Poucas pessoas conhecem os benefícios do amendoim para a saúde, que é um tipo de castanha bastante conhecido entre nós no Brasil.
O amendoim pertence à família das leguminosas, e estão relacionadas ao feijão, lentilhas e soja.
Raramente são consumidos em sua forma in natura. Em vez disso, é comum encontrar amendoins torrados ou salgado, ou em forma de receitas, como a pasta de amendoim.
Provavelmente você já deve incluir o amendoim na sua dieta, e se não, vamos mostrar 5 benefícios do amendoim para a saúde, que com certeza irão lhe convencer.
Amendoins são ricos em proteínas e de gorduras saudáveis, além de vários outros nutrientes. Vamos conhecer então seus benefícios?

  1. É rico em vitaminas e minerais

benefícios do amendoim para a saúde
Começando a lista dos benefícios do amendoim para a saúde, vamos explicar mais sobre as vitaminas e minerais presentes no alimento. As seguintes vitaminas e minerais são encontradas em quantidades elevadas no amendoim são:

  • Biotina: O amendoim é uma das fontes mais ricas em biotina, que é excelente para a saúde dos cabelos, unhas e pele.
  • Cobre: Este mineral é muito importante para a saúde do coração.
  • Niacina: Também conhecida como vitamina B3, a niacina tem vários benefícios, entre eles a redução do risco de doenças cardíacas.
  • Folato: Conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico, o folato tem funções essenciais, principalmente na gravidez.
  • Vitamina E: Esta vitamina é um poderoso antioxidante, encontrado também em outros alimentos oleaginosos.

dieta_hcg

  • Tiamina: Uma das vitaminas do complexo B, conhecida como vitamina B1. Ajuda o corpo a converter carboidratos em energia, sendo essencial para o funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.
  • Fósforo: O amendoim é uma ótima fonte de fósforo, um mineral que possui papel fundamental no crescimento e manutenção dos tecidos corporais.
  • Magnésio: Mineral com diversas funções importantes, o magnésio também ajuda a proteger contra doenças cardíacas.
  1. Amendoim ajuda a prevenir diabetes tipo 2

benefícios do amendoim para a saúde
Continuando os benefícios do amendoim para a saúde, este alimento é um grande aliado para a prevenção da diabetes tipo 2, o tipo de diabetes mais comum entre adultos.
Caracterizada por baixa sensibilidade à insulina ou baixa secreção, é um tipo de diabetes que é possível de reverter, mas a melhor coisa a se fazer é prevenir em primeiro lugar.
A maneira como o amendoim ajuda é pelo seu baixo teor de carboidratos e açúcar, mas também devido à presença de manganês.
O manganês promove o metabolismo de gorduras e carboidratos, permitindo que mais glicose entre nas células musculares e hepáticas, o que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Estas são as condições ideais para manter a sensibilidade à insulina estável.

  1. Ajuda na memória

benefícios do amendoim para a saúde
Nos contos de fada, é sempre dito que os elefantes têm ótima memória. Além disso, é comum falar que tal pessoa tem “memória de elefante”.
E os elefantes amam amendoim. Bem, embora isso tenda a aparecer exagerado e coisa somente dos contos de fada, mas amendoins são bons para a memória.
Acredita-se que isso se deva à presença de niacina e do resveratrol, o que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e também possui fortes capacidades antioxidantes.

  1. Ajuda na perda de peso

benefícios do amendoim para a saúde
Embora os amendoins possam ser um pouco calóricos, a boa notícia é que, seu consumo moderado pode ajudar na promoção de perda de peso. Como? O amendoim é rico em proteína e fibra, e ambos os nutrientes ajudam na saciedade.
Além disso, o consumo de amendoins pode ajudar também a matar o desejo por doces. E por conter gorduras boas, é um ótimo aliado para manter a saúde em dia.

  1. Ajuda a reduzir o risco de AVC

benefícios do amendoim para a saúde
Os amendoins contêm propriedades que ajudam a prevenir o AVC. Isto é por causa da presença de resveratrol, um composto também encontrando no vinho tinto e nas uvas.
O resveratrol ajuda a prevenir danos causados pela angiotensina, um hormônio cuja a substancia pode ajudar na contração dos vasos sanguíneos, que aumenta o risco de AVC.
Ao mesmo tempo, o amendoim ajuda a aumentar os níveis de óxido nítrico, ajudando os vasos sanguíneos a relaxarem e dilatarem com maior facilidade.
Viu só como os amendoins possuem tantos benefícios? Diga nos comentários como você utiliza os amendoins para que mais pessoas também possam ter ideias!
Veja também:
Benefícios do Kiwi: Conheça os 13 melhores!
Bepantol: Dicas Para Usar A Pomada Poderosa E Versátil
Alimentação Vegana: Como Iniciar Esse Estilo de Vida

Você pode gostar

Suplementos Vitamínicos Na Dieta HCG (atualizado)

Suplementos Vitamínicos na Dieta HCG te ajudam para que sua dieta seja…

Cardápio Completo da Dieta hCG (gratuito)

Cardápio gratuito para 13 dias com café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para realização do protocolo da dieta hCG.

Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?

O período da gravidez e da amamentação sempre foram cercadas de mitos.…

Lactante Pode Comer Abacate?

Lactante Pode Comer Abacate? Se durante a gravidez devemos ter bastante cuidado…