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Salvia hispania, ou mais conhecido como sementes de chia, provém de uma planta originária da Guatemala, da Colômbia e do México. O que é mais conhecido e mais comercializado é a semente moída e o óleo.

A semente de chia é riquíssima em nutrientes importantes e já é bastante consumida desde as civilizações antigas no México, sendo que se usava para “curar” pessoas com pouca resistência física e que precisavam de forças.

Conhece-se que a chia é um alimento que contém grandes quantidades de cálcio, Omega 3, potássio, magnésio e proteína.

sementes de chia

Sementes de Chia – Benefícios

Gostaria de analisar mais profundamente a questão nutricional da chia. Por isso, vamos fazer uma pequena listagem, para perceber melhor os benefícios para quem consome as sementes de chia.

  • Omega 3: A chia em sementes é a mais rica fonte de Omega 3 que até hoje são conhecidas. Seja a nível animal, como vegetal, mais do que o salmão e a linhaça.
  • Cálcio: As sementes de chia contêm 5 vezes mais cálcio do que o leite, que até então achávamos ser aonde poderíamos encontrar a maior quantidade de cálcio em um alimento.
  • Magnésio: Encontra-se mais magnésio na chia do que nas castanhas e nas nozes (aproximadamente o dobro).
  • Fósforo: Encontra-se o triplo do que se pode verificar nos espinafres.
  • Proteínas: É uma proteína bastante completa, pois contém todos os aminoácidos que o organismo necessita.
  • Fibras: Sendo que as fibras são responsáveis pela perda de peso, fazem dela uma grande aliada para a nossa dieta e ajuda também em uma digestão mais saudável. A chia contém fibras muito ricas em minerais e vitaminas, as maiores fontes vegetais conhecidas até hoje.
  • Antioxidantes: As uvas-do-monte são conhecidas como sendo a fonte que contém mais antioxidantes. Mas a chia acaba por bater esse “recorde”, pois contem 3 vezes mais.

Veja Também: Os 7 Melhores Alimentos Antioxidantes

sementes de chia

Tabela Nutricional da Chia (100 g)

  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lipídios: 31g.

Porém, a boa fama da chia conquistou todos os povos, por ser um bom alimento para quem quer emagrecer. Como tem o efeito de mucilaginoso, que significa absorver e reter a água no organismo, faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo.

Como Comprovar os Benefícios da Chia

As sementes de chia tornam os líquidos mais parecidos com “gel”, o que faz ligar com as massas. Para testar esta afirmação, coloque um pouco de chia num copo com água e você irá ver a sementes de chia aumentando com pouco tempo.

É exatamente o mesmo que ocorre quando é ingerido. Quando se junta com o suco gástrico, a chia “transforma-se” nesse tal gel. O que faz aumentar a dilatação do estômago, fazendo-nos sentir mais saciados. Isso é o que leva a perdermos a fome e leva-nos a consumir menos alimentos, para obter essa sensação.

A chia consegue absorver 12 vezes mais do que a própria quantidade em água. Além do mais, o consumo diário de chia é também benéfico, pois evita a formação de gordura mais localizada. Que é a mais difícil batalha contra o peso.

sementes de chia

Benefícios das Sementes da Chias – Estudos Comprovados

O European Journal of Clinical Nutrition confirmou isso em uma pesquisa efetuada, aonde 11 pessoas saudáveis, por 12 semanas consecutivas, consumiram sementes de chia e tiveram redução glicemia depois das refeições, não tendo picos de insulina na corrente sanguínea.

A glicose sendo libertada lentamente no nosso organismo, não deixa que a gordura se acumule e, por isso, temos melhores resultados na balança.

Este estudo concluiu também que a diminuição do apetite pode durar até 120 minutos. Isso após cada refeição, comparativamente a quem não consome chia.

Pode utilizar a chia, de maneira integral na cozinha. Pode utilizar as sementes de chia nas saladas de frutas, sucos, farofa, tortas, pães, mousses, vitaminas, risotos, etc.

sementes de chia

Outros Benefícios da Chia

Claro que não podemos deixar de falar nos outros benefícios que a chia tem, sendo eles imensos. Por exemplo:

  • Controla os diabetes e é capaz de preveni-los: Como as fibras aumentam a duração da libertação da glicose no sangue, as sementes de chia podem prevenir a diabetes do tipo 2.
  • Previne doenças cardiovasculares: Sendo o consumo das sementes regular, é possível evitar doenças, como os derrames, tensão alta e infartos (devido à presença significativa de Omega 3).
  • Controla o colesterol: A gordura que existe na chia, cerca de 77%, é composta pelo Omega 3 e Omega 6. As principais características destes óleos são diminuir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom. A chia também ajuda a baixar os triglicérides no sangue.
  • Efeito desintoxicante: Os antioxidantes são os maiores responsáveis por ajudar na desintoxicação do fígado. Além do mais, impedem a formação de radicais livrem, que vão destruindo as células e provocam o envelhecimento.
  • Fonte de cálcio: Sendo uma fonte riquíssima de cálcio, as sementes de chia são a solução para as pessoas que são intolerantes à lactose.
  • Protege o cérebro: Favorece as ligações cognitivas do cérebro. Estudos apontam que os ácidos linoleico e alfa-linolenio, presentes nas sementes, como os responsáveis pela formação das membranas celulares.
  • Embelece os cabelos e a pele: Contendo vitamina A, é um ótimo agente antioxidante, ajuda na redução de rugas e acne. Por sua vez, os cabelos, unhas e pele também necessitam da vitamina B2, para serem saudáveis e mais belos.
  • Efeito anticelulite: Visto que a celulite é um processo inflamatório do organismo e que o Ômega 3 está relacionado com a diminuição da inflamação, conseguimos interligar à redução da celulite.
  • Imunidade reforçada: Contendo selênio e zinco, minerais que ajudam o sistema imunológico, as sementes de chia são importantes para auxiliar nas defesas. Defendendo-nos das gripes, infecções e resfriados.
  • Fonte de ferro: O ferro, responsável pela formação de glóbulos vermelhos, que são os “portadores” do oxigênio pelo nosso organismo, estão presentes na sementes de chia.

Como consumir sementes de chia?

Como as sementes de chia contém calorias, é recomendado cerca de 2 colheres de sopa por dia. O excesso de chia pode causar também constipação intestinal e desconforto gástrico. Pois as sementes atrasam a saída dos alimentos do estômago.

Podemos consumir as sementes de chia cruas, em forma de gel, óleo, ou triturada, mantendo todos os nutrientes nas várias formas.

  • Gel: Para obter o gel, coloque uma colher de sopa de chia em cerca de 60 ml de água, durante 30 minutos. Depois de formar gel, deve ser consumido de imediato, para não perder propriedades. Podemos consumir o gel puro ou usá-lo para preparar mingau, sopas, sucos, bolos, batidos ou até mesmo no molho para cozinhar.
  • Semente seca: Podemos adicionar as sementes de chia aos líquidos, como, iogurtes, vitaminas e sucos. Um excelente lanche é o iogurte desnatado de 160 ml, com uma colher de sopa de sementes de chia, que tem apenas 70 calorias!
  • Óleo de chia: Podemos substituir o azeite típico, passando a usar o óleo de chia nas saladas, para regar a comida no prato. Não é aconselhado o aquecimento do óleo de chia, pois o Ômega 3 perde as suas qualidades.
  • Farinha de chia: É aconselhado usar a farinha de chia na fruta, sopa, sucos ou sopas. Substitui a farinha de trigo nas receitas de pão ou bolos. Podemos adicionar na salada também.

sementes de chia

Recomendações com as Sementes da Chia

A chia, em geral, pode solucionar muitos problemas de saúde e, além do mais, ajuda a emagrecer. Podemos continuar a comer coisas bem gostosas. Apenas adicionando a chia, iremos consumir mais em menos quantidades, pois ela sacia bastante.

Podemos também tornar as saladas mais saudáveis, optando pelo óleo de chia, em vez do tradicional azeite. O que terá os benefícios nutricionais acrescidos. Optando pela chia, em vez da farinha, também iremos melhorar bastante os nossos objetivos de emagrecer.

No entanto, não é recomendado consumir vários grãos em conjunto, por exemplo, chia com linhaça e girassol. Pois ultrapassa as doses recomendadas de vários nutrientes.

Sendo assim, uma “bomba” dessas propriedades, caso seja consumida uma dose diária maior do que a recomendada de cada uma delas, acabará tendo efeito contrário ao desejado.

Veja Também: Como Controlar a Gula por Doces

Agora que você conhece tudo sobre as sementes de chia, faça parte da corrente do bem do Balança Certa. Compartilhe com seus amigos e pessoas que você ama, assim, elas também poderão aproveitar para aprender mais sobre este alimento incrível!

Abraços e até a próxima

LovLud

 

 


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Autor(a): Ludmila Pessotti

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Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

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