Como iniciar bem o seu dia

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Está provado que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, por isso mesmo, deve ser caprichado.

Por ser a primeira refeição do dia é indubitavelmente a mais importante. Após um jejum noturno é essencial restabelecer a energia e os nutrientes necessários para começar um novo dia com vitalidade.

Quando acordamos os nossos níveis energéticos estão baixos, uma vez que durante o sono apenas é utilizada a energia necessária para a manutenção das funções básicas do organismo.

Tomar de forma correta o café da manhã é crucial para repor estes níveis e, desta forma, melhorar o rendimento cognitivo e concentração, tão necessários para enfrentar um novo dia.

Comer logo pela manhã, é sem dúvida um dos melhores hábitos que devemos ter. Quem não gosta de comer de manhã encontra inúmeras razões para não o fazer. Falta de tempo, falta de apetite ou preguiça, mas um pequeno-almoço saudável não precisa demorar muito tempo e, por isso, não existe razão para saltar esta refeição.

Comer logo pela manhã ajuda a produção da leptina, a hormona inibidora do apetite, mantendo a fome controlada ao longo do dia.

As pessoas que não têm por hábito comer nada de manhã têm mais hipótese de ficar com excesso de peso. Isto porque, tomar o café da manhã todos os dias ajuda a controlar o peso e a fome ao longo do dia, ao contribuir para regular os níveis de açúcar no sangue e para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável.

São vários os estudos que têm relacionado o excesso de peso e obesidade com a toma diária do café da manhã, estando o seu consumo associado a uma menor incidência deste tipo de patologias.

Se está a tentar emagrecer e adotar hábitos alimentares saudáveis, saiba que não comer de manhã pode mesmo potenciar o aumento de peso e a diminuição do músculo, uma vez que o corpo começa a utilizar a massa muscular perante as baixas reservas de energia.

Portanto, isso é essencial para quem pretende perder peso, porque quem faz esta refeição regulariza o apetite e a sociedade ao longo do dia e controla mais eficazmente o surgimento de ingestão compulsivas, conseguindo uma maior compensam hormonal.

Para um pequeno-almoço nutritivo é importante o consumo de alguns alimentos fundamentais para o nosso organismo:

  • Cereais integrais: fonte de hidratos de carbono e energia. Os integrais têm maior quantidade de vitaminas e fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino;

  • Queijos, leite e iogurtes: principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas;

  • Fruta natural: ricas em vitaminas, minerais e fibras, elas favorecem o bom funcionamento dos intestinos.

Um pequeno-almoço com lacticínios, cereais e fruta é rico em cálcio, vitaminas do complexo B, ferro e vitamina D, micronutrientes que estimulam os tais neurotransmissores que influentes do humor e do bem-estar. Ele deve, portanto, fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a repor os níveis de energia.

Se não costuma ter fome ao acordar, comece a primeira refeição do dia com um copo de água fresca com limão, a melhor forma de iniciar o dia.

Posteriormente, opte por uma peça de fruta e um lacticínio e aumente gradualmente o volume do seu pequeno-almoço, até ter o hábito incorporado na rotina diária.

Mas a ideia é, aos poucos, começar a preparar alimentos com mais substância, até ter o hábito incorporado na rotina diária. Há outra coisa que deve ter em mente: não deixe passar mais do que uma hora desde que se levanta para comer.

Irei, de seguida, apresentar-lhe um conjunto de 5 tipos de pequeno-almoço para começar bem o seu dia:

  • Pequeno-almoço energético

Salada de 75 gramas de queijo fresco com 125g de morangos e 6 avelãs

30 gramas de tostas integrais com ½ lata de atum natural

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço ligeiro

Um iogurte natural desnatado com 30 gramas

Dois rolos de 40 gramas de presunto

125 gramas de kiwi

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço para desportistas

Smoothie de 125 gramas de pêssego e morango + um iogurte natural desnatado +aveia

30 gramas de pão integral, tortilha de um ovo e meia colher de azeite

Café, Chá ou infusão a gosto

  • Pequeno-almoço fácil e saudável

30 gramas de pão integral com 40 gramas de peru e meia colher de azeite

Uma maça

Café, Chá ou infusão a gosto com 100 ml de leite desnatado ou leite vegetal

  • Pequeno-almoço rápido

30 gramas de tostas integrais com meia colher de azeite

75 gramas de queijo fresco e 40 gramas de presunto

1 pêra

Café, Chá ou infusão a gosto

Para um café da manhã completo e equilibrado deve variar os alimentos que o constituem de modo a obter os nutrientes essenciais para começar o dia.

Se der mais valor a esta refeição vai elevar o seu bem-estar a um outro nível!

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