Compartilhe:

A serotonina é um potente neurotransmissor responsável pelas melhores emoções que temos. No entanto, seu processo pode estar muito mais relacionado aos intestinos do que o cérebro propriamente dito. Entender este funcionamento é importante para você estabelecer de vez a sua felicidade.

Nós seres humanos temos um conjunto de emoções complexas. Todas estas emoções, na verdade, são frutos de diversas reações químicas que ocorrem no seu cérebro.

Lógico que se você conseguir controlar as substâncias químicas secretadas pelo seu próprio corpo você controlará também as suas emoções. Na maioria das vezes a serotonina é relacionada às melhores emoções.

Entretanto 95% da serotonina produzida pelo corpo não vem do cérebro e sim dos intestinos. Pode até mesmo soar estranho no começo, mas este é um fato cientificamente provado.

Este diferença de localização da produção deste poderoso neurotransmissor pode mudar a sua vida completamente. Sabendo onde as suas emoções realmente estão é possível planejar melhor sua vida, você não acha? Evitando depressões, tristezas desnecessárias e sofrimentos que a gente nem sabe de onde surgiu.

Neste artigo vamos destrinchar a opinião dos mais renomados médicos que trabalham com a serotonina como forma de controle das emoções humanas. Veja em primeira mão o resultado de todas estas comparações médicas a seguir. Então continue lendo.

O que é a serotonina

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela liberação e produção de emoções positivas no cérebro. Geralmente este neurotransmissor é secretado pelo cérebro perante alguma circunstância.

Foi comprovado cientificamente que este neurotransmissor está diretamente relacionado a diversas emoções humanas e também animais, sendo responsável por grande parte do comportamento dos seres vivos.

A liberação da serotonina pode mudar completamente uma ampla reação de agentes químicos corporais mudando completamente o seu humor. Níveis baixos de serotonina no organismo podem causar tristeza, depressão entre outros sentimentos negativos que a psique humana pode presenciar.

Sendo assim é muito importante que o corpo desenvolva a produção deste neurotransmissor de maneira adequada. Assim a sua vida pode ficar ainda mais interessante e alegre : )

No entanto não é possível controlar o cérebro de forma natural para produzir adequadamente este neurotransmissor. Mas conhecer seu funcionamento pode abrir um leque de opções para manter o nosso corpo ainda mais ativo.

A serotonina em conjunto com outros neurotransmissores pode mudar completamente a sua vida, pois controla de fato as suas emoções. Isso ocorre devido à liberação destes neurotransmissores em situações especificas.

É possível utilizar a química do nosso corpo a nosso favor, desde que se tenha um completo conhecimento de suas funcionalidades. Mas os mistérios da serotonina e da sua produção pelo corpo humano não param por aí. Então continue lendo para saber ainda mais.

Como a serotonina é produzida

Serotonina

O neurotransmissor serotonina é produzido a partir dos neurônios e são liberadas na corrente sanguínea. Após isso diversos fenômenos químicos começam a se desenvolver no corpo e no cérebro liberando diferentes emoções.

No entanto o que ocorre é que não é apenas o cérebro que possui os neurônios necessários para a produção da serotonina, então ele pode também vir de outras partes do corpo. Sobre isso falaremos em tópico específico.

Situações envolvendo também a mente são os principais eventos desencadeadores da serotonina no corpo humano. Quando ela é finalmente liberada o corpo presencia diversos efeitos químicos.

Os baixos níveis, como dissemos anteriormente, representam problemas para a nossa saúde. Sendo assim é fundamental que o corpo produza de forma adequada essa substância.

Equilibrar estes neurotransmissores então se torna uma atividade necessária e importante para a nossa vida. Para isto é fundamental entender este processo de forma completa.

Cada neurônio ao reagir de determinada forma pode produzir a serotonina de forma individual. Apenas um neurônio não pode produzir quantidades significativas deste potente neurotransmissor, mas uma reação em cadeia pode alterar totalmente a estrutura produzindo assim a serotonina.

Como os neurônios não estão apenas no cérebro outros órgãos podem ser os responsáveis pelo desencadeamento desta reação por seus motivos particulares. Então continue lendo e veja a importância de alguns órgãos para a produção do transmissor da alegria.

Os intestinos também produzem neurotransmissores

Serotonina

O funcionamento dos intestinos humanos e também de outros animais é um sistema muito complexo. Além de envolver a assimilação de nutrientes e líquidos fundamentais para o corpo, os intestinos ainda possuem seus movimentos próprios e deve manter também a pressão adequada em suas paredes.

Todo este trabalho exige ainda mais do corpo para o seu perfeito funcionamento. E como um órgão sem inteligência pode trabalhar de forma tão complexa praticamente sozinho?

Isso ocorre devido à grande quantidade de neurônios que os intestinos possuem. Fora o cérebro que mantém a maior concentração de neurônios os intestinos ficam em segundo lugar.

Como os neurônios estão diretamente relacionados à produção dos neurotransmissores os intestinos têm papel fundamental na excreção deste tipo de agente químico para a sua corrente sanguínea.

De forma simples, os intestinos também são responsáveis pelas suas emoções diariamente vividas e não apenas o seu cérebro como se acreditava em tempos anteriores.

Sabendo disso podemos mensurar a complexidade das emoções humanas e também a relação destas emoções com os alimentos ingeridos e o funcionamento intestinal de maneira completa.

Apenas assim, podemos realizar uma tentativa de controle maior do nosso próprio corpo e emoções. Quem nunca imaginou controlar completamente as suas emoções e principalmente com alimentos? Agora tudo isso é possível, pelo menos em partes. Continue lendo e desvende você mesmo os grandes mistérios do corpo humano.

O impacto da qualidade da alimentação nas suas emoções

Serotonina

Depois de todas as informações que descobrimos acima, é possível sim relacionar a alimentação com as emoções vividas. Isso porque o seu impacto é realmente direto.

Quando não temos uma boa alimentação, seja pela falta de nutrientes ou pelo consumo de alimentos sem qualidade nutricional como os alimentos industrializados. Podemos apresentar até mesmo mudanças em nossos comportamentos.

Com o consumo constante dos alimentos desvitalizados da indústria o seu corpo não pode assimilar os nutrientes mais importantes. Com essa carência pode haver diversos impactos emocionais.

Os impactos emocionais menores são as irritações repentinas, o estresse diário entre outras emoções que surgem. Quando a falta de nutrientes é maior os resultados podem ser ainda mais sérios.

É possível desenvolver uma má memória, baixa ou dificuldade de concentração, dificuldade de atenção e mudanças de humor.

Agora que sabemos que a nossa alimentação depende seriamente do funcionamento dos nossos intestinos podemos usá-la para criar situações mais proveitosas em nossas vidas.

Neste momento a mudança de hábitos alimentares pode ser a fórmula perfeita para a mudança das suas principais emoções. Existem alguns alimentos que contribuem de forma ainda mais significativa. Continue lendo e conheça os melhores alimentos para o seu intestino e também para as suas emoções.

Calibrando os intestinos para uma vida melhor

Serotonina

Ao regular o funcionamento dos seus intestinos é possível contribuir de forma positiva nas suas emoções e também nos diversos estados mentais além da própria estrutura do seu cérebro se desenvolver de maneira satisfatória.

Quando a sua alimentação é saudável o seu corpo recebe todos os nutrientes necessários para seu funcionamento bem como minerais e vitaminas. Estes nutrientes estão presentes em diversos alimentos naturais e saudáveis.

Os alimentos industrializados, por sua vez, não podem fornecer toda a nutrição necessária ao corpo e consequentemente podem surgir desequilíbrios, que em muitas das vezes podem ser prejudiciais a sua saúde.

Então elabore um novo cardápio para você e sua família. Coloque ênfase nos alimentos naturais e remova os industrializados completamente da sua vida. Assim você terá a sua disposição os nutrientes adequados para o seu intestino funcionar melhor e produzir a serotonina para alegrar a sua vida.

Através das frutas e legumes é possível encontrar todos os nutrientes para a sua vida. Utilize as frutas como lanches no decorrer do seu dia e aplica as hortaliças e legumes em suas refeições principais.

O importante aqui é realizar uma variação de alimentos no seu cardápio diário para conseguir uma absorção ainda mais completa dos diferentes nutrientes. As fibras por sua vez são essenciais para o bom funcionamento intestinal.

As fibras regulam o funcionamento do intestino evitando o acúmulo residual que causa inchaço e desconforto abdominal. Já que suas emoções estão diretamente relacionadas aos seus intestinos é fundamental dar esse alívio para si mesmo.

No próximo tópico vamos falar ainda mais sobre a importância das fibras e como utilizá-las. Então continue lendo e saiba como mudar as suas emoções através da sua alimentação.

Usando as fibras para regular o seu intestino

Serotonina

As fibras são excelentes substâncias que auxiliam no correto funcionamento do intestino. Isso porque envolvem o bolo alimentar tornando a assimilação dos nutrientes ainda mais adequadas.

Além de tudo isso as fibras regulam o funcionamento intestinal. Você passa a evacuar todos os dias e pode eliminar rapidamente todos os acúmulos residuais em seu corpo.

As fibras devem fazer parte do seu cardápio diário para oferecer todos estes benefícios para o seu corpo e mente. O ideal é começar o dia consumindo alimentos ricos em fibras, ou seja, logo no café da manhã é necessário ter uma alimentação com bastante fibra.

Utilizando a alimentação de forma correta é possível controlar ainda mais a produção de serotonina no seu corpo e com isso você também controla as suas emoções. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos e deixe também se comentário.


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nós prometemos 7 receitas deliciosas e nutritivas de sucos e aqui estamos nós na 6ª receita!!! Quer ficar por dentro de todas? É só acessar #sucosdetoxbc 
6 - Detox Melão
- 1 fatia de melão
- 3 castanhas-do-pará

Bata tudo no liquidificador com 300ml de água. O melão auxilia na saúde cardiovascular e estimula o sistema imunológico, já a castanha-do-pará possui gorduras boas, além da propriedade antioxidante.
  • Você sabia que a dieta HCG não dá fome mesmo consumindo apenas 500 calorias por dia? Parece difícil de acreditar. Mas o hormônio HCG tem essa função de buscar energia das reservas de gordura do corpo. Ou seja, das nossas gordurinhas localizadas. Você emagrece rapidinho, com muita saúde e perdendo exatamente as gorduras mais difíceis! Clica no link da nossa Bio e fique por dentro!

#HCG #Dieta #BalancaCerta
  • Quer comer um pãozinho delicioso e super prático?

Pão das nuvens
Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

#receitaslowcarbbc #receitasbc
  • Todo mundo já ouviu falar em óleo de coco, ele é a modinha do momento. E, assim como você, nós sabemos que não existe nenhum produto milagroso que é bom para tudo, né?!
Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta
  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

#Branco #Alimentos #BalancaCerta
  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

#LowCarb #Saude #BalancaCerta

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!