Eu sei que é muito estranho escutar isso, mas Bacon faz bem a saúde sim! Pelo menos é isso que afirma mais de 40 mil artigos científicos sobre a dieta Low Carb. Resumindo a dieta low carb é onde dimuinui drasticamente o consumo de carboidratos e aumenta o de gordura.

Quando o consumo do bacon é referido às pessoas já pensam logo em seus efeitos maléficos. No entanto os resultados de pesquisas sérias vão contra esta afirmação do senso comum. A gordura do bacon não é ruim e pelo contrário, pode até mesmo ser benéfica para o seu organismo.

O bacon sempre esteve em uma posição polêmica. Isso porque sua composição principal é a gordura suína. No entanto após testes específicos foi comprovado que estas gorduras são excelentes para o nosso organismo em diversos fatores.

Desta maneira todas as informações obtidas através das pesquisas vão contra o que a população ou mesmo o senso comum afirma. A ideia de que as gorduras suínas são prejudiciais ao corpo se tornou um grande mito.

Então vamos desvendar os mistérios relacionados ao consumo do bacon e até mesmo os seus benefícios para a saúde humana. Então não perca isso de forma alguma e entenda a polêmica relacionada ao consumo dele.

Neste artigo você conhecerá também mais sobre a composição do bacon e a gordura suína. Também conhecerá os maiores motivos que tornam este alimento benéfico. Além de tudo isso, você saberá exatamente até que ponto o consumo do bacon pode ser considerado completamente saudável para a sua vida.

Bacon Faz Bem À Saúde

Bacon Faz Bem À Saúde – Composição 

Como bem sabemos e citamos acima, o bacon é basicamente composto por gorduras. E é justamente isso que preocupa as pessoas que tem verdadeira fobia deste composto alimentar. No entanto a sua composição esconde segredos que devem ser compreendidos com muita atenção.

Então vamos decifrar os mistérios da composição deste alimento tão aclamado no mundo todo:

Verdade, o bacon é composto por gorduras, no entanto 50% destas gorduras são monoinsaturadas. Este é um tipo de gordura muito boa para o organismo e completamente necessária para o seu perfeito funcionamento.

Além disso, existem quantidade significativas de ácidos oléicos representando um óleo muito importante para a saúde e geralmente obtido através do óleo de olivas, 3% destas gorduras contam ainda com a presença de ácidos palmíticos. Estes ácidos possuem um grande poder de ação antimicrobiana que auxiliam o organismo em sua defesa imunológica contra diversos ataques microbianos.

Você sabia que 40% das gorduras presentes no bacon são também saturadas? Estas são as gorduras que as pessoas mais temem. No entanto mesmo assim está é uma gordura saudável que pode ser encontrada fácil e ricamente neste alimento e pode ser aproveitada para preparar outros alimentos. Assim nada é desperdiçado e você pode aproveitar ainda mais os diversos benefícios da gordura de porco.

Vale ainda enfatizar os 10% restantes que são compostos por óleos poliinsaturados que por sua vez são muito valiosos para a nossa saúde embora sejam instáveis.

Cada um destes itens apresentam a sua importância para a saúde e muitos deles são realmente necessários. Outros por sua vez não são tão necessários ou mesmo são irrelevantes. Mas cada parte que compõe o todo mostra os seus benefícios diretos.

Bacon Faz Bem À Saúde

Bacon Faz Bem À Saúde – Para que comer?

Após longos estudos foi possível comprovar que o bacon possui uma série de fatores que o torna um super alimento com benefícios diretos para a sua saúde. Estes benefícios estão relacionados à sua composição principal além das diferentes gorduras que mencionamos anteriormente.

É preciso entender que além das gorduras o bacon conta ainda com diversos itens em sua composição que o tornam ainda mais importante. Cada um destes itens traz benefícios diferentes para a sua saúde.

Quando são combinados em sua totalidade têm seus efeitos maximizados ainda mais. Conhecer estes itens é fundamental para se preparar o alimento de forma mais nutritiva e aplicá-lo a sua vida sem medo. Veja a seguir cada item detalhadamente e os seus benefícios para a saúde.

Niacina

Este é um dos compostos do bacon que trás benefícios diretos para a saúde.  A niacina é também conhecida como vitamina B3 e é fundamental para diversos processos biológicos.

Aumenta o desempenho sexual, oferece ainda melhores condições de vida e aumento da sua expectativa de vida. É responsável também por auxiliar o combate às inflamações e assim reduzir as chances de doenças.

Mas este incrível composto possui muito mais benefícios para você. Este é um composto muito importante para manter a saúde cardíaca e o seu perfeito funcionamento. Além disso, auxilia o sistema imunológico tornando-o mais forte e eficiente no combate as diversas doenças que podem surgir em nossa vida.

Gorduras

Como as gorduras apresentam diversos benefícios para a saúde podem ser aproveitadas ao máximo. Sendo assim as gorduras remanescentes da sua panela podem ter diversas finalidades.

Podem ser utilizadas para temperar saladas no lugar do óleo vegetal e também do azeite. Também podem ser utilizadas para fritar outros alimentos ou mesmo em substituição do óleo vegetal no cozimento de arroz ou outros alimentos.

Assim você pode maximizar ainda mais todos os benefícios da gordura de porco em sua vida e ser ainda mais saudável.

Sal

O sal, ao contrário do que muitos pensam não é completamente maléfico para o organismo, muito pelo contrário; é essencial à nossa saúde.

Alimentações que restringem o consumo do sal aumentam as chances de morte dos pacientes em até 500%. Então não reduza o seu consumo de sal a menos que queira morrer.

Além disso, uma dieta pobre em sal pode aumentar significativamente os riscos de se fraturar os ossos e também de ataques cardíacos principalmente do tipo fulminantes.

Nitratos

Embora muitos pesquisadores afirmam os malefícios do nitratos para o organismo não é o que realmente acontece. Estes nitratos são fundamentais para a sua saúde e para a sua proteção, são responsáveis pela proteção do seu coração principalmente nos casos de ataque cardíaco. No caso de um ataque do coração eles dilatam os vasos aumentando a chance de sobrevida do paciente de forma muito significativa.

Sem estes compostos o seu corpo fica completamente vulnerável a diversos ataques principalmente as obstruções dos vasos e veias por diversos resíduos que se acumulam.

Colesterol

Se você pretende ter uma vida ativa por muito mais tempo e ter sexo mesmo quando envelhecer vai precisar de uma boa reserva de colesterol. O bacon pode te fornecer as melhores quantidades de colesterol possíveis, isso se você consumir boas quantidades diariamente.

Desta maneira nada melhor do que comer bacon no café da manhã e também nas refeições principais. Frite o seu bacon e aproveite a sua gordura para preparar outros alimentos e também enriquecê-los com todos os benefícios do bacon.

Bacon Faz Bem À Saúde

Bacon Faz Bem À Saúde – Coma, coma e coma!!!

Para ter todos estes benefícios em sua vida é preciso ter uma alimentação rica em bacon. Coma sempre que puder e dê sempre preferência pela reutilização da sua gordura em outros alimentos.

Assim você pode ter sempre um prato muito saboroso e nutritivo ao mesmo tempo em que é completamente saudável. Inclua o bacon em sua alimentação diária e coma-o todos os dias.

A sua saúde agradece e o seu paladar também. Ao contrário de todas as afirmações de que o bacon é um alimento perigoso para a sua saúde e que também é um alimento proibido este alimento é excelente para o seu corpo e mente. Gorduras boas são bem vindas.

Prefira sempre os artesanais. Você sabia que o bacon que se compra em supermercados tem glúten? Quando eu procurei me aprofundar no assunto eu fiquei bem chateada quando soube disso. Então recorra a comprar em casas de carnes especiais ou faça o seu próprio bacon. E se você está no time que ama fazer tudo em casa, segue um vídeo muito bacana que achei explicando

Com o seu uso constante é possível ter melhorias no seu ânimo e desempenho em sua vida de forma muito satisfatória. Usar este alimento saboroso e simples de preparar em sua vida será realmente maravilho e com certeza você o fará em todas as suas refeições.

