Agrotóxicos No Brasil: Conheça os riscos 

Se você assim como eu, se preocupa com os alimentos que coloca na mesa para sua família, está no lugar certo! Aqui você vai saber mais sobre os agrotóxicos no Brasil, para assim poder fazer as escolhas certas, garantindo saúde e qualidade de vida para você e seus familiares. Confira!

O Que é Agrotóxico – Significado

Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para acabar com insetos, doenças, ou ervas daninhas que causam estragos às plantações. Os agrotóxicos no Brasil também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, sem alterar o seu significado.

Agrotóxicos Nos Alimentos 

O uso de produtos químicos na agricultura é uma prática muito comum em vários países do mundo, com o objetivo de evitar o crescimento de pragas que danifiquem a plantação. O grande problema dos agrotóxicos no Brasil está no excesso em que estes produtos são utilizados, acarretando males à saúde. Na maioria das vezes, os males gerados pelos agrotóxicos não são sentidos de imediato, mas a médio e longo prazo com o desenvolvimento de doenças como o câncer, além de:

  • Problemas estomacais;
  • Problemas respiratórios;
  • Doenças do fígado;
  • Paralisias;
  • Problemas do sistema nervoso e outros que variam de pessoa para pessoa, dependendo do grau de exposição aos produtos químicos.

Todos nós, todos mesmo, somos expostos aos agrotóxicos no Brasil em maior ou menor grau, através do consumo direto dos produtos ou mesmo em condições de trabalho, como é o caso dos trabalhadores rurais. Na maioria das vezes, os sintomas mediante esta exposição direta, são confundidos com outros e os casos por intoxicação a agrotóxicos acabam passando despercebidos nas estatísticas  : (

Alguns dos sintomas característicos de intoxicação por estes produtos químicos são:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Falta de ar;
  • Vômitos;
  • Convulsões;

Nós que não estamos trabalhando na “roça” somos expostos de forma diferente a esses agrotóxicos, e muitas vezes de forma pior, pois comemos esses alimentos. Você sabia que um produtor de tomates por exemplo tem sua própria plantação de tomates? Eles nunca come o que vendem. Triste realidade. E assim vamos devorando veneno no decorrer da vida, através de alimentos que deveriam nos nutrir.

agrotoxicos no brasil

Agrotóxicos No Brasil

Para você ter uma ideia, a média de uma pessoa que mora no Brasil é por ano, de ingerir 5,6 litros de veneno por ano ou seja, em 10 anos você já tomou 56 litros de veneno na alimentação “saudável”. Essa é uma das tantas outras realidades que acontece no Brasil advindas da corrupção. Sim a corrupção afeta até nossa alimentação, pois as leis no Brasil são feitas para beneficiar empresas que são liberadas a praticar o maior nível de veneno de todo o planeta. Você entendeu né? Consumimos mais veneno na comida do que todo o resto do mundo  : (

E isso não acaba por ai, os produtos que compramos nas prateleiras dos supermercados não precisam ser sinalizados que sofreram alterações genéticas. Ou seja, comemos alimentos transgênicos sem ter o direito de saber, pois leis foram criadas que tiraram a obrigatoriedade de colocarem isso nos rótulos. (falo disso especificamente em outro artigo).

Agrotóxicos No Brasil E O Meio Ambiente

Você já imaginou em algum momento da sua vida, que uma grande indústria de remédios pudesse se unir com uma grande empresa de agrotóxicos com o único objetivo de juntas, se tornarem uma potência econômica, lucrando à custa da sua doença? Saiba que esta negociação existiu entre uma grande indústria de remédios alemã (Bayer) e uma grande indústria norte-americana (Monsanto) em 2016.

Juntas, essas empresas dominam mais de um quarto do mercado mundial de sementes e pesticidas. De que forma isso impacta na sua vida? A resposta é: Muito! Isso porque a aquisição da Monsanto significa que haverá mais transgênicos e mais herbicidas nos campos, e no meio ambiente em que você vive. O que significa que terá mais produtos contaminando a sua saúde, assim como mais alimentos geneticamente modificados, que de benefícios para sua saúde não tem nada! O uso dos transgênicos oferece grande vantagem para os produtores agrícolas, que só visam o lucro!

E mais! Essa fusão entre empresas pode significar o interesse da indústria de remédios, em criar uma população cada vez mais doente, ou seja, intoxicada por agrotóxicos e, portanto dependente de remédios, gerando um lucro inesgotável para eles. Lucro vitalício aos empresários do “capiroto”.

O que fazer então para se ver livre?

Infelizmente, mesmo tomando todos os cuidados necessários, não estamos 100% imunes dos efeitos nocivos dos agrotóxicos. Mas não é por isso que devemos entregar a nossa saúde e a saúde da nossa família aos riscos destes produtos. Pensando assim, podemos nos proteger da ação destes produtos químicos, investindo na aquisição de alimentos orgânicos.

Os produtos orgânicos são aqueles que não recebem a adição de agrotóxicos tornando-os mais saudáveis, apesar de infelizmente não terem preços acessíveis a todos. Estes alimentos também são livres de:

  • Drogas veterinárias;
  • Hormônios;
  • Antibióticos;
  • Organismos geneticamente modificados.

Por terem uma produção que prioriza a preservação da saúde das pessoas, assim como do meio ambiente, estes alimentos agregam um valor nutricional e livre de qualquer contaminante que coloque em risco a saúde do consumidor e do agricultor.

Além da escolha de alimentos orgânicos, é importante ter higiene em relação a todos os alimentos a serem consumidos (verduras, legumes e frutas). Para isso, vou te dar duas alternativas:

  • De acordo com a determinação da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), você deve usar 1 colher de sopa de hipoclorito ou água sanitária para cada litro de água filtrada. Deixe o alimento de molho nesta solução e após 15 minutos, enxague-os bem em água corrente. Outro cuidado é sempre lavar os alimentos e retirá-las na hora do consumo, ou ainda cozinhar o alimento e depois desprezar a água do cozimento.
  • Uma outra alternativa, que é a que eu faço aqui em casa foi ensinada pelo Dr. Lair Ribeiro que disse que podemos transformar alimentos tóxicos em orgânicos dentro de casa, fazendo a solução a seguir:

– 1 litro de água para cada 10 ml de lugol (a água fica alaranjada mesmo).

– Deixe os alimentos mergulhados na solução, tampe e jogue uma toalha por cima deixando o recipiente completamente escuro (sem entrar luz).

– Depois de 1 hora na solução, lavar bem e ploft, temos alimentos orgânicos sem pagar uma fortuna (e ainda não ter certeza se é orgânico mesmo ou não rsrsr)

Gostou né? Tem mais! Você pode se proteger contra ação destes produtos químicos, mantendo a saúde intestinal, através de um maior consumo de fibras, que irá permitir a liberação de toxinas no organismo, assim como incluir os alimentos ricos em probióticos, para manter as bactérias do bem no intestino.

Quando se pensa em probióticos, os iogurtes industrializados e os leites fermentados comprados no mercado, não são a melhor opção, pois eles levam em sua composição, muitos conservantes, corantes, além de açúcares e adoçantes artificiais, o que te faz cair na mesma armadilha né? Por isso, se quer se ver livre dos efeitos dos produtos químicos de uma maneira natural, as melhores opções estão em alimentos como:

  • Kefir (leite fermentado naturalmente);
  • Molho shoyo (consuma com moderação, devido à quantidade de sódio);
  • Missô;

Dica: Estes produtos podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Para você que também quer conciliar saúde com praticidade, pode optar pelas cápsulas de probióticos. O segredo é fazer dos alimentos funcionais a sua medicação natural contra os agrotóxicos, melhorando assim a sua qualidade de vida.

Além disso, dê preferência ao consumo de temperos naturais, como o alho, cebola, azeite de oliva extra virgem e ervas aromáticas. Para você, que não costuma beber muita água diariamente, é hora de rever os seus conceitos, se quiser ter uma maior qualidade de vida. Isso porque a água irá ajudar no processo de desintoxicação do seu organismo, e no equilíbrio do seu corpo como um todo.

E então? Você gostou de aprender mais sobre o uso dos agrotóxicos nos alimentos e de aprender a encontrar alternativas para se livrar de seus efeitos? Então compartilhe esse post com seus familiares e amigos. Você pode fazer parte da nossa corrente do bem e ajudar a salvar vidas.

Compartilhe suas experiências com a #balancacerta e nos siga no Instagram, Facebook e YouTube. É um prazer ter você com a gente!!!

LovLud  :  )

 

Agrotóxicos No Brasil: Conheça os riscos para a saúde
5 (100%) 1 vote

Um comentário para "Agrotóxicos No Brasil: Conheça os riscos para a saúde"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat