Os alimentos orgânicos são a novidade do momento quando falamos em alimentação saudável. Eles estão sendo comentados em toda parte. Mas afinal, o que são eles? São realmente tão bons?

Sempre que uma nova moda alimentar surge, devemos ter cuidado. É preciso entender se realmente existem benefícios ou é apenas a mídia tentando vender. E no caso dos alimentos orgânicos, podemos garantir que os benefícios existem sim.

Esse tipo de cultivo é bom não somente para a nossa saúde, mas para o planeta como um todo. Isso porque ele não utiliza agrotóxicos. Essas substâncias fazem um estrago muito grande tanto no nosso organismo quando na natureza. Portanto, quanto menos forem utilizados, melhor.

Quer conhecer mais sobre os benefícios dos alimentos orgânicos para a sua saúde? Então continue lendo esse post que iremos te contar tudo o que você precisa saber.

alimentos organicos

O Que São Alimentos Orgânicos?

Para um alimento ser considerado orgânico, ele precisa ser produzido de forma totalmente natural. Isso significa que não pode haver o uso de nenhum tipo de agrotóxico ou substância sintética na plantação. E os benefícios desse tipo de cultivo para a nossa saúde e para o planeta são muitos.

Alimentos Orgânicos E Inorgânicos

Os agrotóxicos podem ser extremamente prejudiciais para o nosso organismo. Eles alteram a estrutura de nossas células quando são ingeridos. Isso aumenta as chances de desenvolvermos doenças como câncer, diabetes, problemas nos sistemas nervoso e respiratório, alergias, dentre outros.

Outra vantagem dos orgânicos é que esses alimentos são muito mais saborosos. Isso porque, sem os agrotóxicos, eles preservam mais o seu sabor e aroma naturais.

Uma alimentação livre de agrotóxicos é a pedida certa para quem deseja ter uma vida mais saudável. Mas será que existe um lado ruim ao fazermos essa escolha?

alimentos organicos

Alimentos Orgânicos Vantagens E Desvantagens

Não existem desvantagens, porém existem muitas diferenças deles para com os alimentos normais.

Os alimentos orgânicos geralmente são menores do que os outros. Isso acontece porque eles não têm seu crescimento acelerado pelo uso de agrotóxicos. E isso acaba sendo uma vantagem, pois como já dissemos, seu sabor fica mais marcante.

Outra característica dos orgânicos é que eles podem apresentar pequenas manchinhas. Isso acontece porque eles não têm nenhum aditivo para ajudá-los a se protegerem dos agressores externos.

Além disso, é possível encontrar no meio deles pequenos bichinhos. Novamente, isso acontece porque eles não têm agrotóxicos agindo contra esses insetos. No entanto, isso não é um problema. Basta lavar os alimentos com água corrente que eles serão eliminados.

Alimentos Orgânicos E Hidropônicos

Quando vamos ao mercado, além dos alimentos comuns e dos orgânicos, nos deparamos também com os hidropônicos. Eles podem parecer mais saudáveis e semelhantes aos orgânicos, mas isso não é verdade.

Em relação ao uso de agrotóxicos, na verdade, não há nenhuma diferença dos hidropônicos para os comuns. Em seu cultivo também são usados diversos tipos de substâncias para aumentar a produtividade e diminuir as infestações.

A única diferença que existe é que os hidropônicos são cultivados na água. Isso pode faze-los parecerem mais frescos, porém em questão de agrotóxicos eles não apresentam nenhuma vantagem.

alimentos organicos

Alimentos Orgânicos Custam Mais Caro?

Muitas pessoas tem uma certa resistência na hora de comprar orgânicos por conta do preço. Se formos colocar na ponta do lápis, eles realmente têm um preço um pouco maior.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Existem lugares que se aproveitam dessa fama dos alimentos orgânicos para praticar preços abusivos. O normal é que eles custem só um pouco a mais, e não muito.

E essa pequena diferença de preço, no fim das contas, acaba valendo muito à pena. Isso porque se alimentar de orgânicos traz inúmeros benefícios à saúde e uma qualidade de vida muito maior.

Se o consumo de alimentos orgânicos pesar no bolso, fica aqui uma dica valiosa: tenha prioridades na hora das compras. Apesar de ser o mais recomendado, a sua alimentação não precisa ser 100% baseada em orgânicos.

Você pode optar por comprar as versões comuns daqueles alimentos onde não se usa tantos agrotóxicos e as orgânicas daqueles que usam. Os principais alimentos que costumam ser cultivados com pesticidas são as frutas. Portanto, se você não puder basear toda a sua dieta em alimentos orgânicos, priorize-as.

Onde Comprar Alimentos Orgânicos

Não é difícil de se encontrar alimentos orgânicos para comprar. A cada dia mais, com as pessoas de conscientizando de suas qualidades, eles estão se popularizando. Com isso, esse tipo de produção vem crescendo.

Uma boa opção para comprar alimentos orgânicos é a boa e velha feira livre. Lá, é possível comprar diretamente dos produtores. Além disso, você ainda ajuda a agricultura local, que é o sustendo de muitas famílias.

Hoje em dia, alguns supermercados também estão investindo bastante nos orgânicos. Nesse tipo de loja a vantagem é que dá para encontrar também os industrializados orgânicos. Biscoitos, doces, pães, a cada dia mais a indústria vem investindo em inovações nas opções de orgânicos.

Outra forma de comprar alimentos orgânicos é através de delivery’s especializados. A novidade chegou a pouco tempo no Brasil e tem feito bastante sucesso. Isso porque une praticidade com vida saudável, duas coisas que todos queremos, mas que dificilmente conseguimos combinar.

Esses deliverys funcionam de forma bem simples. Basta fazer a encomenda dos alimentos orgânicos desejados que no dia marcado eles entregam na sua casa.

Que Tal Plantar Alimentos Orgânicos?

O cultivo de hortas é uma excelente maneira de ter total controle sobre aquilo que você está comendo. Pode parecer difícil no começo, mas na verdade é bem simples. Tudo o que você precisa é de um pedacinho de terra e disposição.

Na internet, é possível encontrar diversos vídeos e materiais ensinando como plantar vegetais, hortaliças e ervas em casa. Com uma busca rápida, você consegue descobrir quais os mais apropriados para o espaço que você tem.

Se você ainda não utiliza alimentos orgânicos na sua dieta, comece agora mesmo. Os benefícios são inúmeros e você e sua família só tem a ganhar! Mostre as mudanças que vem fazendo para obter mais saúde nas nossas redes sociais com a #balancacerta e nos siga no Instagram, Facebook, e YouTube.

alimentos organicos

Alimentos Orgânicos: Estes São Os Alimentos Que A Sua Saúde Precisa
5 (100%) 1 vote

3 comentários para "Alimentos Orgânicos: Estes São Os Alimentos Que A Sua Saúde Precisa"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat