O sedentarismo é o mal do século. Ficar parado, sem praticar qualquer tipo de atividade física, pode deixar o corpo e a mente doente. Aliás, o sedentarismo está relacionado a doenças cardíacas, sobrepeso e falta de vontade para fazer qualquer coisa.
Apesar de saber dos riscos que a falta de exercícios pode trazer para a saúde, muitas pessoas assumem que não praticam nenhuma atividade física por preguiça ou falta de vontade de ir até uma academia.
Convenhamos, o ambiente em uma academia nem sempre nos instiga a nos exercitar. São as mesmas paredes, os mesmos aparelhos, as mesmas pessoas. Agora, você sabia que é possível se tornar uma pessoa mais ativa fugindo da academia?
Existem ótimas atividades físicas que podem ser praticadas ao ar livre e vão te ajudar a ficar muito mais disposto e com um corpo mais saudável. Duvida? Confira conosco as opções que reunimos para você.

Caminhada

A caminhada é um dos melhores esportes para serem praticados ao ar livre. Seja na areia ou no calçadão, você pode controlar completamente a forma como esse exercício é praticado.
Dá para controlar, por exemplo, a velocidade das passadas, a duração do exercício e de quanto tempo será o percurso que você fará, assim como o itinerário escolhido. Caminhar, além de fazer muito bem ao corpo (dá para enxugar alguns quilos mantendo uma marcha rápida), ajuda a clarear a mente.

Corrida

Areia ou calçadão
Quer um exercício que queime várias calorias e te permita aproveitar a vista? Que tal apelar para a corrida? Seja no calçadão ou na praia, correr queima calorias e gorduras, e ainda ajuda a melhorar seu sistema cardiovascular.
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Aliás, a corrida na areia da praia é uma atividade incrível para quem quer enrijecer os músculos das pernas, já que exige maior esforço do corpo para que você dar cada passo. E, se quiser uma bela paisagem para emoldurar seu exercício, pode correr em parques ou jardins.
Além de curtir a paisagem, você irá respirar um ar muito mais limpo do que se correr em ruas ou avenidas. Sem contar que é muito mais seguro para os pedestres.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é outro excelente exercício físico para ser feito ao ar livre. O ato de pedalar movimenta todos os grandes grupos musculares, além de aperfeiçoar sua coordenação motora, melhorando também o equilíbrio do corpo.
Atualmente, andar de bicicleta no calçadão é a melhor pedida, afinal você estará em uma área protegida e não precisará disputar espaço com os carros, ficando menos vulnerável do que se estivesse praticando ciclismo nas ruas.
Para quem tem bastante fôlego, uma boa pedida é curtir uma trilha cercada pela natureza, passando por áreas como montanhas, serras ou campos. Além de respirar um ar muito mais puro, você conseguirá se exercitar muito bem.

Futebol

Areia ou calçadão
Que o futebol é o esporte mais amado pelos brasileiros, isso não é segredo para ninguém. Todo brasileiro já nasce praticamente com uma bola nos pés. Quando as crianças dão seus primeiros passos, uma das primeiras coisas que costumamos fazer é dar uma bola para a criança, para que ela pratique os chutes.
Por isso, quando pensamos nos melhores esportes para serem praticados ao ar livre, o futebol jamais poderia ficar de fora. Afinal, o futebol foi pensado para que você possa correr em um espaço amplo, com seus amigos, familiares ou mesmo totais desconhecidos.
Quer mais uma razão para jogar aquele futebolzinho de final de semana? Uma partida consome muitas calorias, ajudando a manter a forma e deixar seu coração funcionando sempre bem, afinal você está se exercitando.

Circuito funcional

Procura um exercício físico que consuma várias calorias e ainda possa ser feito ao ar livre, sem paredes e curtindo o sol e o vento? Nossa dica são os exercícios que compõem o circuito funcional.
Repleto de dinamismo, esses treinos são muito rápidos e estimulam o corpo todo, envolvendo atividades como agachar, pular, empurrar e flexionar. Nesses treinos é possível, ainda, utilizar bolas ou elásticos, para aumentar o impacto e deixar a performance ainda mais intensa.

Patinação

Areia ou calçadão
Andar de patins ou de patinete é outro ótimo exercício para ser praticado ao ar livre, por exemplo, em um calçadão. Embora algumas pessoas reclamem da dificuldade, patinar é a atividade perfeita para quem quer queimar calorias e relaxar, porque requer muita concentração e ajuda a limpar a mente, já que você passa a se preocupar apenas com o exercício.

Ioga

Se você prefere uma atividade mais calma, onde o objetivo é relaxar e nem tanto queimar calorias, a ioga é a escolha perfeita. Além de exercitar vários músculos do corpo, a atividade aumenta a paz interior e deixa a pessoa muito calma, permitindo que ela se conheça e alcance aquele estágio de tranquilidade tão almejado.
A ioga tem como vantagens também que você não precisa de um grande grupo para praticá-la É possível meditar e relaxar sozinho. Mas, se você não gosta de se exercitar sem companhia, sem problemas.
Na ioga, é possível se exercitar em grupo, aprendendo juntos a controlar a respiração, mantendo a elasticidade do corpo e trabalhar a musculatura.

Beach tênis

Areia ou calçadão
Gosta de esportes mais competitivos, e que podem ser feitos, por exemplo, na areia da praia, com seus amigos, ao entardecer? Então, que tal experimentar o beach tênis?
Atividade física bastante intensa, esse tipo de esporte permite que você queime muitas calorias enquanto estiver se exercitando, pois como é praticado na areia ajuda a tonificar e fortalecer os músculos, sobretudo os das pernas e do abdômen.
O beach tênis ajuda, ainda, a socializar, permitindo que você encontre amigos e passe boas horas com eles. Ou conheça aquela pessoa especial, que será seu parceiro nas rodadas de tênis na praia.
Com essas dicas, você verá como se exercitar ao ar livre faz bem não só ao seu corpo como também para a sua mente. Malhar não é chato, pode ser muito divertido e lhe faz muito bem. Reúna seus amigos e se exercite. Sua saúde agradece.
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