Bacon Faz Bem À Saúde

Bacon Faz Bem À Saúde- – Considerações finais

Todas estas afirmações são embasadas nos estudos do Dr. Rondó, Dr. Lair Ribeiro e 40 milhares de outros artigos científicos sobre a dieta Low Carb.

No entanto possa até mesmo ser contraditória com as afirmações de muitos outros médicos. Os benefícios que o bacon pode produzir a sua vida depende de uma série de fatores como o consumo adequado e as condições de qualidade e de preparo.

Todos os alimentos possuem uma série de compostos que podem ter aplicações ambíguas na vida e nas funções fisiológicas do organismo. Nutrientes que são benéficos podem perder as suas propriedades em algumas formas de preparo.

Podem até mesmo apresentar efeitos opostos quando consumidos além da quantidade indicada. Então elabore uma dieta adequada para não perder as vantagens e benefícios não apenas do bacon como de quaisquer outros alimentos.

Todos os alimentos que consumimos impactam diretamente na nossa vida e saúde. Por isso seja sempre bastante exigente e rigoroso com o que você come.

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada para o seu corpo responder da mesma forma. Assim você terá mais saúde e ânimo para realizar todas as atividades da sua vida. Estes benefícios tornam a sua vida ainda mais feliz e sem limites para você alcançar os seus objetivos.

Coloque o bacon em sua vida e aproveite o seu maravilhoso sabor além dos incontáveis benefícios que este rico alimento pode oferecer para a sua saúde. Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos. Siga o Balança Certa também nas nossas redes sociais do Instagram, Facebook e YouTube.

Nova Descoberta – Bacon Faz Bem À Saúde Sim
5 (100%) 1 vote

6 comentários para "Nova Descoberta – Bacon Faz Bem À Saúde Sim"

  1. Helenita disse:

    Gostaria de ter a indicação de, pelo menos, 10, dos 40 mil anunciados, artigos publicados sobre a questão. Obrigada

  2. Carol disse:

    Oi! Tenho umas dúvidas, vc poderia me esclarecer? “Pelo menos é isso que afirma mais de 40 mil artigos científicos sobre a dieta Low Carb.” – isso veio de alguma metanálise ou você mesma leu esses artigos? Sobre as informações desse texto, elas foram retiradas especificamente de quais artigos? Vi que deixasse a base de dados ali, mas quais as palavras chaves que você usou para achar os artigos de onde tirou a informação para esse texto, pra eu pesquisar os artigos, caso tu não tenha como me passar os artigos em si? Quero ler mais a respeito e gostaria de saber se as fontes são confiáveis. Obrigada!

    • Equipe Balança Certa disse:

      Olá Carol, tudo bem? Não lemos os 40 mil artigos sobre a dieta de baixo carboidrato (low carb), lemos sim alguns deles. Essa informação foi retirada de uma revisão de literatura. Algumas das palavras-chave que vc pode utilizar: 1) Carbohydrate; 2)Low-Carbohydrate; 3)Weight loss; 4)Dieta; 5) Diabetes; 6)Glicemia. 🙂

  3. GETÚLIO disse:

    Bacon nunca me pareceu fazer mal. O que faz mal é comer qualquer coisa em excesso. De anda adianta uma pessoa comprar um pacotão de bolachas diet e botar o saco inteiro goela abaixo. Ao contrário das gorduras bovinas, que são grudentas na boca quando frias, as gorduras suínas não ficam pegando e logo derretem. Esse foi sempre meu sentimento sobre a gordura. Uma gordura que gruda na boca não pode fazer bem. Então, desde muito garoto eu sempre achei que um negócio que dilui tão facilmente não pode ser ruim. Este foi meu método “científico” para determinar o que bacon representa na minha vida. Bacon é bom pra kct.

    • Equipe Balança Certa disse:

      Exatamente, muito boa sua linha de raciocínio Getúlio. Durante muito tempo as gorduras saturadas foram demonizadas, porém as pequisas evoluem e hoje sabemos que podem ser consumidas e moderação é a palavra chave aqui. Não adianta se entupir de bacon tb, tem que ter bom senso! bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat