Todas nós já ouvimos falar dos benefícios da linhaça para a nossa saúde. Mas pode ser bastante confuso para quem começa a entrar, tentando perceber o que é a linhaça, como se consome e o que ela pode substituir.

Ficamos nos perguntando quais as vantagens? Para que serve? Como podemos consumir? Faz bem ou mal para a saúde? Não será mais um produto “milagroso”, que depois não muda nada e com o passar dos anos a gente vê que até faz mal?

Vamos desmistificar e simplificar tudo isto.

Benefícios Da Linhaça

Benefícios da linhaça

Para já, a linhaça são as sementes do linho que se pode utilizar na hora de cozinhar os alimentos, ou pode adicionar no seu lanche, ou café da manha. É um alimento bastante saudável e funcional. Tem vários benefícios para o coração, intestino e acredita-se também que acaba por prevenir certos gêneros de câncer.

Não podemos deixar de evidenciar que a maior vantagem da linhaça é no emagrecimento. Mas como é que a linhaça faz emagrecer?

Sem dúvida, esse é um dos grandes benefícios da linhaça! As fibras presentes na linhaça atuam diretamente na libertação da glicose na corrente sanguínea, reduzindo a gordura acumulada no nosso corpo.

Podemos incluir a linhaça na nossa dieta substituindo o cereal (de preferência sem glúten, caso queira comer de vez em quando).

Aí vocês se perguntam: qual linhaça?

Pois é, existe a linhaça marrom e a dourada. E qual a diferença?

Ao nível de nutrientes não são assim tão diferentes quanto isso. Ao nível de Omega 3 e Omega 6 que se encontra ligeiramente mais na linhaça marrom. No entanto, depende bastante do sítio em que é plantada.

A linhaça é muito rica em ligninas. Que são substâncias bastante parecidas ao estrogênio. Mais conhecidos por fitoestrógenos, que estão interligadas com a prevenção do câncer da mama e traz bastantes benefícios para manter os ossos das mulheres saudáveis.

Um nutriente que faz destacar na linhaça são as fibras. Como são riquíssimas em fibra, numa colher de sopa, cerca de 10 gramas diárias, as fibras existentes são de 3,35 gramas, aproximadamente.

Precisamos consumir 25 gramas no máximo. Em apenas uma colher de sopa encontramos:

  • 13% de magnesio
  • 13% de fibras
  • 9% de fosforo
  • 12% de manganês
  • 6% de gorduras totais
  • 6% de zinco
  • 3% de ferro
  • 3% de proteinas
  • 2% de gorduras saturadas
  • 1% de carboidratos
  • 2% de calcio.

Além das fibras contidas na linhaça, que já por si só são uma ajuda no emagrecimento, a linhaça ingerida com outros alimentos faz com que seja criada uma espécie de uma barreira nos alimentos. Já no estômago, faz com que a libertação de glicose no sangue seja muitíssimo mais lenta.

Benefícios Da Linhaça

E este é um fator que entra nos benefícios da linhaça. Pois deixa de haver picos de glicemia, o que faz com que o corpo não recorra tantas vezes à insulina (o responsável pela acumulação da gordura).

Quando temos insulina em grandes quantidades no nosso corpo, vai fazer com que tenhamos mais desejo de comer doces, pão, bolos. Tudo que tem glicose e que estraga toda a nossa dieta, já para não falar do aspecto não saudável.

Veja também: Como controlar a gula por doces?

Além disso, como se já não fosse mau o bastante, basta estar a insulina presente no nosso corpo, claro que falamos em grandes quantidades, para que o nosso corpo aumente a massa gorda.

Os benefícios da linhaça para o coração

Como não só perder aqueles quilinhos é o importante, vamos falar um pouquinho dos benefícios da linhaça para o nosso motor, o coração! E é neste tópico que estão instaladas as maiores dúvidas.

A linhaça contem o Omega 3, que é uma gordura poli-insaturada, que reduz o colesterol ruim e aumentando o bom colesterol. Sendo só por si já uma enorme vantagem.

Por sua vez, as substâncias responsáveis por esse processo são os ácidos eicosapentaenoicos e os ácidos docosaexaenoicos. Aos quais podemos encontrar, além da linhaça, nos peixes, e o salmão é um excelente exemplo disso.

Com todas estas informações, concluímos que um dos maiores benefícios da linhaça é o controle do colesterol. Evita que as placas de gordura se instalem nas veias e artérias, prevenindo a tensão alta, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Outro dos benefícios da linhaça é ser possível controlar os diabetes. Isto porque a linhaça diminuiu os picos de glicose. Os níveis de insulina, caso os níveis de glicose não estejam controlados, vão disparar. E o corpo vai-se habituando à existência do excesso de insulina no corpo, tornando os nossos órgãos resistentes a ela.

Após isto, aumenta para diabetes tipo 2, pois a insulina é insuficiente para absorver o açúcar no sangue.

