Qual mulher nunca olhou para o espelho querendo aniquilar com as incômodas celulites? Eu acredito que todas, afinal nosso corpo retêm muitas toxinas. Mas o que não vemos é que até elas surgirem na nossa vista, o corpo já está internamente sofrendo todos os malefícios da intoxicação. E apesar do processo inflamatório ser uma coisa normal em nosso organismo é muito desagradável aos olhos. Esse processo de inflamação nada mais é do que o corpo tentando se defender, criando anticorpos contra agressores. Mas e quando algo sai do controle natural do organismo? Nestas horas entram em cena os alimentos anti-inflamatórios. Conheça aqui quais são os melhores alimentos anti-inflamatórios.

Os 8 melhores alimentos anti-inflamatórios

Os principais benefícios dos alimentos anti-inflamatórios são:

  • Facilitar a perda de peso, por ajudar a melhorar o funcionamento intestinal e de todo o organismo;
  • Combater as desagradáveis celulites, já que estas são um processo inflamatório das células de gordura;
  • Combater as doenças de origem inflamatória como a artrite e até mesmo as doenças do coração, de forma natural sem efeitos colaterais.

Entre os melhores alimentos anti-inflamatórios estão:

  1. Peixes gordos

Uma alimentação equilibrada deve fazer parte da rotina de todas as pessoas que buscam por uma maior expectativa de vida, e a inclusão dos peixes no cardápio é uma ótima opção para carregar a sua alimentação com muitos nutrientes e também para reduzir o processo inflamatório do organismo. Isso se deve principalmente à quantidade de ácidos graxos como o Ômega 3, que peixes como salmão, atum, sardinha e cavala possuem.

Os benefícios do consumo de peixes pelo menos duas vezes na semana, já foram comprovados através de estudos. Sim! Em um estudo desenvolvido no Havaí, as pessoas que incluíram na dieta 23% a menos de chances de desenvolverem doenças cardíacas, em relação ao grupo que não consumiu.

Alimentos Anti-inflamatórios

  1. Grãos integrais

Ter uma alimentação rica em fibras, além de ajudar a melhorar o intestino, eliminando do organismo todas as toxinas prejudiciais, e dar saciedade, ainda ajuda a reduzir os níveis de proteína C-reativa. Esta é uma proteína considerada como um dos marcadores inflamatórios do corpo, assim como a glicose e a insulina. Para bloquear então a ação destes marcadores inflamatórios, você deve substituir as massas, pães, açúcares e outros tipos de alimentos refinados pelos integrais, colocando na sua lista de melhores alimentos anti-inflamatórios os grãos integrais.

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  1. Vegetais verdes escuros

Alimentos Anti-inflamatóriosPesquisas apontam a vitamina E como sendo uma importante vitamina anti-inflamatória. O poder da vitamina E se concentra nas Citocinas. Onde encontrar a vitamina E? Ela pode ser facilmente encontra em alimentos como:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Almeirão;
  • Rúcula e outros.

Além da vitamina E, estes alimentos possuem grande quantidade de nutrientes, que irão ajudar no equilíbrio o do organismo, favorecendo uma maior resistência contra diversos tipos de doenças.

  1. Nozes

Além de serem boas fontes de gordura, as nozes devem entrar na lista dos melhores alimentos anti-inflamatórios, pela quantidade de vitamina E, cálcio e fibras que possuem. Sendo assim, além de darem saciedade, as nozes são consideradas como um alimento antioxidante, que:

  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Repara os danos celulares, causados pelos processos inflamatórios;
  • Auxiliam na redução das gordurinhas em excesso, considerando que a obesidade é um processo inflamatório das células adiposas, o consumo adequado das nozes, favorece o emagrecimento.

 

  1. Soja

A soja já é a algum tempo considerada aliada da saúde das mulheres. Os benefícios deste que também é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios foram comprovados através de estudos. Todo o seu poder se concentra nas isoflavonas, que além de:

  • Prevenir e ajudar no alívio dos sintomas da menopausa;
  • Manter a saúde óssea e do coração.

Ainda combatem os processos inflamatórios do corpo. Para ter os benefícios do alimento, você pode incluí-lo na forma de leite, de queijo (tofu) e cozida nas saladas. Lembrando apenas que para homens a soja já não é bacana, pois diminui níveis de testosterona  : (

 

  1. Leite e derivados

Alimentos Anti-inflamatórios

Pessoas que não sofrem com problemas de alergia ou intolerância a lactose podem e devem incluir o leite e derivados no cardápio diário. Além de serem fonte de proteína auxiliando na reparação e construção celular, eles ainda:

  • Possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser muito bem aproveitadas quando consumidas na quantidade adequada (de 3 a 5 porções);
  • Ajudam a melhorar o humor por conterem triptofano;
  • São fonte de probióticos como é o caso o iogurte. O que faz deste alimento um aliado para prevenção de doenças e para a redução de processos inflamatórios no intestino;
  • São fonte de cálcio e vitamina D, dando a você mais resistência óssea, o que ajuda na prevenção de diversas doenças como a osteoporose e até mesmo o câncer.

 

  1. Tomates

Quem é que não gosta de uma saladinha de tomate bem temperada para acompanhar as refeições não é mesmo? Seja na salada ou na sopa, o tomate é sempre uma boa pedida. Isso porque ele contém licopeno, e essa substância é comprovadamente anti-inflamatória. Dê preferência sempre por consumi-lo in natura para preservar os nutrientes presentes no alimento.

 

  1. Gengibre e açafrão

Alimentos Anti-inflamatórios

Ter uma alimentação mais natural é benéfico para todo mundo que deseja ter uma melhor qualidade de vida. Dentro desta alimentação mais natural você não deve abrir mão de temperos como o gengibre e o açafrão. Além de darem um sabor todo especial às refeições, estes alimentos são verdadeiros anti-inflamatórios.

Além de ajudarem o seu metabolismo a funcionar melhor, eles ajudam a reforçar o seu sistema imunológico e a reduzir problemas decorrentes de inflamações, principalmente as intestinais.

Estas foram nossas sugestões de hoje, dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Se você gostou comente e compartilhe! Assim você estará fazendo sua parte para essas boas dicas de saúde chegarem a mais pessoas e fazer parte da nossa corrente do bem!

Até a próxima!

 

 

Alimentos Anti-inflamatórios: Os 8 melhores alimentos
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