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O jejum intermitente ou intermittent fasting, é uma técnica de emagrecimento, onde a proposta é reduzir o valor calórico diário a ser consumido em 2 dias determinados por semana.

Para os homens, nos dias de jejum, o valor calórico diário é de até 600 calorias dia. Já para as mulheres o valor calórico é de até 500 calorias por dia. Nos demais dias da semana, pode comer normalmente.

Este foi um método criado por um médico chamado Michael Mosley, e sua defesa é de que a dieta do jejum intermitente surte muito mais efeito do que uma dieta restritiva comum, principalmente quando se trata da perda de gordura e também da resposta do organismo frente à insulina.

Neste momento, você deve estar se perguntando: “Mas qual será o segredo desta técnica”? O objetivo do jejum intermitente é fazer com que seu corpo entre em cetose, um processo de queima de gordura a partir de uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras e proteínas, a dieta low carb.

Jejum intermitente e seus protocolos

A regra geral para quem deseja se tornar adepto desta técnica de emagrecimento, é ficar em jejum por 16 até 36 horas e 8 horas se alimentando normalmente, essas horas de alimentação são conhecidas como “janela da alimentação”. A técnica conta com alguns protocolos a serem seguidos. São eles:

  1. Coma quando estiver com fome

De acordo com esta técnica, você deve aprender a reconhecer quando realmente está com fome, e se alimentar na quantidade que te faça se sentir saciada (o). A dica para adotar este protocolo e ter bons resultados é o equilíbrio nas escolhas alimentares.

Além disso, é importante dizer que este é um protocolo que não funciona para todo mundo, pois a maioria das pessoas que sofrem com a obesidade ou sobrepeso tem uma grande dificuldade para controlar a compulsão alimentar e neste caso, reconhecer quando realmente está com fome torna-se um processo difícil.

Veja também: Como tomar o controle de uma vez por todas do seu corpo – Fora Obesidade

  1. Jejum de 16 horas com janela alimentar de 8 horas

Este é o processo mais praticado entre os adeptos do jejum intermitente. De acordo com este protocolo, você deve ficar 16 horas sem se alimentar e 8 horas se alimentando normalmente, sendo liberado apenas:

  • Água;
  • Café sem açúcar;
  • Chá sem açúcar;

Já na janela alimentar, em qualquer que seja o protocolo escolhido, você deve se alimentar basicamente de:

  • Proteínas, que se encontram nas carnes magras como frango sem pele, peixes, ovos cozidos e carne vermelha sem gordura;
  • Boas fontes de gordura poli e monoinsaturada encontrada no salmão, no azeite de oliva, abacate, atuam nozes, castanha do Pará;
  • Boas fontes de carboidrato encontradas nos cereais integrais, pães e massas integrais;
  • Verduras;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Tubérculos (mandioca, batata doce, inhame).

Evite:

  • Carboidratos simples como o arroz branco, pães e massas a base de farinha branca;
  • Doces;
  • Alimentos industrializados, deixando a sua alimentação o mais natural possível.

Ainda de acordo com este protocolo, o período de jejum para mulheres é de 14 horas e a janela de alimentação deve ser de até 10 horas.

O número de refeições a fazer é definido de acordo com suas necessidades e rotina. Quer um exemplo prático de como fazer o método 16/8? Vamos lá:

Suponha que você costuma jantar às 20 horas, o período de jejum deve então ser mantido até 12:00 do dia seguinte. Neste período você só pode beber as bebidas já mencionadas aqui.

  1. Coma- Pare- Coma (Eat-Stop-Eat)

Este é um dos protocolos de jejum i considerado o mais radical. Isso porque ele pede que você fique 24 horas sem se alimentar. Por exemplo, você acorda, toma café às 8:00 da manhã, então vai se alimentar às 08:00 da manhã do dia seguinte.

No caso deste protocolo, você deve escolher 1 ou 2 dias da semana para fazê-lo e sua alimentação antes do jejum deve ser rica em fibras, para que ganhe mais saciedade.

Jejum intermitente: Quais os benefícios?

Quando esta técnica é bem aplicada, pode trazer benefícios como:

  • Melhora do poder de concentração;
  • Controle dos níveis de glicemia e insulina. O que previne problemas como a resistência à insulina e diabetes;
  • Aumento da disposição, conforme o corpo for se adaptando;
  • Acelerar o metabolismo.

Qualquer pessoa pode fazer o jejum?

A resposta e não! Esta técnica não é indicada para:

  • Mulheres grávidas, que naturalmente por estarem nesta condição, irão precisar de um maior aporte de nutrientes, e neste caso, o jejum poderá comprometer a saúde da mãe e o desenvolvimento do feto;
  • Pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, pois essas pessoas utilizam medicação contínua de uso controlado e o Jejum intermitente altera o metabolismo. Além disso, em caso de hipoglicemiantes como é necessário no tratamento do diabetes, pode levar a hipoglicemia. Por esta razão, se você se enquadra neste grupo, converse com o seu médico antes de tornar-se adepto ao método;
  • Crianças e adolescentes: Nesta fase, o ritmo de crescimento é intenso e precisa de um aporte adequado de nutrientes para atender as necessidades individuais dessas crianças e adolescentes. Sendo assim, o Jejum não seria uma técnica adequada para esta faixa etária.

E mais! A reeducação alimentar, onde você forma novos hábitos alimentares, em conjunto com o incentivo à prática da atividade física, é sempre o melhor caminho para emagrecer de forma saudável. Ao contrário do que pode acontecer ao implantar a técnica do Jejum Intermitente se incorporado ao dia-a-dia da criança ou adolescente.

Isso porque nesta fase, muitas transformações emocionais estão em jogo, e a ideia de que deve passar por períodos de jejum para emagrecer, pode gerar o conceito de que o padrão de beleza ideal é a magreza, assim como é amplamente divulgado pela mídia. Definitivamente, esta não é uma ideia saudável seja para crianças, adolescentes ou adultos.

Existe sim a possibilidade de emagrecer através de reeducação alimentar, assim como você é capaz de aprender coisas novas no decorrer da vida, como um novo idioma ou um ritmo de dança, é possível aprender ou reaprender a se alimentar da forma correta. Basta ter foco e determinação!

Atividade física X Jejum Intermitente combinam?

Durante os períodos de jejum recomenda-se não praticar o jejum, pois pode ocorrer falta de energia, levando a hipoglicemia durante o treino, principalmente no início da prática do método, pois seu organismo ainda não estará adaptado.

Sendo assim, se você pratica atividade física regular, o interessante é nunca ir ao treino em jejum.

E então gostou de conhecer sobre o Jejum Intermitente? Se você já fez umdia deste jejum nos conte como que foi aqui nos comentários e se você conhece alguém que pratica e obteve resultados positivos compartilhe conosco.

Até a próxima!

LovLud


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Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

12 thoughts on “Jejum Intermitente Funciona Mesmo?”

  1. Oi Lud! Posso fazer jejum intermitente durante o protocolo de HCG? Assim ficaria mais fácil comer só as 500 calorias. Tô pra iniciar meu primeiro protocolo e tô c essa dúvida.

        1. Cris, se for apenas essas horinhas não é considerado um jejum intermitente, mas pra vc que faz Hcg acho que é melhor que seja apenas essas horas mesmo, para não correr o risco de uma hipoglicemia de jejum, já que sua dieta já estará bem restrita.

          Bjus

  2. Oi ludmillla estou na dieta HCG na primeira semana eu perdir todos os dias 500 gramas, agora só perco 100 a 200 gramas, eu não sinto fome e não como, aí como uma maçã ovo cozido pra não ficar fraca, você acha que devo fazer uma caminhada

    1. Narhel, tudo bem? Vc está indo muito bem, e é super normal perder mais no começo e depois diminuir.
      Não é recomendado fazer nenhum tipo de atividade física durante o uso do Hcg. Outra coisa, é importante que vc não fique sem comer, tente fazer todas as refeições permitidas, é normal ficar sem fome por conta do uso do Hcg. Bjos

  3. Oi ludmillla estou na dieta na primeira semana eu perdir todos os dias 500 gramas, agora só perco 100 a 200 gramas, eu não sinto fome e não como, aí como uma maçã ovo cozido pra não ficar fraca, você acha que devo fazer uma caminhada

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  • Quer comer um pãozinho delicioso e super prático?

Pão das nuvens
Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

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  • Todo mundo já ouviu falar em óleo de coco, ele é a modinha do momento. E, assim como você, nós sabemos que não existe nenhum produto milagroso que é bom para tudo, né?!
Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta
  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

#Branco #Alimentos #BalancaCerta
  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

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