Um dos alimentos mais poderosos que temos disponível é o gengibre. Essa especiaria é rica em nutrientes, além de ser um alimento natural e versátil, podendo ser usado em praticamente. Por isso, neste artigo vamos descobrir os benefícios do gengibre e conhecer o seu sabor que nos ajuda a respirar melhor.

O gengibre, nome popular de uma raiz tuberculosa oriunda da Ásia, se destaca pelo seu sabor picante e, dependendo da sua variedade, pode possuir uma coloração amarela, vermelha ou branca em um envoltório castanho. Quando jovens, os rizomas são carnudos e suculentos, diferentes dos adultos que são fibrosos.

Ele foi introduzido no México e nas Américas pelos espanhóis, que queriam que a especiaria se tornasse mais acessível, já que ela era muito consumida pelos povos europeus e vendida por um valor muito alto.

Muito utilizado na culinária até hoje, já se sabe que ele não se trata apenas de um simples tempero. Essa raiz contém várias substâncias repletas de propriedades medicinais que atuam no organismo mesmo que em pequenas quantidades. Vamos conhecer mais sobre os benefícios do gengibre?

Quais são as propriedades do gengibre?

Gengibre 1

Foto: PEXELS

Os benefícios do gengibre para a saúde são consequências das propriedades contidas no alimento que é rico em nutrientes. Gengibre é o nome popular de uma planta chamada rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo. Seu nome cientifico é Zingiber officinale, e sua cor pode variar entre amarelo, branco e vermelho, dependendo da variedade.

Possui diversos benefícios terapêuticos, como a ação bactericida, fungicida, antioxidante, anti-inflamatório e antisséptico. Atua no combate também de diversas doenças, como náuseas, dores de garganta e na prevenção de gastrite e ulceras.

O toque cítrico e picante dos óleos presentes no gengibre, por exemplo, é ótimo para abrir as vias aéreas. Além disso, o gengibre possui uma grande capacidade expectorante, uma vez que o consumo da raiz ajuda a amolecer o catarro, abrindo assim os brônquios e promovendo a expulsão das fleumas.

Suas propriedades antissépticas e antibacterianas também auxiliam no combate de doenças infecciosas que se desenvolvem nas vias aéreas. Outra propriedade importante do gengibre é a termogênica, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo, promovendo então a queima de gorduras e proporcionando uma maior excreção de toxinas pelo corpo.

Como posso utilizá-lo?

Existem maneiras simples de incluir a ingestão do gengibre no seu dia a dia. Os benefícios do gengibre são encontrados em suas diversas formas, como o produto em natura, em conserva, cápsula ou em pó.

O mais recomendado é a utilização da sua forma em natura, e na hora de comprar, pegue aquelas com a casca mais lisa e sem furinhos, e fique longe daquelas que apresentarem mofo ou estiverem murchas.

Na preparação de um chá, indica-se o uso de uma colher de gengibre picado para um litro de água. É necessário ferver essa mistura por um período de 10 minutos e após pronto e já frio você deve tomar várias vezes ao longo do dia.

Acrescentado pedacinhos de gengibre a sucos e vitaminas, sem a adição de açúcar, você pode consumi-los preferencialmente na parte da manhã. O Gengibre encapsulado, vendidos em farmácias de manipulação, deve ser ingerido cerca de duas vezes ao dia, logo após as refeições.

Acrescentando lascas de gengibre a alguns pratos, sopas, cremes, saladas, você pode conseguir um sabor mais sofisticado e ainda torná-los mais saudáveis.

Conheça e se surpreenda com os 6 melhores benefícios do gengibre

O gengibre é rico em uma substancia chamada gingerol, que possui todas essas propriedades que citamos acima. Além disso, é rico em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Todas essas propriedades trazem os benefícios abaixo.

1. É um ótimo remédio natural para náuseas

O uso de pequenas quantidades de gengibre pode ter um ótimo efeito sobre as náuseas. Um estudo comprovou que consumir gengibre diminui a gravidade e a quantidade de vômitos em mulheres grávidas.

Outro estudo demonstrou que pacientes em tratamento contra o câncer utilizaram-se dos benefícios do gengibre para amezinhar as náuseas decorrentes da quimioterapia.

2. Ajuda a controlar a diabetes

De acordo com o resultado de um estudo realizado no ano de 2015, é provável que o gengibre possua potentes propriedades antidiabéticas. A ingestão diária de 2g de gengibre em pó, por 41 pacientes portadores da diabete tipo 2, reduziu claramente os níveis de açúcar no sangue desses pacientes.

3. Ajuda no emagrecimento

Sendo um alimento termogênico, o gengibre torna-se um grande aliado das pessoas que estão buscando perder peso. Ao aumentar a temperatura corporal, ele facilita a perda de gordura e das toxinas que estão no nosso corpo. Mas os benefícios do gengibre para o emagrecimento ainda contemplam outro aspecto.

Ao regular o sistema digestivo, fazendo com que o bolo alimentar se movimente ao longo do estômago e dos intestinos, ele contribui para o emagrecimento, uma vez que é necessário o bom funcionamento do trato gastrointestinal para a perda de peso.

4. É um ótimo anti-inflamatório

Processos inflamatórios vêm sendo tratados há séculos com o uso do gengibre. Os principais princípios ativos do gengibre, os gingeróis, são eficazes anti-inflamatórios. Pessoas portadoras de artrite e osteoartrite reportam uma diminuição das dores decorrentes dessas doenças após um consumo regular do gengibre.

5. Alivia dores musculares

gengibre 8

Foto: PINTEREST

Conforme os resultados de uma pesquisa divulgada no The Journal of Pain, o consumo diário de gengibre pode aliviar as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos.

Logo, o consumo diário de gengibre pode ser uma forma natural e alternativa de combater as dores musculares causadas pelos treinamentos em academias.

6. Pode ajudar no combate ao câncer

gengibre 9

Foto: SBT

Em um estudo realizado na Universidade de Minnesota, cientistas puderam comprovar que os gingeróis, substâncias presentes no gengibre, podem inibir o crescimento das células cancerígenas do câncer colorretal em humanos. Outros dois estudos indicam ainda que os gingeróis atuam na morte das células do câncer de ovário e diminui drasticamente a progressão do câncer de próstata.

Cuidados e contraindicações do gengibre

gengibre 10

Foto: TESTE 2

O fato de o gengibre ser um produto natural não o impede de trazer riscos à saúde se usado de forma indiscriminada. Para garantir a ingestão correta desse alimento e usufruir de todos os benefícios do gengibre é necessário seguir algumas orientações.

Pessoas que fazem usos de medicamentos controlados, gestantes e portadores de distúrbios hemorrágicos, devem procurar um médico antes de antes de iniciar o uso do gengibre.

Raramente o uso do gengibre gera efeitos colaterais. O consumo em excesso também pode causar outros efeitos colaterais, como provocar vômitos, enjoo, diarreia, irritação no estomago e gastrite. Lembre-se que nada em excesso faz bem.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe com amigos e familiares para que mais pessoas possam conhecer os benefícios incríveis do gengibre!

Veja também:

Pilates emagrece! Saiba como

Chá De Hibisco Funciona Mesmo? Descubra Aqui!

Chá de sene emagrece mesmo? Descubra a resposta aqui

Benefícios do Gengibre – Sabor que faz respirar melhor
5 (100%) 1 vote

2 comentários para "Benefícios do Gengibre – Sabor que faz respirar melhor"

  1. Raquel disse:

    Posso usar na dieta HCG?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat