Aula de judô: Tradição e disciplina para tratar crianças bagunceiras

3

Disciplinar crianças bagunceiras muitas vezes parece uma verdadeira missão impossível. Porém, nada como o esporte para te ajudar. A aula de judô é ideal para disciplinar crianças, pois ensina sobre respeito e equilíbrio. 
Esporte criado no Japão em 1882, por Jigoro Kano, o judô, em sua tradução, significa “caminho suave”. Isso porque é a aula de judô se utiliza tanto do desenvolvimento da mente quanto do corpo, importando tanto o espírito quanto o físico. Kano se preocupou com a evolução técnica do praticante em conjunto com o avanço espiritual.
Assim, a disciplina e o respeito se mostram tão fundamentais quanto os treinos. São estas características, afinal, tão importantes na vida infantil, quando estão em formação a personalidade e a visão de mundo da criança.
Vamos conhecer então mais sobre a aula de judô e sua importância para o desenvolvimento infantil. Veja como o esporte é um como aliado para a criação do seu filho.

A aula de judô como ferramenta de disciplina

3
Foto: MAPLE BEAR/a>

O judô, desde sua origem, tem o princípio de usar a força e o equilíbrio de seu oponente contra ele. Um dos primeiros aprendizados do judoca, por exemplo, é cair no chão sem se machucar, bem como se posicionar de maneira favorável para que não seja preciso usar de toda sua força.
Isso mostra como este é um esporte de estratégia, muito mais do que força. Outra qualidade que o torna tão indicado para crianças de qualquer idade.
Os benefícios da aula de judô na infância são inúmeros, de seu aspecto físico ao moral. Usando seu kimono como uma espécie da armadura, as crianças também podem usar do lúdico enquanto aprendem disciplina, concentração e respeito ao próximo. Vamos citar algumas dessas características e como elas podem ajudar no desenvolvimento da criança.

Desenvolve a disciplina

judo-infantil-4-e1527499338203
Foto: SPORT

Nesta época de formação, a disciplina é característica fundamental a ser desenvolvida. Como esporte de origem oriental, o judô segue regras e valores que se baseiam no respeito e na disciplina, ensinando às crianças a importância da seriedade no esporte e na vida.
O silêncio, por exemplo, é considerado a base da concentração. Assim, na aula de judô se aprende o valor superior da ordem sobre o caos e a bagunça. Esses conceitos são essenciais para o desenvolvimento da disciplina, que é essencial para ajudar crianças bagunceiras a serem mais controladas.

Inspira o respeito

Foto: JUDO

Fundamentos primordiais dos judocas estão no respeito ao seu mestre e a seu adversário. É possível notar este respeito até mesmo antes de começar e após chegar ao fim de uma luta, momento quando o cumprimento ao seu oponente é sagrado.
O sistema de faixas também é símbolo de hierarquia e significado de respeito, tantos aos que já conquistaram faixas superiores quanto a todos próximos, iguais ou abaixo de você. É estimulado o respeito, portanto, a quem tem mais conhecimento que você, assim como o entendimento a quem está abaixo, onde você já esteve.

Melhora o condicionamento físico

judo-infantil-2
Foto: SPORTS

Focar a energia da criança é também muito importante, afinal há muito que se gastar. O esporte ajuda, portanto, a condicionar a energia para algo produtivo e que traz benefícios à criança e a toda família.
Quem pratica judô fortalece diversos músculos, ossos e órgãos internos, além de promover elasticidade e postura. Tudo isso gera ainda conhecimento e controle sobre seu corpo, uma consciência física que é importante desde cedo.

Ajuda nas habilidades cognitivas

judo_index
Foto: CC

Além das habilidades motoras básicas, a aula de judô promove melhores reflexos e estimula o pensamento tático. Os movimentos e golpes deste esporte exigem atenção e estratégia, treinando a mente da criança a pensar mais amplamente, estimulando raciocínio lógico, paciência e autocontrole.
Se inclui também a disciplina, pois é preciso treino e estímulo para conseguir reunir estas características. Isto é ideal para ajudar na criação do seu filho, pois a mente aceitará melhor a criação e regras dos pais.

Melhora na auto estima

Foto: PEIXE URBANO

A consciência de todo seu corpo, de como ele funciona e do que ele é capaz é fundamental para se ter o poder de autocontrole. Para que uma criança se sinta bem consigo mesma, é preciso conhecer a si e suas potencialidades.
Trabalhar a capacidade de superar desafios, de se motivar e aceitar contratempos, gera percepção sobre e sobre o próximo. O resultado é um bem estar natural, afinal, com mente sã e corpo são, o sentimento de bem estar é inevitável.

Ajuda na motivação

Foto: JUDO CTJ

Através da aula de judô se aprende também a se levantar quando cair. É impossível vencer sempre, e saber lidar com as derrotas é necessário.
Entre os ensinamentos deste esporte está a tolerância, o companheirismo, a solidariedade e o trabalho em equipe. Ninguém ganha ou perde sozinho, saber reconhecer o que passou e superar desafios é fundamental.
A aula de judô promove, assim, uma qualidade de vida técnica e emocional que poucos esportes conseguem passar em tamanho equilíbrio.
Muitas academias de judô possuem diversas opções de aulas para crianças, que englobam diversas idades. Para crianças de 2 a 7 anos é denominado estágio de Fase Intuitiva, um período em que ela usa a estratégia do jogo simbólico para organizar e compreender o mundo.
Portanto, nunca é cedo demais para se começar. Os valores pregados pelo judô, assim como seus benefícios, são levados por toda uma vida a partir da infância.
Não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber sobre os benefícios da aula de judô para crianças!
Veja também:
Ballet Fitness: Conheça 5 motivos para fazer ou pelo menos testar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?