Outros benefícios da linhaça

A linhaça é capaz também de controlar as inflamações. Como contem ácido alfalinoleico, substância responsável por criar reações anti-inflamatórias, ela é capaz de combater inflamações de origem tabágica, do estilo de vida sedentário, obesidade e hiperglicemia.

Mais uma vantagem da linhaça é o funcionamento intestinal melhorado. Não podemos deixar de falar nas fibras, que se consumidas corretamente, melhoram significativamente o trânsito intestinal. Acabando com a sensação de inchaço e mal estar.

Não podemos deixar de referir que o bom funcionamento do intestino leva ao aumento da imunidade corporal.

Existe também a vantagem de proteção do organismo. Pois, como evita a acumulação de bactérias más no intestino, impede também o alastramento das bactérias para a corrente sanguínea.

A linhaça para prevenir o câncer

Relativamente ao câncer, vários estudos referem que a linhaça ajuda mesmo na sua prevenção. Devido às ligninas presentes na linhaça, que se equiparam ao estrogênio. Relacionam-se estes hormônios com o tumor mamário e a lignina com o fator proteção desta terrível doença.

Visto que cada dose (colher de sopa) de linhaça contém 15mg de ligninas, faz com que a linhaça seja a maior fonte deste nutriente. Não existem ainda certezas, mas está sendo investigada a hipótese de haver prevenção do câncer da próstata.

Como a lignina é parecida com o estrogênio, eles acabam por compensar a pouca produção desses hormônios na menopausa. Talvez até reduza as consequências da menopausa, ao nível de mudanças bruscas de humor, dependendo da maneira que o nosso corpo reage a este nutriente.

Ao nível da saúde óssea tem aspectos bastante positivos, assim como na saúde cardiovascular da mulher.

Como consumir a linhaça?Benefícios Da Linhaça

Existem 4 formas de consumir:

  • Linhaça em farinha: como está num pozinho, você pode colocar na salada, sucos, iogurtes e frutas. Sendo que a linhaça está em farinha, a absorção de todos os seus nutrientes será maior e conserva as fibras.
  • Linhaça em grão: perfeito seria mastigá-la, a fim de quebrar a casca, por isso terá de mastigar muito bem. Podendo também juntar no iogurte, salada, na sua fruta ou até mesmo nos seus cozinhados. Caso não ache legal, pode triturá-la em casa, mas só pode guardar 4 dias na sua geladeira. Após esse tempo perde os nutrientes benéficos que continha.
  • Óleo de linhaça: pode temperar saladas e os legumes. Contudo o óleo não pode ser aquecido, pois as temperaturas altas quebram os seus benefícios. Temos de ter cuidado quando compramos, pois nunca sabemos a que temperaturas esteve exposto e pode já não ter os nutrientes típicos da linhaça. A desvantagem do óleo de linhaça é que não tem as fibras que as outras formas de linhaça têm.
  • Suplementos: o óleo de linhaça pode ser substituído por cápsulas. Claro que perde ainda mais os seus nutrientes.

Concluímos então que se o nosso objetivo é aproveitar todos os benefícios da linhaça devemos optar pela farinha ou pelo grão. Nos outros casos perde qualidades.

Onde podemos encontrar a linhaça?

Hoje em dia podemos encontrar a linhaça bem fácil. Basta ir à loja de produtos naturais ou até mesmo ao hipermercado mais perto. Mas atenção! Existem riscos do consumo de linhaça em excesso.

Como a linhaça contém um teor altíssimo de libras, ultrapassando as duas colheres de sopa pode ser arriscado. Correndo o risco de produzir em demasia gases, ou competição por absorção, e como a pior consequência, a obstrução intestinal.

Como podemos ver na explicação dada neste artigo, a linhaça tem gorduras saudáveis. Mas não podemos esquecer de que apesar de serem saudáveis, elas têm calorias! Poderá ganhar peso se não souber consumir.

Após analisarmos os prós e os contras, podemos concluir que existem muitos benefícios da linhaça para a saúde. Que é uma fonte de alimentação excelente. Tem inúmeros nutrientes que nos fazem bastante falta, claro que, como em tudo, é preciso saber consumir.

Se tem problemas intestinais, está cansada daqueles iogurtes caríssimos que não resolvem coisa nenhuma, talvez esteja aqui a sua solução.

Ou caso queira emagrecer, tem aqui um forte aliado que ainda ajuda a sua saúde. Caso bem doseado não tem nenhuma desvantagem em consumir, pelo contrário.

Vamos juntar a linhaça no suco do café da manhã, ou no iogurte do meio da tarde. Verá que se sentirá mais saciada, com menos vontade de comer besteiras, menos inchada e mais ativa.

Vamos experimentar? Deixe aqui a sua experiência com a linhaça e partilhe as suas vitórias com os benefícios da linhaça!

Até a próxima!

LovLud

Descubra Os Benefícios Da Linhaça Para Seu Corpo
Classifique

Nenhum comentário para "Descubra Os Benefícios Da Linhaça Para Seu Corpo"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat