O ácido graxo ômega 3 é um dos mais importantes para a nossa saúde. Ele possui diversos benefícios, e neste artigo vamos mostrar todos os benefícios do ômega 3 para a saúde. Encontrado principalmente em peixes, é um dos nutrientes mais estudados pela ciência, que mostram os seus benefícios.

Para se ter uma ideia, já foi comprovado que o ômega 3: ajuda a baixar a pressão arterial, reduzir triglicerídeos, reduz a chance de problemas cardíacos e também de derrame.

Para aproveitar todos os benefícios do ômega 3 para a saúde, é recomendado a ingestão de peixe por pelo menos duas vezes por semana. Salmão, cavala, sardinha e atum são alguns dos principais peixes ricos em ômega 3.

Vamos conhecer mais sobre os benefícios do ômega 3 para a saúde?

  1. Ômega 3 é importante para o desenvolvimento de crianças e bebês

Um dos grandes benefícios do ômega 3 para a saúde é no desenvolvimento do cérebro de crianças e bebês. Ainda no útero, estes benefícios são aproveitados. Estudos apontam que crianças com QI mais elevado tem associação com o consumo de ômega 3, por parte da mãe ainda na gravidez.

Outro estudo com quinhentas crianças descobriu que aquelas que apresentaram baixo teor de ômega 3 no organismo apresentaram mais dificuldade para ler. Isso mostra o quanto o ômega é importante, tanto na infância quanto na fase adulta.

  1. Ajuda a combater a depressão e ansiedade

    omega 3 2

    Foto: ENERGIA

A depressão é um dos transtornos mais comuns no mundo. Seus sintomas incluem tristeza excessiva, letargia e perda geral de interesse, até mesmo por coisa que gostamos.

Já a ansiedade é um distúrbio, muito comum, caracterizado por preocupação e nervosismo excessivo. Muitas vezes é seguido por palpitações e suor excessivo.

Ambas exigem total atenção e precisam ser tratadas imediatamente. E um estudo mostrou que pessoas que consomem ômega 3 possuem menor probabilidade de ter depressão. Além disso, os três tipos de ácidos graxos ômega 3 (ALA, EPA e DHA) são efetivos no combate a ansiedade, principalmente o EPA.

O EPA (ácido eicosapentaenoico) possui importante função anti-inflamatória, e é tão eficaz contra a depressão quanto o Prozac, um antidepressivo.

  1. Melhora a saúde dos olhos

    omega 3 3

    Foto: MEG-3

Já o tipo de ômega 3, o DHA, é um importante componente estrutural do cérebro e da retina ocular. Se o corpo apresentar deficiência de DHA, problemas de visão podem surgir.

E também, o ômega 3 pode reduzir e degeneração macular, uma das principais causas mundiais de dano ocular permanente e cegueira.

  1. Ajuda prevenir o câncer de mama

    omega 3 4

    Foto: SBEM

Seguindo sobre os benefícios do ômega 3 para a saúde, você sabia que ele pode ajudar na prevenção do câncer de mama? Pesquisas em países asiáticos, onde frutos do mar são consumidos quase que diariamente, mostram as menores taxas de câncer de mama entre a população.

Os cientistas que trabalham especificamente no campo do câncer de mama há muito recomendam a adição de ômega 3 na alimentação. Embora nem todos os estudos mostrem os mesmos resultados positivos.

  1. Reduz os sintomas de TDAH em crianças

    School child.

    Foto: BEBÊ

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade

Vários estudos descobriram que as crianças com TDAH têm níveis sanguíneos mais baixos de ácidos graxos ômega-3, em comparação com outras crianças saudáveis.

Além do mais, numerosos estudos descobriram que os suplementos de ômega-3 podem realmente reduzir os sintomas do TDAH.

Omega-3s ajudam a melhorar a desatenção e a capacidade de completar tarefas. Também diminuem a hiperatividade, a impulsividade, a inquietação e a agressão.

Se você não inclui o ômega 3 na sua alimentação, já está mais do que na hora de incluir. Viu só como os benefícios do ômega 3 para a saúde são tanto para adultos quanto para crianças?

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios do ômega 3 para a saúde!

Veja também:

7 doenças causadas pela obesidade que afetam mais o sexo feminino

Porque não devemos usar qualquer ômega 3? Use óleo de Krill.

Conheça 7 benefícios do óleo de coco – Sensacional

Conheça os benefícios do ômega 3 para a saúde
Classifique

Nenhum comentário para "Conheça os benefícios do ômega 3 para a saúde"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *