Aulas de tênis ajudam crianças a pensar mais rápido e melhorar a cognição

Tenis 8

Muitos pais, na hora de escolher o esporte que seus filhos pequenos irão praticar, priorizam as escolhas mais tradicionais, como o futebol para os meninos ou o balé para as meninas. Para eles, o tênis não é uma escolha válida, por não se tratar de uma atividade para crianças.
Quem acha que tênis não é coisa para criança está muito enganado. O esporte, aliás, vai muito além de uma simples jogada de bolinhas para lá e para cá. Há muita coisa envolvida, e boa parte delas é em relação ao desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, que começa desde cedo.
Para mostrar que o esporte é benéfico para os pequenos, preparamos um texto apontando as principais vantagens de inserir esse esporte na rotina dos seus filhos.

Desenvolvimento de habilidades motoras

tennis school
Foto: IMAGEM

A partir dos três anos, as crianças já podem começar a praticar esportes, e o tênis é uma boa opção quando os pequenos estão crescendo e desenvolvendo suas habilidades, principalmente as motoras.
Isso porque, nesta fase, as crianças aprendem, com o esporte, a utilizar os dois lados de seu cérebro, para bolas estratégias e entender como manusear a raquete nas duas mãos, para que pegue a bolinha, que é arremessada em alta velocidade.
Praticar o tênis ajuda, por exemplo, a desenvolver a coordenação mão-olho, melhorar seu controle motor-fino, tentando jogadas mais precisas conforme vão se adaptando ao esporte, melhorar seu equilíbrio e coordenação, enquanto constroem a aceleração, a velocidade, a força dos membros inferiores, a agilidade e também a flexibilidade.

Desenvolvimento cognitivo

Tenis 3
Foto: TENNIS

No tênis, as crianças, principalmente as pequenas, experimentam um forte desenvolvimento cognitivo, já que precisam aprender a bolas estratégias para adivinhar o jogo de seu adversário e saber como responder ao jogo, com movimentos rápidos e entendendo como o jogo pode ser utilizado para aumentar sua inteligência.

Desenvolvimento afetivo

tenis 2
Foto: CRANLEIGH

O tênis, embora seja um esporte tradicionalmente solitário, permite que as crianças trabalhem seu desenvolvimento afetivo, pois elas se tornam muito ligadas a seu professor e também às outras crianças, com quem praticam o esporte.
Isso porque, no início, o tênis não é uma competição, e sim um esporte recreativo, em que os menores irão aprender não só a se divertir, como também a se ligar aos amigos que fazem por causa do esporte.
Aliás, as aulas coletivas de tênis e os jogos em dupla ajudam os pequenos a trabalhar suas habilidades sociais, tornando possível que aprendam como desenvolver habilidades sociais, saber como trabalhar em equipe e se comunicar, com os colegas e os professores, antes, durante e depois das aulas.

Desenvolve habilidades matemáticas

Tenis 4
Foto: VIX

O tênis é uma ótima alternativa para que as crianças desenvolvam suas habilidades matemáticas. Sim, porque, no esporte, os professores podem utilizar todas as atividades envolvidas para ensinar a elas conceitos matemáticos, permitindo que elas aproveitem o melhor do esporte e aprendam muito fora da sala de aula, ou quando ainda estejam longe delas.

Fortalece os ossos

Tenis 5
Foto: REEDS

Para as crianças, o fortalecimento ósseo é muito importante, pois é ele quem garante um crescimento saudável e livre de deficiências que possam prejudicar seu desenvolvimento.
Ao praticar tênis regularmente, as crianças conseguem fortalecer seus ossos e garantir que eles crescerão saudáveis e sem problemas de calcificação ou desenvolvimento. Além disso, com o acompanhamento de um instrutor, os pequenos não sofrerão tanto com quedas que poderiam causar fraturas que comprometeriam o crescimento.

Aumenta a resistência a doenças

Tenis 6
Foto: PICSNAPER

Crianças que praticam tênis se tornam mais resistentes a contrair doenças típicas dessa fase, como gripes e resfriados. O esporte fortalece seu sistema imunológico e as ajudam a lidar melhor com a exposição a vírus, impedindo que as crianças fiquem doentes com tanta frequência.
Essa resistência acontece não apenas por causa do esporte, mas também pelo contato frequente com outras crianças. Essa exposição a diversos vírus ajuda o corpo das crianças a aprender como vencer essas ameaças.

Favorece a queima de gorduras

tennis school
Foto: BLOG MY TENNIS

Atualmente, as crianças vêm enfrentando um sério problema de obesidade. A oferta farta de sanduíches e lanches calóricos estimulam esse comportamento errado dos pais que, anos depois, se veem obrigados a tentar de tudo para que seus filhos percam peso.
No entanto, quem matricula seus filhos no tênis consegue perceber que as crianças perdem, em pouco tempo, muitas gorduras, facilitando assim que os pequenos se mantenham dentro do peso ideal para sua idade, evitando as complicações que o sobrepeso poderiam trazer.

Lições para toda a vida

Tenis 8
Foto: KINDY TENNIS

Praticar o tênis ajuda não apenas o corpo, como também faz muito bem para a autoestima da criança, que cresce mais forte e pronta para aprender a enfrentar situações difíceis muito mais facilmente do que aquelas que não praticam qualquer tipo de esporte.
Por exemplo, o esporte ajuda os pequenos a entender e aceitar que tem responsabilidades e quais são elas, saber que tudo o que fazem pode resultar em erros ou acertos e entender como lidar com cada um deles.
Crianças que jogam tênis aprendem, também, a enfrentar rapidamente as adversidades da vida e a se adaptar a diferentes situações e ambientes, além de compreender como lidar com o estresse, transformando-o em um aliado para o seu crescimento, e não em um inimigo.
Além disso, matricular seus filhos no tênis os ajudará a entender como criar estratégias e solucionar problemas enquanto constrói valores importantes para a sua vida futura, como a ética, a disciplina e os valores do jogo limpo, habilidades que carregará por todas as fases de sua vida, mesmo depois da infância.
Praticar um esporte é fundamental em todas as fases de nossa vida, mas na infância ele é crucial para o bom desenvolvimento. O tênis, como destacamos aqui, possui enormes benefícios, que são capazes de mudar a vida de uma criança.
Mas isso não significa que você deva pressionar seu filho para que ele se torne o novo campeão de Rolland Garros. E sim mostrar aos pequenos que se exercitar faz muito bem, que é divertido e que eles aprenderão muito com a prática regular desse esporte.
Entendeu tudo? Então, veja mais dicas em nosso Facebook!
Leia também:
Quem não pode fazer a dieta HCG? 
Conheça os segredos da boa forma!
Por quê eu não emagreço? 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?