Poucas pessoas conhecem os benefícios do amendoim para a saúde, que é um tipo de castanha bastante conhecido entre nós no Brasil.

O amendoim pertence à família das leguminosas, e estão relacionadas ao feijão, lentilhas e soja.

Raramente são consumidos em sua forma in natura. Em vez disso, é comum encontrar amendoins torrados ou salgado, ou em forma de receitas, como a pasta de amendoim.

Provavelmente você já deve incluir o amendoim na sua dieta, e se não, vamos mostrar 5 benefícios do amendoim para a saúde, que com certeza irão lhe convencer.

Amendoins são ricos em proteínas e de gorduras saudáveis, além de vários outros nutrientes. Vamos conhecer então seus benefícios?

  1. É rico em vitaminas e minerais

    amendoim

    Foto: PEXELS

Começando a lista dos benefícios do amendoim para a saúde, vamos explicar mais sobre as vitaminas e minerais presentes no alimento. As seguintes vitaminas e minerais são encontradas em quantidades elevadas no amendoim são:

  • Biotina: O amendoim é uma das fontes mais ricas em biotina, que é excelente para a saúde dos cabelos, unhas e pele.
  • Cobre: Este mineral é muito importante para a saúde do coração.
  • Niacina: Também conhecida como vitamina B3, a niacina tem vários benefícios, entre eles a redução do risco de doenças cardíacas.
  • Folato: Conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico, o folato tem funções essenciais, principalmente na gravidez.
  • Vitamina E: Esta vitamina é um poderoso antioxidante, encontrado também em outros alimentos oleaginosos.
  • Tiamina: Uma das vitaminas do complexo B, conhecida como vitamina B1. Ajuda o corpo a converter carboidratos em energia, sendo essencial para o funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.
  • Fósforo: O amendoim é uma ótima fonte de fósforo, um mineral que possui papel fundamental no crescimento e manutenção dos tecidos corporais.
  • Magnésio: Mineral com diversas funções importantes, o magnésio também ajuda a proteger contra doenças cardíacas.
  1. Amendoim ajuda a prevenir diabetes tipo 2

    amendoim 2

    Foto: PEXELS

Continuando os benefícios do amendoim para a saúde, este alimento é um grande aliado para a prevenção da diabetes tipo 2, o tipo de diabetes mais comum entre adultos.

Caracterizada por baixa sensibilidade à insulina ou baixa secreção, é um tipo de diabetes que é possível de reverter, mas a melhor coisa a se fazer é prevenir em primeiro lugar.

A maneira como o amendoim ajuda é pelo seu baixo teor de carboidratos e açúcar, mas também devido à presença de manganês.

O manganês promove o metabolismo de gorduras e carboidratos, permitindo que mais glicose entre nas células musculares e hepáticas, o que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Estas são as condições ideais para manter a sensibilidade à insulina estável.

  1. Ajuda na memória

    woman scratching head thinking daydreaming about something

    Foto: CLAUDIA

Nos contos de fada, é sempre dito que os elefantes têm ótima memória. Além disso, é comum falar que tal pessoa tem “memória de elefante”.

E os elefantes amam amendoim. Bem, embora isso tenda a aparecer exagerado e coisa somente dos contos de fada, mas amendoins são bons para a memória.

Acredita-se que isso se deva à presença de niacina e do resveratrol, o que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e também possui fortes capacidades antioxidantes.

  1. Ajuda na perda de peso

    Slim girl with centimeter on white

    Foto: BOA FORMA

Embora os amendoins possam ser um pouco calóricos, a boa notícia é que, seu consumo moderado pode ajudar na promoção de perda de peso. Como? O amendoim é rico em proteína e fibra, e ambos os nutrientes ajudam na saciedade.

Além disso, o consumo de amendoins pode ajudar também a matar o desejo por doces. E por conter gorduras boas, é um ótimo aliado para manter a saúde em dia.

  1. Ajuda a reduzir o risco de AVC

    amendoim 5

    Foto: LEANDRO

Os amendoins contêm propriedades que ajudam a prevenir o AVC. Isto é por causa da presença de resveratrol, um composto também encontrando no vinho tinto e nas uvas.

O resveratrol ajuda a prevenir danos causados pela angiotensina, um hormônio cuja a substancia pode ajudar na contração dos vasos sanguíneos, que aumenta o risco de AVC.

Ao mesmo tempo, o amendoim ajuda a aumentar os níveis de óxido nítrico, ajudando os vasos sanguíneos a relaxarem e dilatarem com maior facilidade.

Viu só como os amendoins possuem tantos benefícios? Diga nos comentários como você utiliza os amendoins para que mais pessoas também possam ter ideias!

Veja também:

Benefícios do Kiwi: Conheça os 13 melhores!

Bepantol: Dicas Para Usar A Pomada Poderosa E Versátil

Alimentação Vegana: Como Iniciar Esse Estilo de Vida

Conheça 5 incríveis benefícios do amendoim para a saúde
Classifique

Um comentário para "Conheça 5 incríveis benefícios do amendoim para a saúde"

  1. SILVANA OLIVEIRA SILVA disse:

    o amendoim é muito bom para a dieta mesmo, faço uso no smooth com banana prata, aveia, chia, linhaça e pasta de amendoim ou substituo a janta com banana prata amassada com aveia e pasta de amendoim, podem aposta sacia e é uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *