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Está provado que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, por isso mesmo, deve ser caprichado.

Por ser a primeira refeição do dia é indubitavelmente a mais importante. Após um jejum noturno é essencial restabelecer a energia e os nutrientes necessários para começar um novo dia com vitalidade.

Quando acordamos os nossos níveis energéticos estão baixos, uma vez que durante o sono apenas é utilizada a energia necessária para a manutenção das funções básicas do organismo.

Tomar de forma correta o café da manhã é crucial para repor estes níveis e, desta forma, melhorar o rendimento cognitivo e concentração, tão necessários para enfrentar um novo dia.

Comer logo pela manhã, é sem dúvida um dos melhores hábitos que devemos ter. Quem não gosta de comer de manhã encontra inúmeras razões para não o fazer. Falta de tempo, falta de apetite ou preguiça, mas um pequeno-almoço saudável não precisa demorar muito tempo e, por isso, não existe razão para saltar esta refeição.

Comer logo pela manhã ajuda a produção da leptina, a hormona inibidora do apetite, mantendo a fome controlada ao longo do dia.

As pessoas que não têm por hábito comer nada de manhã têm mais hipótese de ficar com excesso de peso. Isto porque, tomar o café da manhã todos os dias ajuda a controlar o peso e a fome ao longo do dia, ao contribuir para regular os níveis de açúcar no sangue e para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável.

São vários os estudos que têm relacionado o excesso de peso e obesidade com a toma diária do café da manhã, estando o seu consumo associado a uma menor incidência deste tipo de patologias.

Se está a tentar emagrecer e adotar hábitos alimentares saudáveis, saiba que não comer de manhã pode mesmo potenciar o aumento de peso e a diminuição do músculo, uma vez que o corpo começa a utilizar a massa muscular perante as baixas reservas de energia.

Portanto, isso é essencial para quem pretende perder peso, porque quem faz esta refeição regulariza o apetite e a sociedade ao longo do dia e controla mais eficazmente o surgimento de ingestão compulsivas, conseguindo uma maior compensam hormonal.

Para um pequeno-almoço nutritivo é importante o consumo de alguns alimentos fundamentais para o nosso organismo:

  • Cereais integrais: fonte de hidratos de carbono e energia. Os integrais têm maior quantidade de vitaminas e fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino;

  • Queijos, leite e iogurtes: principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas;

  • Fruta natural: ricas em vitaminas, minerais e fibras, elas favorecem o bom funcionamento dos intestinos.

Um pequeno-almoço com lacticínios, cereais e fruta é rico em cálcio, vitaminas do complexo B, ferro e vitamina D, micronutrientes que estimulam os tais neurotransmissores que influentes do humor e do bem-estar. Ele deve, portanto, fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a repor os níveis de energia.

Se não costuma ter fome ao acordar, comece a primeira refeição do dia com um copo de água fresca com limão, a melhor forma de iniciar o dia.

Posteriormente, opte por uma peça de fruta e um lacticínio e aumente gradualmente o volume do seu pequeno-almoço, até ter o hábito incorporado na rotina diária.

Mas a ideia é, aos poucos, começar a preparar alimentos com mais substância, até ter o hábito incorporado na rotina diária. Há outra coisa que deve ter em mente: não deixe passar mais do que uma hora desde que se levanta para comer.

Irei, de seguida, apresentar-lhe um conjunto de 5 tipos de pequeno-almoço para começar bem o seu dia:

  • Pequeno-almoço energético

Salada de 75 gramas de queijo fresco com 125g de morangos e 6 avelãs

30 gramas de tostas integrais com ½ lata de atum natural

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço ligeiro

Um iogurte natural desnatado com 30 gramas

Dois rolos de 40 gramas de presunto

125 gramas de kiwi

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço para desportistas

Smoothie de 125 gramas de pêssego e morango + um iogurte natural desnatado +aveia

30 gramas de pão integral, tortilha de um ovo e meia colher de azeite

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço fácil e saudável

30 gramas de pão integral com 40 gramas de peru e meia colher de azeite

Uma maça

Café, Chá ou infusão a gosto com 100 ml de leite desnatado ou leite vegetal

  • Pequeno-almoço rápido

30 gramas de tostas integrais com meia colher de azeite

75 gramas de queijo fresco e 40 gramas de presunto

1 pêra

Café, Chá ou infusão a gosto

Para um café da manhã completo e equilibrado deve variar os alimentos que o constituem de modo a obter os nutrientes essenciais para começar o dia.

Se der mais valor a esta refeição vai elevar o seu bem-estar a um outro nível!


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Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

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  • 1. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

2. O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.

3. A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção.

4. A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune.

5. A endorfina causa uma sensação de bem-estar geral.

6. Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”. 7. Então, os benefícios do amor para a saúde são muitos. O humor é consideravelmente elevado. Uma pessoa que está amando se sente mais feliz. Mas é óbvio que, neste caso, estamos falando de amor correspondido, né? 
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  • Segunda-feira, dia internacional de inicio de dietas.. 🏋️‍♂️ #motivaçao #segundafeira #balancacerta
  • Nesse dia em especial gostariamos de agradecer a todos os nossos seguidores, que acessam sempre nosso blog, instagram e facebook, contabilizando em um total de 100 mil pessoas por mês (VOCÊS SÃO FODAS). Agradecer também a todos os participantes do #BalancaCerta que adquiriram os nossos livros e acreditam no nosso trabalho.
E por último mais não menos importante, agradecer aos nossos parceiros que tornam tudo isso possível!

Obrigado!

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  • A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada. Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia.

Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. 
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  • 1. Um aliado na perda de peso
2. Potenciador do cérebro
3. Trata as infecções das gengivas
4. Combate o cansaço
5. Aumenta as endorfinas
6. Limpa nosso paladar
7. Bom para reduzir o colesterol
8. Excelente para nossa saúde cardíaca
9. Reduz o risco de câncer
10. Combate infecções urinárias

Basta uma tacinha por dia para se beneficiar destas importantes vantagens. Vai perder esse tesouro?

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  • Falar é a melhor opção!
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

#SetembroAmarelo #PelaVida #BalancaCerta
  • O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Como sabemos, a obesidade não é nada agradável, além de ser extremamente prejudicial a saúde. Porém, não significa que a pessoa obesa deve ser motivo de piada preconceituosa ou desrespeitada por causa de seu condicionamento físico.

#DiadoGordo #saude #balancacerta
  • A chamada dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. O atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no estilo homem das cavernas.

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea. Apesar de soar radical, a maior parte dos seguidores defende uma dieta paleolítica adaptada às características de cada um.

#dietapaleolitica #balancacerta #saude

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