A alimentação vegana é um estilo de vida que está se tornando uma tendência. Vários famosos adotam essa dieta, que excluir todos os produtos de origem animal, como carne, ovos, produtos derivados do leite e até o mel.

A dieta vegana também é uma grande aliada na perda de peso e melhora da saúde em geral. Começar uma alimentação vegana é ideal para quem deseja refeições ricas em vegetais, frutas legumes e cereais integrais.

Mas para começar uma alimentação vegana correta, é preciso um bom planejamento para garantir que você não perca nutrientes essenciais ou acabe comendo apenas alimentos veganos processados.

Por isso, preparamos uma lista com dicas simples para começar uma dieta vegana, de forma fácil e saudável. Vamos lá?

1- Mude seu pensamento ao adotar a alimentação vegana

Antes de começar uma dieta vegana, é importante mudar seu pensamento sobre alimentação e a relação com animais.

Os veganos excluem qualquer tipo de alimentos de origem animal. Eles também evitam o uso de produtos que podem incluir insumos de animais em sua produção. Então, ao começar um estilo de vida vegano, tome cuidado com aquilo que come e usa!

2- Faça dos legumes as estrelas principais de suas refeições

Para começar a alimentação vegana com o pé direito, as suas refeições precisam estar cheias de legumes e vegetais. Vegetais cheios de vitaminas, como A e K, e minerais, como potássio, mantém suas calorias sob controle e por serem ricos em fibras, a ajudam a se sentir mais satisfeita.

3- Coma uma grande variedade de alimentos

Para garantir que você estará recebendo todos os nutrientes necessários em uma dieta vegana, é importante comer além de legumes e vegetais. Grãos integrais, como arroz integral ou quinoa podem ser uma ótima inclusão na alimentação vegana.

Por exemplo: você pode obter proteína e fibra de feijões. Os tomates vermelhos têm licopeno saudável para o coração, os mirtilos azuis têm antocianinas que estimulam o cérebro e as batatas doces têm muita vitamina A.

4- Troque grãos refinados pelos integrais

Na dieta vegana, é importante não consumir grãos refinados, como macarrão branco e pão branco. A troca destes pelos integrais irá adicionar uma grande carga de ferro e vitaminas do complexo B, que ajudam na satisfação e na perda de peso.

5- Saiba que nem todos produtos veganos são saudáveis

Biscoitos veganos não são necessariamente melhores do que outros biscoitos comuns. Alguns produtos com rotulo vegano podem enganar, já que geralmente contém óleos saturados.

Escolha sempre alimentos integrais e naturais. Apesar da grande variedade de doces e outros lanchinhos veganos, isso não significa que eles são a melhor opção. Na internet, existem várias receitas veganas para você fazer, inclusive de doces.

6- Mantenha uma atitude positiva!

Pense em todos os alimentos novos e deliciosos que existem para experimentar, em vez de pensar sobre os alimentos que você está desistindo.

Você pode se surpreender com quantas opções realmente existem. Algumas de suas comidas favoritas são provavelmente veganas para começar e há vários pratos adequados para veganos. Não se preocupe com as mudanças que você está fazendo, fique animada com elas.

Por ser um novo estilo de vida, a alimentação vegana pode ser um desafio no início, mas tome esse tempo de adaptação como aprendizado. Aprenda com seus erros e siga em frente!

Quer ver como a alimentação vegana pode ser deliciosa?

Para o lanche que tal uma torrada integral com guacamole

E almoçar marracão, vegetais, frutas e verduras fresquenhas?

Tapioca com vegetais na manteiga, humm…

Tortinha de pistache com chocolate para alegrar sua noite

Empadinhas salgadinhas de legumes

Rodelas douradas de abobrinha orgânica para a ceia

Ou mousse de chocolate com morango para todas as ocasiões?

Hambúrguer? De soja pode!

Viu como pode ser uma delícia adotar este estilo de vida? A regra é: seja você mesma. Se ama comer carne coma, se quiser ser vegetariana, seja. Mas não vamos brigar umas com as outras por isso. O que importa é ser feliz e pronto!

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Alimentação Vegana: Como Iniciar Esse Estilo de Vida
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