Compartilhe:

Serotonina
Serotonina

A serotonina é um potente neurotransmissor responsável pelas melhores emoções que temos. No entanto, seu processo pode estar muito mais relacionado aos intestinos do que o cérebro propriamente dito. Entender este funcionamento é importante para você estabelecer de vez a sua felicidade.

Nós seres humanos temos um conjunto de emoções complexas. Todas estas emoções, na verdade, são frutos de diversas reações químicas que ocorrem no seu cérebro.

Lógico que se você conseguir controlar as substâncias químicas secretadas pelo seu próprio corpo você controlará também as suas emoções. Na maioria das vezes a serotonina é relacionada às melhores emoções.

Entretanto 95% da serotonina produzida pelo corpo não vem do cérebro e sim dos intestinos. Pode até mesmo soar estranho no começo, mas este é um fato cientificamente provado.

Este diferença de localização da produção deste poderoso neurotransmissor pode mudar a sua vida completamente. Sabendo onde as suas emoções realmente estão é possível planejar melhor sua vida, você não acha? Evitando depressões, tristezas desnecessárias e sofrimentos que a gente nem sabe de onde surgiu.

Neste artigo vamos destrinchar a opinião dos mais renomados médicos que trabalham com a serotonina como forma de controle das emoções humanas. Veja em primeira mão o resultado de todas estas comparações médicas a seguir. Então continue lendo.

O que é a serotonina

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela liberação e produção de emoções positivas no cérebro. Geralmente este neurotransmissor é secretado pelo cérebro perante alguma circunstância.

Foi comprovado cientificamente que este neurotransmissor está diretamente relacionado a diversas emoções humanas e também animais, sendo responsável por grande parte do comportamento dos seres vivos.

A liberação da serotonina pode mudar completamente uma ampla reação de agentes químicos corporais mudando completamente o seu humor. Níveis baixos de serotonina no organismo podem causar tristeza, depressão entre outros sentimentos negativos que a psique humana pode presenciar.

Sendo assim é muito importante que o corpo desenvolva a produção deste neurotransmissor de maneira adequada. Assim a sua vida pode ficar ainda mais interessante e alegre : )

No entanto não é possível controlar o cérebro de forma natural para produzir adequadamente este neurotransmissor. Mas conhecer seu funcionamento pode abrir um leque de opções para manter o nosso corpo ainda mais ativo.

A serotonina em conjunto com outros neurotransmissores pode mudar completamente a sua vida, pois controla de fato as suas emoções. Isso ocorre devido à liberação destes neurotransmissores em situações especificas.

É possível utilizar a química do nosso corpo a nosso favor, desde que se tenha um completo conhecimento de suas funcionalidades. Mas os mistérios da serotonina e da sua produção pelo corpo humano não param por aí. Então continue lendo para saber ainda mais.

Como a serotonina é produzida

Serotonina

O neurotransmissor serotonina é produzido a partir dos neurônios e são liberadas na corrente sanguínea. Após isso diversos fenômenos químicos começam a se desenvolver no corpo e no cérebro liberando diferentes emoções.

No entanto o que ocorre é que não é apenas o cérebro que possui os neurônios necessários para a produção da serotonina, então ele pode também vir de outras partes do corpo. Sobre isso falaremos em tópico específico.

Situações envolvendo também a mente são os principais eventos desencadeadores da serotonina no corpo humano. Quando ela é finalmente liberada o corpo presencia diversos efeitos químicos.

Os baixos níveis, como dissemos anteriormente, representam problemas para a nossa saúde. Sendo assim é fundamental que o corpo produza de forma adequada essa substância.

Equilibrar estes neurotransmissores então se torna uma atividade necessária e importante para a nossa vida. Para isto é fundamental entender este processo de forma completa.

Cada neurônio ao reagir de determinada forma pode produzir a serotonina de forma individual. Apenas um neurônio não pode produzir quantidades significativas deste potente neurotransmissor, mas uma reação em cadeia pode alterar totalmente a estrutura produzindo assim a serotonina.

Como os neurônios não estão apenas no cérebro outros órgãos podem ser os responsáveis pelo desencadeamento desta reação por seus motivos particulares. Então continue lendo e veja a importância de alguns órgãos para a produção do transmissor da alegria.

Os intestinos também produzem neurotransmissores

Serotonina

O funcionamento dos intestinos humanos e também de outros animais é um sistema muito complexo. Além de envolver a assimilação de nutrientes e líquidos fundamentais para o corpo, os intestinos ainda possuem seus movimentos próprios e deve manter também a pressão adequada em suas paredes.

Todo este trabalho exige ainda mais do corpo para o seu perfeito funcionamento. E como um órgão sem inteligência pode trabalhar de forma tão complexa praticamente sozinho?

Isso ocorre devido à grande quantidade de neurônios que os intestinos possuem. Fora o cérebro que mantém a maior concentração de neurônios os intestinos ficam em segundo lugar.

Como os neurônios estão diretamente relacionados à produção dos neurotransmissores os intestinos têm papel fundamental na excreção deste tipo de agente químico para a sua corrente sanguínea.

De forma simples, os intestinos também são responsáveis pelas suas emoções diariamente vividas e não apenas o seu cérebro como se acreditava em tempos anteriores.

Sabendo disso podemos mensurar a complexidade das emoções humanas e também a relação destas emoções com os alimentos ingeridos e o funcionamento intestinal de maneira completa.

Apenas assim, podemos realizar uma tentativa de controle maior do nosso próprio corpo e emoções. Quem nunca imaginou controlar completamente as suas emoções e principalmente com alimentos? Agora tudo isso é possível, pelo menos em partes. Continue lendo e desvende você mesmo os grandes mistérios do corpo humano.

O impacto da qualidade da alimentação nas suas emoções

Serotonina

Depois de todas as informações que descobrimos acima, é possível sim relacionar a alimentação com as emoções vividas. Isso porque o seu impacto é realmente direto.

Quando não temos uma boa alimentação, seja pela falta de nutrientes ou pelo consumo de alimentos sem qualidade nutricional como os alimentos industrializados. Podemos apresentar até mesmo mudanças em nossos comportamentos.

Com o consumo constante dos alimentos desvitalizados da indústria o seu corpo não pode assimilar os nutrientes mais importantes. Com essa carência pode haver diversos impactos emocionais.

Os impactos emocionais menores são as irritações repentinas, o estresse diário entre outras emoções que surgem. Quando a falta de nutrientes é maior os resultados podem ser ainda mais sérios.

É possível desenvolver uma má memória, baixa ou dificuldade de concentração, dificuldade de atenção e mudanças de humor.

Agora que sabemos que a nossa alimentação depende seriamente do funcionamento dos nossos intestinos podemos usá-la para criar situações mais proveitosas em nossas vidas.

Neste momento a mudança de hábitos alimentares pode ser a fórmula perfeita para a mudança das suas principais emoções. Existem alguns alimentos que contribuem de forma ainda mais significativa. Continue lendo e conheça os melhores alimentos para o seu intestino e também para as suas emoções.

Calibrando os intestinos para uma vida melhor

Serotonina

Ao regular o funcionamento dos seus intestinos é possível contribuir de forma positiva nas suas emoções e também nos diversos estados mentais além da própria estrutura do seu cérebro se desenvolver de maneira satisfatória.

Quando a sua alimentação é saudável o seu corpo recebe todos os nutrientes necessários para seu funcionamento bem como minerais e vitaminas. Estes nutrientes estão presentes em diversos alimentos naturais e saudáveis.

Os alimentos industrializados, por sua vez, não podem fornecer toda a nutrição necessária ao corpo e consequentemente podem surgir desequilíbrios, que em muitas das vezes podem ser prejudiciais a sua saúde.

Então elabore um novo cardápio para você e sua família. Coloque ênfase nos alimentos naturais e remova os industrializados completamente da sua vida. Assim você terá a sua disposição os nutrientes adequados para o seu intestino funcionar melhor e produzir a serotonina para alegrar a sua vida.

Através das frutas e legumes é possível encontrar todos os nutrientes para a sua vida. Utilize as frutas como lanches no decorrer do seu dia e aplica as hortaliças e legumes em suas refeições principais.

O importante aqui é realizar uma variação de alimentos no seu cardápio diário para conseguir uma absorção ainda mais completa dos diferentes nutrientes. As fibras por sua vez são essenciais para o bom funcionamento intestinal.

As fibras regulam o funcionamento do intestino evitando o acúmulo residual que causa inchaço e desconforto abdominal. Já que suas emoções estão diretamente relacionadas aos seus intestinos é fundamental dar esse alívio para si mesmo.

No próximo tópico vamos falar ainda mais sobre a importância das fibras e como utilizá-las. Então continue lendo e saiba como mudar as suas emoções através da sua alimentação.

Usando as fibras para regular o seu intestino

Serotonina

As fibras são excelentes substâncias que auxiliam no correto funcionamento do intestino. Isso porque envolvem o bolo alimentar tornando a assimilação dos nutrientes ainda mais adequadas.

Além de tudo isso as fibras regulam o funcionamento intestinal. Você passa a evacuar todos os dias e pode eliminar rapidamente todos os acúmulos residuais em seu corpo.

As fibras devem fazer parte do seu cardápio diário para oferecer todos estes benefícios para o seu corpo e mente. O ideal é começar o dia consumindo alimentos ricos em fibras, ou seja, logo no café da manhã é necessário ter uma alimentação com bastante fibra.

Utilizando a alimentação de forma correta é possível controlar ainda mais a produção de serotonina no seu corpo e com isso você também controla as suas emoções. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos e deixe também se comentário.

Serotonina


Compartilhe:

Autor(a): Ludmila Pessotti

O programa Balança Certa é para homens e mulheres que tem pressa em recuperar a sua saúde e boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

2. O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.

3. A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção.

4. A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune.

5. A endorfina causa uma sensação de bem-estar geral.

6. Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”. 7. Então, os benefícios do amor para a saúde são muitos. O humor é consideravelmente elevado. Uma pessoa que está amando se sente mais feliz. Mas é óbvio que, neste caso, estamos falando de amor correspondido, né? 
#Amor #Beneficios #BalancaCerta
  • Segunda-feira, dia internacional de inicio de dietas.. 🏋️‍♂️ #motivaçao #segundafeira #balancacerta
  • Nesse dia em especial gostariamos de agradecer a todos os nossos seguidores, que acessam sempre nosso blog, instagram e facebook, contabilizando em um total de 100 mil pessoas por mês (VOCÊS SÃO FODAS). Agradecer também a todos os participantes do #BalancaCerta que adquiriram os nossos livros e acreditam no nosso trabalho.
E por último mais não menos importante, agradecer aos nossos parceiros que tornam tudo isso possível!

Obrigado!

#Gratidão #Cliente
  • A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada. Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia.

Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. 
#Intolerancia #Gluten #BalancaCerta
  • 1. Um aliado na perda de peso
2. Potenciador do cérebro
3. Trata as infecções das gengivas
4. Combate o cansaço
5. Aumenta as endorfinas
6. Limpa nosso paladar
7. Bom para reduzir o colesterol
8. Excelente para nossa saúde cardíaca
9. Reduz o risco de câncer
10. Combate infecções urinárias

Basta uma tacinha por dia para se beneficiar destas importantes vantagens. Vai perder esse tesouro?

#Vinho #Beneficios #BalancaCerta
  • Falar é a melhor opção!
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

#SetembroAmarelo #PelaVida #BalancaCerta
  • O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Como sabemos, a obesidade não é nada agradável, além de ser extremamente prejudicial a saúde. Porém, não significa que a pessoa obesa deve ser motivo de piada preconceituosa ou desrespeitada por causa de seu condicionamento físico.

#DiadoGordo #saude #balancacerta
  • A chamada dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. O atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no estilo homem das cavernas.

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea. Apesar de soar radical, a maior parte dos seguidores defende uma dieta paleolítica adaptada às características de cada um.

#dietapaleolitica #balancacerta #saude

Siga-nos no Instagram

error: Conteúdo protegido!!