O verão está batendo a porta e com ele o calor que já conhecemos. Nessa época do ano, sabemos como é difícil ir a academia, já que sentimos muito mais calor. Então, que tal apostar em atividades na piscina? Existem várias, e todos eles possuem diversos benefícios, e vamos mostrar as novas modalidades que estão fazendo mais sucesso.

Ao realizar do que atividades na piscina, você estará se exercitando e se refrescando. Além de um ser uma ótima forma de ajudar na perda de peso e na melhora do condicionamento físico.

Além disso, servem como terapia, já que água nos relaxa, o que é sempre muito bem-vindo. Vamos então conhecer essas novas atividades? Escolha a sua preferida e aproveite os benefícios as atividades na água nos traz!

Quais são os benefícios de realizar atividades na piscina?

Como abordamos um pouco acima, atividades na piscina são muito relaxantes. Isso ocorre por conta de essas atividades serem de pouco impacto para os músculos e ossos. Ajudando o coração a bombear mais sangue para o restante do organismo, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo a frequência cardíaca.

Com isso, os pulmões são expandidos e se fortalecem, o que ajuda a melhorar o sistema respiratório e na oxigenação. E o esforço feito dos braços e pernas na água contribui para a construção de massa muscular magra. As atividades na água também ajudam na redução de gordura corporal, o que é essencial para uma vida saudável.

Com tantos benefícios, as academias estão em atividades mais variadas na água, indo além da hidroginástica e natação. Essas atividades reúnem diversos exercícios em um só, o que ajuda a trabalhar diversos músculos do corpo. Então, quais são elas?

1. Acqua Hiit

Exercicios na piscina 2

Foto: 4FITNESS

O Acqua Hiit é uma junção de exercícios, que envolve atividades na piscina de treino intervalado de alta intensidade, como o nome diz. Se trata de uma modalidade de treinamento aeróbico de alta intensidade usada por academias de crossfit e por Personal Trainers em todo o mundo, sendo um método que já está em alta há alguns anos.

Os treinos são de curta duração, entorno de 45 a 50 minutos, e os resultados são rápidos e proveitosos. O Aqua Hiit possui níveis de picos de intensidade e repouso, proporcionando a queima de gordura, tendo como resultado a perda de peso, mais vigor físico, disposição e ajuda a tornear a musculatura.

Como é um treino embaixo d’água, evita o choque de impacto, dando mais amplitude nos movimentos e melhorando as articulações. Cada treino queima cerca de 400 calorias, sendo um dos mais indicados para quem deseja perder peso.

2. Acqua Run

O Acqua Run (corrida na água) é mais um tipo de atividade na piscina que está ganhando as academias, sendo ótimo método para emagrecimento, resistência e tonificação da musculatura. O Acqua Run é a união da corrida tradicional com acessórios, dentro da piscina.

Trata-se de correr embaixo d´água, o que parece simples, mas não é. Essa modalidade é conhecida por “derreter” a gordura do corpo, chegando a queimar cerca de 400 calorias a cada seção que variam de 40 a 45 minutos, muito usado por atletas em seu preparo para campeonatos em geral. Que tal ser um atleta e ainda poder cuidar da saúde e se divertir?

3. Acqua Jump ou Hidro Jump

Essa modalidade, além de divertida, irá auxiliar no processo de emagrecimento. O Acqua Jump é a união do jump, que é um exercício aeróbico praticado em uma pequena cama elástica, como se fosse um trampolim, onde o praticante salta e executa movimentos diversos, sendo feitos em uma piscina.

O Acqua Jump é mais um para o grupo das atividades na piscina que estão fazendo sucesso, unindo os benefícios do jump, como: tonificação da musculatura, alto gasto calórico, melhora na coordenação motora e equilíbrio, resistência e fortalecimento dos músculos, junto com das atividades na piscina. Experimente e veja seu corpo mudar com os ótimos resultados do Acqua Jump.

4. HidroBike/Acqua bike

A Hidro Bike é uma modalidade que une a bicicleta ergométrica com atividades na piscina, como o spinning. As bicicletas são feitas de aço inox, sendo a prova de oxidação. Visa o puro condicionamento físico, ajudando a diminuir o stress térmico causado pelo calor.

É um ótimo exercício, pois trabalha os membros inferiores e partes dos superiores de forma completa, além de proporcionar queima gordura. Ele ainda ajuda a fortificar e tonificar músculos da coxa, panturrilhas, abdômen. É um aeróbico de baixo impacto, que também ajuda a alinhar a coluna.

5. Integral Surf Training

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Foto: WAVES

Essa modalidade é para quem gosta de surf. Este treino é uma adaptação do surf tradicional, sendo feito em uma piscina, geralmente olímpica.

Esse treinamento visa o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, ajuda na tonificação muscular, proporciona um alto gasto calórico. Sendo uma ótima opção para praticantes do surf ou amantes das novas atividades na piscina.

A atividade visa melhorar a preparação aeróbica e anaeróbica, com aulas nos estilos crawl e costas, suspensão da respiração, flutuação e jogos com caráter recreativo. É uma atividade recomendada para quem pratica surf ou deseja praticar, mas tem medo de encarar o mar.

6. Polo Aquático

O Polo Aquático já é uma modalidade olímpica, e as atividades são a união de dois esportes conhecidos: Handebol com o rúgbi, onde temos duas equipes que disputam uma partida, e como nos outros esportes, quem fizer mais pontos vence o jogo.

Essa modalidade proporciona um gasto calórico incrível, em torno de 350 calorias por hora, além de divertido. Ele une os benefícios de aumento da capacidade respiratória e cardiovascular. Dá resistência e proporciona um trabalho de todos os músculos do corpo assim como a natação, sendo uma ótima atividade na piscina para interagir com outras pessoas e ainda colher seus benefícios.

7. Hidroboxing

Outra modalidade que está se tornando uma febre nas academias é o Hidroboxing, um método ideal para quem gosta de lutas. Ultimamente as aulas de lutas têm sido bastante procuradas, por proporcionarem melhoras nos sistemas cardiovascular, respiratório e entre outras o gasto enorme de calorias, já que se tratam de aeróbicos de alta intensidade.

O Hidroboxing junta os movimentos usados nas artes marciais como chutes e socos combinados a golpes com cotovelos e joelhos, com as vantagens que os exercícios aquáticos proporcionam, as vantagens de se fazer esta atividade na piscina é que além dos benefícios já citados.

Também garante segurança das suas articulações, já que por estar embaixo d’água o impacto é menor dando mais conforto ao praticante. Uma aula em torno de 45 minutos gasta mais de 600 calorias.

Foram muitas novas opções apresentadas aqui nesse texto, cada uma se adequando a cada pessoa. E você já escolheu a sua modalidade? Caso tenha gostado do texto, compartilhe ele para que mais pessoas possam conhecer os benefícios das atividades na piscina!

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Papo de Academia: Novas atividades na piscina que estão fazendo sucesso
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