Já é tradicional o uso de abóbora na cozinha, quer seja na sopa, nos doces, ou nos raviólis, assim como as suas sementes. Mas quais os benefícios da abóbora? Saiba tudo nesse artigo e se inspire na cozinha hoje ao jantar!

Conheça um pouco mais sobre a abóbora

As abóboras têm poucas calorias, cerca de 25 por cada 100 gramas consumidas. As abóboras são ricas em fibras carboidratos. Bem como em vitamina A, vitamina D, vitamina C, vitamina E, vitamina K. Ela também contém bastantes minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

Mas quais são os benefícios da abóbora de fato? Vejamos tudo aqui!

benefícios da abóbora

Todos os benefícios da abóbora

O consumo de abóbora faz diminuir o colesterol na corrente sanguínea além de que a abóbora não tem quaisquer indícios da existência de colesterol. As sementes têm fito esteróis, que é o que faz reduzir o colesterol ruim e faz aumentar o colesterol bom, limitando o mau colesterol por parte do corpo.

Estudos mostram que o consumo das sementes de abóbora baixa o nível de colesterol em cerca de 75%, aumentando o colesterol bom em cerca de 15%.

A nível dos diabéticos, podemos afirmar que abóbora faz reduzir o índice glicêmico. As abóboras, mesmo sendo doces, ajudam na produção de insulina, e nos tecidos do pâncreas.

Como também é rico em Omega 3, as sementes de abóbora também são apropriadas para pessoas diabéticas.

Sendo estas também riquíssimas em antioxidantes, faz com que seja importante também para o combate contra o câncer (câncer da mama, câncer do colo do útero, câncer do pulmão e câncer de pele), usando a abóbora como forma de prevenção natural.

benefícios da abóbora

Benefícios da abóbora para o coração

Por outro lado, também tem benefícios para o coração, sendo que as abóboras fazem maravilhas a este importante órgão devido à presença de folatos, magnésio e coreteroides.

O magnésio funciona como relaxante para os vasos sanguíneos, sendo assim possível reduzir a pressão arterial, diminuindo assim um grande leque de doenças. Como por exemplo, ataques cardíacos e derrames.

Para quem consome abóboras, é possível um adiamento de problemas de visão. Como tem bastantes antioxidantes, como por exemplo, zeaxantina, faz com que ajude a proteger a retina dos raios ultravioletas nocivos.

A cegueira noturna também pode ser protegida com a ingestão deste alimento. A nível de cataratas, que tanto afeta os nossos velhinhos, a abóbora contém luteína e zeaxantina que também é bastante benéfico.

Outros benefícios da abóbora

Redução do stress

As sementes de abóbora contêm triptofano, o que é posteriormente convertido em serotonina. Esta substância é responsável pela neuro transmissão, conhecido por aliviar o estresse e ansiedade.

Podemos concluir que o consumo das sementes de abóbora ajudam bastante a controlar o estresse vivido diariamente.

Veja também: Como a hipnose pode ajudar a reduzir o estresse

Combate a constipação

A abóbora, sendo rica em fibras, tem propriedades laxantes, o que pode ajudar, facilitando o movimento do intestino, mantendo também o trato intestinal mais limpo.

Benefícios da abóbora a nível renal

Sendo que o suco da abóbora é recomendado a doentes com pedras nos rins e doenças vesiculares. Ajuda também a prevenir úlceras acidez no estômago.

benefícios da abóbora

Ossos, dentes e esmalte

Inclui o fortalecimento destes pois contém zinco e magnésio. O consumo regular de abóbora e das suas sementes previne também doenças como osteoporose.

E então agora que você já conhece os benefícios da abóbora, compartilhe conosco alguma receita saudável com abóbora. Assim, mais pessoas poderão fazer uso deste alimento e melhorar a sua qualidade de vida.

Até a próxima!

LovLud

Benefícios Da Abóbora Para A Sua Saúde – Aproveite
Classifique

Um comentário para "Benefícios Da Abóbora Para A Sua Saúde – Aproveite"

  1. Glaucia Aguiar disse:

    Adorooo..😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat