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Você já sabe tudo sobre a Dieta Low Carb? A dieta lowcarb restringe o carboidrato consumido na alimentação para o limite inferior da necessidade calórica desse nutriente, no caso 40% das calorias totais ou menos de 130 g diários.

Quando pensamos em perca de peso essa é uma ótima estratégia. Além disso, a dieta lowcarb utiliza de outras estratégias que valem a pena serem revistas, além de alguns cuidados que devem ser tomados de acordo com seu objetivo.

A lowcarb, quando feita de forma saudável pode se tornar um estilo de vida. Quando bem executada, a dieta lowcarb pode oferecer muitos benefícios à saúde. Colaborando desde a perda de peso e a diminuição de acnes, até a prevenção do câncer.

Tudo Sobre A Dieta Low Carb

Resumidamente, um dos maiores motivos responsáveis pela eficácia da dieta lowcarb para a perda de peso seria a utilização de gordura como fonte de energia na forma de corpos cetônicos que substituem a glicose obtida através dos carboidratos. Esse processo leva á utilização das reservas de gordura do organismo, que agora passam a servir como energia para o nosso organismo.

Além de que, quando consumimos mais gorduras e proteínas e menos em carboidratos, a insulina deixa de sabotar seus mecanismos de saciedade, você passa a comer alimentos que dão mais saciedade. E como a lowcarb diminui o consumo de carboidratos da sua alimentação é primordial que você entenda como será o consumo das outras energias para o corpo: as gorduras e as proteínas.

Gorduras na lowcarb

É importante entender que ao iniciar uma dieta lowcarb, devemos optar por um cardápio com menos carboidratos, e automaticamente aumentar o consumo de gorduras e proteínas.

O plano alimentar lowcarb prioriza o consumo de gorduras de boa qualidade, ou seja, as minimamente processadas. Alimentos como o azeite de oliva, as oleaginosas e o abacate são gorduras consideradas mais saudáveis, tratam-se das gorduras insaturadas. Esse tipo de gordura poderia aumentar os níveis de HDL e diminuir o LDL colesterol, diminuindo risco de infartos ou aterosclerose.  O óleo de coco é um tipo de gordura saturada que está associada com a melhora do perfil lipídico e seu consumo também é recomendado.

Porém, como tudo na vida, é necessário ter bom senso na quantidade consumida. Uma exagerada ingestão de gorduras, mesmo que boas, podem ocasionar problemas gastrointestinais, como indigestão, diarreia, alterações na vesícula biliar, dentre outros. Além disso, eleva o valor calórico da dieta, o que no fim das contas pode prejudicar o emagrecimento.

Tudo Sobre A Dieta Low Carb

Proteínas na lowcarb

A proteína é de fundamental importância no plano alimentar lowcarb. Um dos motivos é seu alto poder de saciedade, ajudando assim a controlar o apetite, pois não causa um pico de insulina e ainda auxilia no esvaziamento gástrico.

Outro ponto importante sobre a ingestão das proteínas, é que ela exige muito mais energia que a quebra dos carboidratos, e como resultado, há uma aceleração do seu metabolismo.

Os alimentos fontes de boas proteínas são: ovos, queijos (principalmente os brancos), carnes em geral, aves, peixes e leite (de preferência ao leite sem lactose, pois a lactose é carboidrato).

Carboidratos na lowcarb

Um dos principais erros que se observa ao iniciar a lowcarb é confundir baixo carboidrato com a exclusão total de carboidratos da alimentação. Na verdade, a ideia é se atentar à qualidade dos alimentos fontes de carboidratos (avaliando índice e carga glicêmica) e regular a quantidade desse nutriente.

A quantidade é um fator muito importante, pois nosso corpo armazena energia em forma de gordura e de glicogênio (glicose). O glicogênio é utilizado, primeiramente, como fonte de energia. Por isso, para que nosso organismo aprenda a utilizar a gordura, não podemos oferecer excesso de carboidrato a ele com frequência.

A recomendação normal de carboidratos varia entre 45% e 60% do Valor Energético Total (VET), já a linha lowcarb, defende que este nutriente represente menos de 40% do VET. Porém recomendações diárias muito baixas (30 – 20g/dia) podem gerar complicações, principalmente intestinais se não houver alto consumo de fibras associado. Portanto deve-se ter cuidado ao excluir de forma exagerada as fontes de carboidratos da sua dieta.

Existem muitas opções de carboidratos provenientes de legumes e vegetais que possuem bastante fibras, mas pouco açúcar. Um ponto bastante interessante é que ao iniciar uma dieta lowcarb, a maioria das pessoas acabam comendo mais saladas do que antes, ou seja, automaticamente a alimentação fica mais saudável.

Veja também: Abacaxi Emagrece Mesmo?

Carboidratos que não pode faltar na dieta: saladas à base de folhas, vegetais variados. Além disso, você deve também consumir frutas de forma moderada, de preferência as vermelhas, coco e abacate.

A lowcarb proíbe o consumo de farinhas integrais, arroz e produtos diet.

Tudo Sobre A Dieta Low Carb

Alimentos liberados na Dieta Low Carb

Dentre os alimentos liberados na dieta lowcarb estão:

Todos os tipos de carnes, todos os frutos do mar, maracujá, limão, abacate, coco, acerola, morango, mirtilo, abobrinha, brócolis, tomate, cebola, pepino, berinjela, quiabo, alface, alho, brócolis, couve, couve-flor, chuchu, rúcula, alho, escarola, acelga, queijos, nata, creme de leite, iogurte natural, chia, linhaça, pasta de amendoim, castanhas, amêndoas, avelã, nozes, pistache, manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, maionese caseira, óleo de peixe entre outros.

O que não comer na lowcarb

Existem alguns alimentos que não devem fazer parte da dieta lowcarb, dentre eles estão:

  • Refrigerantes;
  • Doces com açúcar;
  • Pães com farinha de trigo;
  • Massas com farinha de trigo;
  • Arroz;
  • Batata;
  • Milho;
  • Sorvetes industrializados;
  • Iogurte adoçado;
  • Sucos;
  • Mel;
  • Alimentos ricos em gorduras trans: margarina, pipoca de micro-ondas, sopas e cremes industrializados, biscoitos industrializados, fast-foods, salgadinhos
  • Adoçantes artificiais;
  • Cerveja;

Exemplo de cardápio lowcarb

Café da manhã: Omelete feito com orégano e 2 fatias de queijo minas + morango com creme de leite.

Almoço: 2 bifes de contra filé grelhados + salada mista de alface, rúcula, brócolis e repolho temperada com limão, azeite de oliva e sal.

Lanche da tarde: Punhado de Castanha de Caju + 200ml de suco de maracujá

Jantar: 2 pedaços de frango grelhados + berinjela refogada + salada de pepino, couve e agrião.

Ceia: ¼ Abacate com cacau em pó.

Muito legal né? Para melhorar a eficácia dessa dieta, você pode contar com um passo-a-passo que a Equipe do Balança Certa desenvolveu juntamente com a Nutricionista Bruna Bosco, para te auxiliar e garantir que você tire o maior proveito e o máximo de Resultado, sem precisar passar dias na internet pesquisando como fazer.

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Autor(a): Ludmila Pessotti

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Ingredientes
• 3 ovos
• 60 gramas de queijo cottage ou cream cheese
• ¼ colher (café) de bicabornato de sódio de fermento

Modo de preparo
O primeiro passo é separar as gemas das claras. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas, juntamente com o queijo (o queijo não pode estar gelado). Bata esta mistura até a massa ficar bem lisa. Em outro recipiente, bata as claras em neve junto com o bicabornato ou fermento. 
Com o auxílio de uma colher, vá misturando devagar a massa às gemas já batidas. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga ou alumínio. Faça porções com a massa em forma de círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150 graus por 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados.

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Mas o óleo de coco tem algumas propriedades para a beleza que são super úteis!
Vamos trazer algumas dicas nas próximas semanas e queremos saber para o que você utiliza esse óleo maravilhoso! 
Conta pra gente nos comentários! #oleodecocobc
  • Muita gente ouve falar sobre a dieta lowcarb, mas pensa "Será que eu posso? Não vai me fazer mal?".
Em geral, a dieta lowcarb não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou se tem diabetes não deve segui-la sem antes conversar com o seu médico, pois ela pode colocar a sua saúde em risco. 
Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar uma avaliação.
Do mais, a dieta pode ser feita sem medo!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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  • Todo mundo sabe que uma alimentação colorida é muito mais saudável. Mas você sabe o motivo?
Cada cor dos alimentos é rico em alguns nutrientes específicos e toda semana estamos trazendo quais são para você. 
Você já viu os posts das últimas semanas com os benefícios de cada cor dos alimentos? Siga nosso perfil para receber muito mais dicas!

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplo: Banana, couve-flor, feijão branco, leite.

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  • Falando sobre generosidade, lembro sempre de Steve Wynn, o americano dono de um hotel cassino em Las Vegas.
Steve decidiu vender uma pintura que tinha, um lindo quadro de Picasso, por US$ 139 milhões, o preço mais alto já pago por uma obra de arte até então.
No final de semana que aconteceria a venda do quadro, ele recebeu alguns jornalistas em seu escritório para mostrar a pintura. Ele conduziu os jornalistas e começou a contar a história de como adquiriu o quadro. Enquanto falava, ele estava de costas para o quadro.
Steve sofre de uma doença ocular, que afeta sua visão periférica e, algumas vezes interfere na sua interação com objetos próximos e, sem perceber, ele se apoiou na parede enquanto falava. Nesse momento seu cotovelo direito atingiu o quadro e perfurou a imagem. Steve virou-se, colocou seu dedo mindinho no buraco e observou sem acreditar no que tinha acabado de fazer.
Então ele disse a seus convidados: "Bom, estou feliz por eu ter feito isso e não vocês".
Esta é uma das coisas mais impressionantes e gentis que já ouvi. Esse comentário me ensinou muita coisa sobre generosidade que uso até hoje.
Em vez de praguejar ou ficar com raiva, ele simplesmente disse: "Estou feliz por eu ter feito isso e não vocês". Em outras palavras, melhor ele porque pelo menos ele poderia pagar pela restauração.
Quando penso em uma vida verdadeiramente rica, não penso apenas em usar um terno bonito ou ter um apartamento legal. Penso em ser generoso com meu tempo e dinheiro. Na verdade, às vezes, uma simples palavra pode ajudar muito mais do que um cheque de R$ 10 mil.
É curioso perceber que quanto mais generosa comecei a ser, mais bem-sucedida me tornei.
Pense sobre como você pode ser generoso. Isso não precisa ser caro, faz bem e vai te levar a um outro nível.
#balancacerta #mudesuamente
  • Você sabia que a dieta Lowcarb além de auxiliar no processo de emagrecimento, também auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças? Sim, ela auxilia a previnir Síndrome de ovário policístico, Diabetes gestacional, Refluxo gastroesofágico, Doenças articulares, Fertilidade, Acne, Função respiratória, No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides, Controle da pressão arterial, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba mais!

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