A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de fazer muito bem para o corpo (ele queima calorias, define o corpo e melhora a capacidade respiratória), ele faz muito bem para a saúde, principalmente dos pequenos.

Sabe aquela história de que nadar faz bem para as crianças? É tudo verdade, e vamos provar, mostrando quais os benefícios da natação para a saúde, principalmente daquelas que sofrem com alergias.

Seu filho tem problemas como asma, bronquite ou rinite, você já fez de tudo e não houve nenhuma melhora? Então esse texto é para você. Aqui mostraremos os benefícios da natação para a saúde das crianças que sofrem com essas doenças.

Fortalecimento dos músculos que ajudam na respiração

A asma, ao contrário da crença popular, é um problema onde a pessoa não consegue expirar corretamente. Então, a criança acaba ficando com tanto ar nos pulmões que acaba sufocando.

Um dos benefícios da natação para a saúde das crianças que sofrem de asma é, justamente, fortalecer os músculos da região do abdômen, como o reto abdominal, transverso e oblíquo interno e externo, responsáveis pela expiração.

Quando esses músculos estão mais fortalecidos, a expiração acontece de forma muito mais fácil, melhorando a qualidade de vida desta criança.

Diminuição no número de crises

alergia-em-crianca-1140x760

Foto: BLOG

Outro dos benefícios da natação para a saúde que se tornam visíveis às crianças que praticam o esporte é a diminuição no número de crises.

É comum que os episódios sejam mais espaçados, reduzindo os números de internações necessárias em caso de crises graves e, com isso, a criança se vê obrigada a faltar menos na escola ou interromper outras atividades por causa da asma.

Melhora da respiração

1516030122.019769

Foto: NAUTILUS

Para as crianças que sofrem com bronquite, respirar fica muito difícil por causa da inflamação nos brônquios, o que dificulta a troca gasosa. Por isso, um dos benefícios da natação para a saúde das crianças que sofrem com essa doença é, justamente, melhorar essa troca gasosa e, assim, a respiração.

Isso acontece porque a natação aumenta o fluxo de ar e expande a caixa torácica das crianças, tornando mais eficientes as trocas gasosas, efeito do alongamento dos músculos intercostais, aqueles que abrem e fecham as costelas constantemente.

Controle das crises de bronquite

A bronquite, assim como a asma, é uma doença alérgica que não tem cura. O que pode ser feito para garantir uma vida normal às crianças que sofrem com ela é o tratamento. E, aqui, a natação é uma grande aliada, já que mantém as crises de bronquite completamente sob controle.

Aliás, os benefícios da natação para a saúde das crianças com bronquite é tamanho que muitas delas costumam pensar que a doença desapareceu, já que não tem mais crises e conseguem mantê-la sob controle.

Fortalece a respiração e mantém as narinas úmidas

natacao

Foto: CORUJICES

O simples ato de nadar já pode trazer enormes benefícios para a saúde das crianças alérgicas. Isso porque, enquanto se exercitando, a resistência provocada pela água exige que a respiração seja mais forte, fazendo com os que os pulmões e toda a musculatura responsável pelas trocas gasosas trabalhem mais fortemente.

Esse fortalecimento traz benefícios tanto para os asmáticos, que conseguem expirar mais facilmente, já que seus músculos estão fortalecidos, como para crianças com bronquite, já que a troca gasosa de forma mais efetiva.

Além disso, outros dos benefícios da natação para a saúde é umedecer as narinas das crianças que sofrem destas alergias. Normalmente, elas são bastante secas, o que por si só já pode dificultar a respiração e favorecer a ocorrência de crises.

Controla os sintomas de rinite e sinusite

espirro

Foto: HAKIMA

Em geral, as crianças que sofrem com bronquite ou asma costumam ter, também, rinite ou sinusite, enfermidades alérgicas que causam grande desconforto e podem levar inclusive à piora do quadro de saúde.

Por isso, crianças que sofram destas doenças e que façam natação regularmente podem perceber, já em pouco tempo, uma melhora considerável nos sintomas das doenças, assim como a queda nas crises provocadas por elas.

No caso da sinusite, por exemplo, a natação alivia alguns dos sintomas comuns na sinusite, como dores de cabeça, no ouvido, no rosto, perda de olfato ou febre, porque ela obriga o individuo a respirar com mais força.

Aumenta a umidade do ar

natacao-para-bebes-infantil-bebe15

Foto: EU NADO

Para as crianças que sofrem com alergias, independente de quais sejam, o ar muito seco e carregado de poluentes, a que somos obrigados a conviver diariamente, é um verdadeiro veneno, além de um fator que aumenta muito as crises alérgicas.

Por isso, para esses pacientes, a natação pode trazer benefícios à sua saúde, pois o esporte propicia maior umidade do ar que chega às narinas, diminuindo as chances de que ocorram quadros alérgicos frequentes.

Melhoria da qualidade da respiração

Para crianças que sofrem de bronquite e asma, saber respiração de forma correta é uma das maiores dificuldades. Quando estão em crise, a respiração é doída, difícil, entrecortada. Tanto que parece até que não vão conseguir respirar.

Sendo assim, um dos benefícios da natação para a saúde é, justamente, melhorar a qualidade da respiração, já que o esporte ajuda a expandir a caixa torácica quando exercita o movimento das costelas e dos músculos.

Além disso, a natação estimula que a respiração seja mais profunda, tornando os movimentos de inspiração e expiração maiores e mais longos, garantindo aquele alívio que as crianças que sofrem com essas doenças tanto precisam, mesmo quando não estão tendo um episódio de crise.

Melhora do sistema cardiorrespiratório

Nadar regularmente melhora também o sistema cardiorrespiratório das crianças que sofrem de alergias. Isso significa que os tecidos dessa parte do organismo são melhor oxigenados, sua musculatura cardíaca se movimenta melhor e as trocas gasosas entre os vasos e os alvéolos, um dos grandes problemas principalmente entre aquelas que sofrem de bronquite, fiquem mais eficientes.

Além disso, nadar é um ótimo exercício para a mente. Ela relaxa a mente, diminui o estresse e a ansiedade das crianças, garantindo que elas fiquem mais calmas, durmam melhor e se concentrem em suas atividades do dia a dia.

Gostou dessa informação? Temos muito mais em nosso Facebook! Curta nossa página!

Confira outros conteúdos:

6 benefícios da babosa que vão além do tratamento capilares 

O Segredo da Longevidade 

Benefícios do Kefir para sua saúde 

Benefícios da natação para a saúde da criança alérgica
Classifique

Nenhum comentário para "Benefícios da natação para a saúde da criança alérgica"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *