Quem tem filho ou convive com crianças, sabe que pode ser um verdadeiro desafio fazer com que eles aceitem bem a presença de frutas, verduras e vegetais na hora do almoço ou do lanche.
Como todos nós sabemos, uma alimentação balanceada deve ser garantida durante toda a vida, pois auxilia no crescimento e na prevenção de doenças futuras e por isso mesmo deve acontecer desde os primeiros anos de vida.
Se você quer descobrir dicas de como fazer seu filho gostar mais de frutas, verduras e vegetais, vale a pena continuar a leitura desse artigo!

Método BLW

alimentação para crianças
Já ouviu falar no método BLW? Ele costuma ser indicado para crianças a partir de 6 meses e tem por objetivo substituir a papinha.
Nesse método, ao invés de triturar todos os legumes e vegetais no processador de alimentos, você cozinha os alimentos e entrega à criança separadamente. Ela mesma segura com as mãos e leva na boca, auxiliando até mesmo na coordenação motora.
dieta_hcg
A ideia é que a criança aprenda desde cedo quais os vegetais gosta mais e saiba diferenciar o gosto deles, de forma que a alimentação saudável se torne um hábito.

Comece desde cedo

alimentação para crianças
Mesmo que não se opte pelo método acima, o importante é que desde pequeno você acostume seu filho a comer alimentos saudáveis. Nem sempre ele vai aceitar bem, mas você deve persistir.

Mantenha-se firme: Não caia no jogo de choro e lágrimas!

alimentação para crianças
As crianças podem chorar apenas para se livrar de comer brócolis na hora do almoço, então se mantenha firme. Não caia no jogo de choro e lágrimas, porque afinal de contas você só quer garantir uma alimentação nutritiva que vai fazer toda a diferença na vida do pequeno.

Dê o exemplo. Busque uma alimentação saudável para toda sua família!

alimentação para crianças
Outra dica de como fazer seu gostar mais de frutas, verduras e vegetais é dar exemplo. Os pais costumam influenciar muito os filhos no modo de vida e valores, o mesmo se aplicando para a alimentação.
Se seu filho não vê você comendo os alimentos que são colocados no prato dele, mas um motivo para que ele recuse e não entenda o porquê dele ter que comer, já que seus próprios pais não comem.

Garanta variedade!

alimentação para crianças
Não deixe seu filho cair na rotina de sempre comer os mesmos vegetais e verduras. Talvez ele não goste de brócolis e beterraba, mas pode se apaixonar por berinjela e abobrinha!

Possibilidades não vão faltar!

alimentação para crianças
O mesmo alimento pode ser servido de várias formas. Vá testando! Beterraba cozida, ralada, na sopa ou no meio da carne. Possibilidades não faltam!

Converse e explique

alimentação para crianças
Cada dia que passa as crianças estão ficando mais inteligentes. Converse com o seu filho, explique na linguagem dele os benefícios de se alimentar bem. Depois de um tempo, é provável que eles terminem aceitando.
No começo, talvez eles vão comer apenas para se livrar do discurso, mas quem sabe depois eles consigam realmente gostar do sabor. A verdade é que tudo se trata de hábito! Como já dito, quanto mais cedo aprenderem, melhor!
Com essas dicas de como fazer seu gostar mais de frutas; verduras e vegetais, o momento de almoço em família poderá ser muito mais prazeroso!
Veja também:
10 fatos sobre intolerância e alergia alimentar
O Segredo da Longevidade

Author

Ludmilla Pessotti é CEO e idealizadora do Balança Certa. Com faculdade de Administração, Marketing e Moda. Fez também diversos cursos de coaching, alta performance, desenvolvimento pessoal, entre outros, onde conseguiu conectar as melhores áreas para criar um site colaborativo criado para levar vida saudável a toda a população.