A importância da amamentação é reconhecida até mesmo pelo Ministério de Saúde, que adverte que até os seis meses de idade seja oferecido apenas o leite materno. E após essa idade, pode haver o complemento com verduras, frutas e vegetais.

Sendo assim, nesse sentido, também é preciso ter cuidados com a sua própria alimentação, pois tudo é passado para o seu bebê por meio da ingestão do seu leite.

Vejamos a seguir 7 dicas de alimentos que devem ser evitados ou consumidos nesse período.

Álcool

Assim como não é indicado durante a gestação, o álcool continua sendo um inimigo para quem está amamentando, haja vista que ele diminui a absorção de nutrientes essenciais que são ingeridos pela mãe e que deveriam ser passados para o bebê. Além disso, o álcool pode deixar seu filho sonolento e com menos fome.

Cafeína

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Se você é viciada em café, talvez seja o momento de dar uma reduzida na quantidade de xícaras por dia. A ingestão de cafeína em excesso pode deixar o seu bebê irritado e dificultar seu sono. No máximo, beba duas xicaras de café por dia.

Evite alimentos industrializados

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Na dúvida, prefira alimentos frescos! No entanto alimentos industrializados são ricos em conservantes, corantes e sódio que não fazem bem nem para você e nem para o seu bebê. Evite ao máximo glúten, molhos industrializados  e frituras no seu dia a dia.

Frutas, verduras e vegetais são muito mais indicados não só nessas horas como em toda a vida!

Feijão, brócolis, repolho.

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Esses são alguns dos alimentos que devem ser evitados por provocarem gases intestinais.

Mas fique atento para perceber se seu filho vai sentir algum incômodo após você ingerir alimentos como feijão, couve-flor, ovo, brócolis, etc.

Beba muita água!

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Beber bastante água é essencial para todos, ainda mais para você que está amamentando. No entanto você sabia que beber água ajuda até mesmo para regular a produção do leito materno?

Faça todas as refeições

Enquanto você está amamentando, outro cuidado que se deve ter é fazer todas as refeições. Pular refeições prejudica você e o seu bebê que depende dos nutrientes que você ingere.

Além do café da manhã, almoço e jantar é importante que você faça os lanches na parte da manhã e da tarde e ainda a ceia antes de dormir.

Perceba como o seu bebê se sente após a amamentação

É somente aos poucos e testando que você vai descobrir que alimentos fazem mal e geram incômodo no seu bebê.

O importante é que você tenha paciência e vá acrescendo novos alimentos gradativamente; mas sempre observando se seu filho apresenta alguma anormalidade, como é da cólica.

Laticínios

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Fonte de cálcio e de proteína, o leite é muito importante para você que está amamentado.

Por outro lado; sendo o seu bebê diagnosticado com intolerância à lactose, será o caso de suspender a ingestão de leite e derivados, mas fazendo o uso de alimentos substitutivos, como é o caso do leite de soja ou de arroz.

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Com essas dicas; você vai estar preparado para aproveitar da melhor maneira esse momento tão importante para mãe e filho que é a amamentação. Lembrando que o importante é ficar de olho no seu bebê; e ir percebendo como ele responde aos alimentos que você ingere e que são passados para ele por meio do seu leite.

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Amamentação: Descubra 7 dicas para esse período
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