faz mal à saúde);
  • Peixe (sardinha, arenque, salmão e atum tem as maiores fontes de ômega 3);
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Nozes;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Amêndoas;
  • Açaí;
  • Gordura da carne.

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Autor(a): Ludmila Pessotti

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1 thought on “Quais As Melhores Fontes De Gordura Na Dieta Low Carb”

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Pão das nuvens
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• 3 ovos
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Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

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Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

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  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

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