Aula de basquete: Será que vai fazer meu filho crescer mais mesmo?

Aula de basquete: Será que vai fazer meu filho crescer mais mesmo?

Atualmente, o basquete é um dos esportes mais praticados no mundo.  E isso não é à toa. Seja pela prática recreativa,
Atualmente, a aula de basquete é um dos esportes mais praticados no mundo, seja em escolas ou em arenas.  E isso não é à toa. Seja por hobby ou até mesmo por profissão, o basquete atrai praticantes de todas as culturas, credos e raças.
Mesmo em ruas, o que chama a atenção nesse esporte é a facilidade que se tem para praticá-lo: você só precisa de um pequeno espaço livre de obstáculos, um objeto que sirva como cesta e uma bola.
Por ser um esporte de impacto, a aula de basquete se torna uma ótima pedida para crianças e adolescentes. Afinal, eles se encontram em fase de desenvolvimento e têm uma estrutura que condiz com as necessidades de esforço e dedicação exigidas pelo esporte.
Muitos pais têm dúvidas quanto a se vale ou não apena seus filhos começarem a ter aulas de basquete. Esse artigo busca esclarecer essa e outras dúvidas que cercam o mundo desse famigerado esporte e se ele realmente irá ajudar o seu filho a crescer. Vamos lá?

A origem do basquete

aula de basquete
Antes de tirar suas conclusões sobre como a aula de basquete pode beneficiar seu filho, é interessante você conhecer um pouquinho da história do esporte. A história do basquete é muito interessante e mais antiga do que se imagina.
As origens do basquete remontam aos tempos antes de Cristo. Entre os anos de 1100 a.C e 800 a.C, uma civilização localizada na América Central já havia desenvolvido um esporte muito similar ao basquete como conhecemos atualmente. Tal civilização é conhecida como os Olmecas.

dieta_hcg
Naqueles tempos, eles costumavam praticar um esporte chamado Tlachtli; o Tlachtli funcionava da seguinte maneira: os participantes dividiam-se em equipes espalhadas numa área similar à de uma quadra, e tinham como objetivo dominar, com as mãos, uma bola feita de borracha e arremessá-la através de aros fixados no topo das paredes que cercavam o local. Historiadores acreditam que o Tlachtli serviu de inspiração não só para o basquete, mas também para o vôlei.
O basquete, ou basquetebol, como conhecemos tem surgimento datado de 1891. Naquela época, o professor de educação física norte-americano James Naismith foi o responsável pela criação de um novo esporte que viria a ser praticado pela Associação Cristã de Moços local.
O esporte, batizado como basketball, foi um sucesso, passando depois a ser praticado por meninas e a ter suas partidas exibidas para público aberto.
Ao longo do século XX, o basquete foi ganhando fama mundial, o que levou ao surgimento de campeonatos e federações destinadas a ele, bem como à sua entrada nos jogos olímpicos. Com esse crescente reconhecimento, atualmente a aula de basquete, realizada durante a prática da Educação Física nas escolas, é obrigatória em todo o país.

As principais vantagens da aula de basquete

aula de basquete
Colocar seu filho para praticar aulas de basquete pode ser extremamente benéfico para ele, uma vez que o esporte traz muitas vantagens para os jovens.
Nós separamos pra você as principais vantagens oriundas da prática da aula de basquete, que vai além da manutenção do peso. O esporte traz benefícios incríveis, como:

  • Melhora da coordenação motora

Quando o jovem começa a ter aulas de basquete, suas habilidades de coordenação motora se desenvolvem. O esporte exige bastante equilíbrio e coordenação de movimentos para a execução de saltos, arremessos e passes. A capacidade de concentração também se desenvolve bastante aqui.

  • Estimula o trabalho em equipe

É um benefício muito importante e por vezes ignorado. Para que uma partida de basquete aconteça, são necessárias duas equipes. Durante as aulas de basquete, os jovens aprendem que é o trabalho conjunto e harmonioso com os outros membros do time que garante o sucesso da partida.

  • Manutenção da saúde

A prática de esportes auxilia na queima de calorias e ajuda o jovem a se desenvolver no que diz respeito a quesitos de força, velocidade e resistência. Tudo isso, juntamente com o trabalho cardiorrespiratório exigido pelo esporte, faz com que haja um grande aprimoramento no seu estado de saúde geral.

Como o basquete ajuda os jovens a crescerem mais?

aula de basquete
A prática de aulas de basquete ajuda os jovens a crescerem por duas razões principais. A primeira é constituída pelos movimentos repetitivos deste, que auxiliam no fortalecimento do corpo e no processo de crescimento ósseo.
A segunda, tem relação com o hormônio do crescimento: o GH. Estudos mostram que a prática de atividade física, junto a alguns outros fatores, auxilia no aumento da produção de GH pelo organismo.
Porém, outros fatores são importantes ao falar sobre o crescimento de crianças e jovens. Quando falamos sobre o aumento na produção de GH proveniente da prática de aulas de basquete, citamos que há outros fatores que têm relação com as altas taxas desse hormônio no organismo.
Dentre esses fatores, os principais são a alimentação e o sono.
Quando seu filho se alimenta bem, o corpo dele passa a dispor dos nutrientes e vitaminas necessários para que seja feita a manutenção de um crescimento saudável e proveitoso. Alguns alimentos são conhecidos por aumentarem a produção do GH; entre eles, podemos citar derivados do leite, frutas cítricas, carnes vermelhas e carnes brancas.
O sono é um outro fator muito importante. É durante ele que o GH é produzido em maior quantidade, portanto, evite deixar que seu filho passe noites acordado, distraído com jogos ou com a tela do computador se quiser que ele cresça de modo saudável.

Outros esportes que também ajudam no crescimento

aula de basquete
Não é só a prática do basquete que pode auxiliar no crescimento do seu filho. As atividades físicas como um todo, desde que não sejam praticadas em excesso, podem ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável. As opções são muitas: natação, vôlei, ciclismo, handebol, entre outros.
Respondendo à pergunta que está no título desse artigo: sim, aulas de basquete podem ajudar o seu filho a crescer mais. Viu só como é importante o estímulo à prática de atividade física para os pequenos? Esperamos que todas suas dúvidas acerca deste magnífico esporte tenham sido sanadas aqui.
Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem cientes da importância da aula de basquete para crianças e jovens!
Veja também:
Educação dos filhos – É na sua casa que você deve conversar sobre drogas e sexo

Deixar um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *