Sair do consultório do dentista com o diagnóstico de que você precisaria usar um aparelho para corrigir dentes tortos ou mordida errada, antes, era sinônimo de sofrimento e vergonha.

Usar aparelho fixo para corrigir a mastigação era uma um verdadeiro suplício, tanto para crianças e principalmente para adolescentes e adultos, que sentiam certa vergonha desse equipamentos.

 

Com as pesquisas e o desenvolvimento de novos equipamentos, o aparelho fixo foi sendo substituído gradualmente por um item muito mais prático, confortável e que não compromete a autoestima os pacientes: o aparelho invisível.

Você já tinha escutado falar nesse equipamento, mas nunca o viu em ninguém não é mesmo? Portanto, parabéns ao Invisalign que está fazendo o papel dele.

Se você precisa usar aparelho e gostou da ideia de usar um que ninguém perceba, mas precisa de mais informações antes de decidir?

Então esse texto é para você, pois aqui falaremos tudo o que precisa saber para descobrir mais sobre o aparelho invisível.

Aparelho invisível e como funciona

Antes de entender para que serve o aparelho invisível, é necessário compreender o que, de fato, é esse dispositivo. O aparelho invisível, chamado por alguns de alinhador invisível, é um aparelho que serve para corrigir os dentes e faz a função que os aparelhos normais fazem mesmo, só que diferenciado.

O aparelho invisível é semelhante a uma moldeira usada para clareamento dentário, ele serve também para corrigir a mordida torta, e funciona com a colocação de placas de plástico, que se assemelham a dentes, para forçar a correção, seja da dentição ou da mastigação.

Aparelho invisível

Foto: ACRITICA

Quando eu fiquei sabendo desses aparelhos fui correndo na net ver se alguém que eu conheço já tinha usado e fiquei impressionada em saber que Justin Bieber, Agatha Moreira, Gisele Bundchen, Grazi Massafera, Daniela Mercuri, Cindy Crawford e muitas outras “famosidades” usaram ele, aí fiquei ainda mais animada, não por ser moda, e sim porque se tanta gente com todos os recursos do mundo disponíveis, usaram é porque ele deve ser bom mesmo.

Fui correndo a minha dentista, Dr. Mariana Laranja que me falou que possivelmente eu vou poder colocar o Invisaling, porém antes de me dar certeza, pediu todos os exames para dar o laudo certinho. Estou muito animada com essa possibilidade já que eu cheguei a colocar anos atrás o aparelho convencional, só que não aguentei finalizar o tratamento devido a muita dor que eu sentia nas bochechas pegando nos metais. Com isso acabei desistindo antes do tratamento ser finalizado. E vou te falar…que alívio foi tirar aqueles brackets desconfortáveis e passar a língua nos meus dentes novamente. Indescritível o prazer!

Quais as vantagens do aparelho invisível?

Visual

A primeira óbvio, é que ele é invisível. De tão discreto para se ter ideia, Gisele durante o tratamento não tirava nem para fotografar suas campanhas.

Veja o que a blogueira Vic Ceridono disse ao finalizar o tratamento com o aparelho: “O Invisalign é o sonho de todo mundo que precisa colocar aparelho depois da adolescência: não aparece, não dói e não te deixa com cara de criança. E dá para beijar sem problemas!”  

Conforto

Sinceramente o conforto é o mais importante para mim. Poder tirar o aparelho para passar o fio dental? Não ter brackets enfiados na minha bochecha? Nada de comida agarrada pela boca? Estou dentro!!!

Refeições

Por não ser fixo, esse tipo de aparelho pode ser retirado na hora das refeições, principalmente se você estiver comendo algo muito duro.

Quando a refeição for composta apenas por líquidos, não é necessário retirar o aparelho. A exceção aqui fica por conta de alimentos extremamente quentes. Isso porque, por ser feito de plástico, o aparelho invisível pode ficar deformado com o calor.

Escovação

A escovação, assim como nos aparelhos fixos ou até mesmo quando você não precisa de aparelho, é muito importante, e aqui não seria diferente.

Para garantir uma higiene bucal perfeita, você pode retirar o aparelho para escovar os dentes, além de deixá-lo sempre limpo, retirando eventuais resíduos de alimentos que possam ficar presos ali.

Essa limpeza é importante para evitar o surgimento de cáries ou outros problemas ocasionados por elementos que fiquem presos em seu aparelho.

Só quem já usou aparelho fixo sabe como que é complicado usar fio dental em meio aqueles fios chatos.

Quem pode usar o aparelho invisível?

Embora ele seja recomendado para a correção de defeitos como dentes tortos ou mordida errada, esse tipo de aparelho é mais eficaz para quem tem problemas leves.

Isso porque com o aparelho invisível pode demorar um pouco mais do que o mesmo tratamento feito com o aparelho tradicional. Mas isso não significa que pessoas com problemas mais sérios não possam usar o aparelho invisível.

Isso porque o aparelho invisível serve exatamente para corrigir esses defeitos, e ele age como um aparelho tradicional, repetindo inclusive os movimentos para correção feitos com os aparelhos tradicionais.

Aparelho invisível em adolescentes

Em geral, os dentistas não proíbem que crianças e adolescentes utilizem esse tipo de aparelho. Aliás, ele pode até ser mais simples de ser aceito por esse público do que os tradicionais, exatamente por ser transparente e não parecer que você está de aparelho.

Mas, por ser móvel e por sua coloração, é preciso redobrar os cuidados na hora da retirada, seja para se alimentar como para a limpeza. Isso porque o aparelho invisível é fácil de ser perdido, e esse dispositivo tem custo muito mais elevado do que o do aparelho tradicional.

O aparelho invisível não só vale a pena como tem vantagens que vão além do fato de ser transparente. Esse aparelho é muito prático, sendo ideal para quem assim como eu, sente arrepios só de se imaginar com um aparelho fixo.

Embora o aparelho invisível demore um pouco mais do que o realizado com o aparelho tradicional, o tempo dos dois pode se equivaler, quando o dentista que atende você sabe aproveitar todo o potencial desse aparelho.

Isso porque, como dissemos um pouco acima, o aparelho invisível é capaz de executar todos os movimentos corretivos que você executaria caso precisasse de um aparelho fixo, por exemplo.

O alívio que o aparelho invisível traz para a autoestima compensa o valor mais alto desse tipo de equipamento e os cuidados redobrados que ele requer, para que não seja perdido por aí.

Qual é o tempo de tratamento com o aparelho invisível?

Aparelho invisível

O tempo do aparelho invisível varia de acordo com o grau de correção que seus dentes precisam, mas para que o tratamento seja eficaz, é preciso passar de 18 a 22 horas por dia com o aparelho na boca.

Muito bem, agora você está craque no aparelho invisível e já teve ter tirado suas conclusões sobre ele. Eu estou muito empolgada em continuar meu tratamento com ele, e se a Dr. Mariana Laranja falar que eu não poderei usá-los, continuarei com dores no maxilar e mordendo torto do mesmo jeito, mas para os brakets eu não volto jamais.

Se eu puder colocar o Invisaling vou gravar tudo para te mostrar em todas as minhas redes sociais e por aqui também, combinado? Torçam por mim!!!

LovLud e até amanhã.

Ahhhh…não se esqueça de dar 5 estrelinhas aqui abaixo para este artigo…heheheeh!!!!

Veja também: Peeling de cristal: um tratamento simples de recuperação rápida

Microagulhamento – Te explicamos para que serve o queridinho das celebridades

Tratamentos Estéticos – Veja 7 Dicas De Tratamentos Para Flacidez!

 

Aparelho invisível – Dê adeus aos bracket!
4.9 (98.33%) 12 votes

Nenhum comentário para "Aparelho invisível – Dê adeus aos bracket!"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat