Durante muito tempo o ovo foi considerado um vilão da saúde. Mas hoje já se sabe que ele tem muitas propriedades do bem. Porém, muitos ainda não conhecem os benefícios do ovo.

De todos os alimentos benéficos para nós serem humanos, o ovo perde apenas para o leite materno.

Te convido então a conhecer os benefícios do ovo para saúde e ganhar mais um grande aliado para aumentar a sua qualidade de vida. Confira e quebre seus paradigmas!

Confira os benefícios do ovo:

  1. Contém proteínas de alto valor biológico

Não é a toa que atletas ou quem passa a treinar na academia, não deixa faltar ovo no seu cardápio diário. O ovo possui proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contém todos os aminoácidos que seu organismo não é capaz de produzir e que são necessários para:

  • Construção e reparação muscular;
  • Manutenção da saúde da pele, cabelos e unas e de todos os tecidos do corpo;
  • Fortalecimento muscular.

As proteínas de alto valor biológico são mais bem absorvidas pelo organismo e, portanto seu consumo traz melhores resultados.

  1. Mantém a saúde cerebral

Quem é mãe ou pretende ser, acaba aprendendo sobre a importância que o ovo tem para o bom desenvolvimento do feto.

Sim! O consumo regular do ovo na gestação é importante, principalmente pela quantidade de colina, uma vitamina do complexo B que possui.

A vitamina B irá atuar no sistema nervoso, fazendo com que a função neurológica do feto se desenvolva de maneira perfeita. E mais! A colina também melhora a performance durante a atividade física e ajuda a manter bons níveis de colesterol.

Mas não são só as gestantes que podem se beneficiar desta recomendação, qualquer pessoa que deseja ter uma alimentação saudável e boa memória deve incluir o consumo do ovo em sua rotina.

  1. É fonte de vitamina D

A vitamina D é essencial para a adequada absorção de cálcio, e o cálcio por sua vez é importante para a saúde óssea.

Além disso, estudos já comprovaram os benefícios do cálcio para o emagrecimento. Isso se explica no fato de que a maioria dos alimentos fonte de cálcio é rica em proteína. E proteína traz saciedade, e em conjunto com a gordura presente no ovo ajuda a você a não exagerar nas refeições.

Pensando nisso, entre os benefícios do ovo para saúde está a oferta de vitamina, que ajuda na produção de importantes hormônios, no fortalecimento dos ossos, no emagrecimento, na prevenção do diabetes, no ganho de força muscular e no equilíbrio do seu organismo como um todo aumentando a sua qualidade de vida.

  1. Rico em minerais

No ovo você encontra muitos minerais que potencializam os benefícios do ovo para saúde. Entre eles estão:

  • Zinco: Aumenta a imunidade;
  • Ferro: Auxilia na formação de glóbulos vermelhos prevenindo a anemia;
  • Cálcio: Que como já dissemos aqui fortalece toda a parte óssea e auxilia no emagrecimento;
  • Iodo: Contribui para a regulação dos hormônios da tireoide. Com os hormônios da tireoide funcionando bem, o seu metabolismo funciona melhor;
  • Selênio: Em conjunto com a vitamina E mantém a saúde celular, evitando o envelhecimento precoce e aumentando a sua resistência contra diversos tipos de doenças.

Ovo aumenta o colesterol? Desvendando um mito

Muitas pessoas mesmo nos dias atuais em que os benefícios do ovo para saúde foram comprovados através de muitas pesquisas ainda têm dúvidas se o ovo aumenta ou não o colesterol.

A resposta é não! O consumo regular do ovo comprovadamente não aumenta o colesterol. O que aumenta o colesterol é uma alimentação rica em gorduras saturadas, presente principalmente em alimentos industrializados como:

  • Biscoitos recheados;
  • Salgadinhos;
  • Fast food;
  • Alimentos congelados prontos para o consumo;
  • Gordura vegetal hidrogenada, como a que está presente nas margarinas e outros.

Além então das suas escolhas alimentares, outro fator que interfere no aumento do colesterol ruim (LDL) é a forma de preparação dos alimentos, e isto vale para o ovo também. As melhores formas de preparo para que você aproveite os benefícios do ovo para saúde são:

  • Cozido;
  • Mexido;

No caso, a forma de preparo menos recomendada é frito, pois ao frita-lo você utiliza gordura o que contribui para o aumento do colesterol total.

  1. Protetor do coração

Entre as funções da colina, vitamina do complexo B presente no ovo está a sua ação anti-inflamatória. O que ajuda a reduzir os níveis de homocisteína. A homocisteína é um aminoácido tóxico para a corrente sanguínea.

É aí que entra então a colina, os minerais e o Ômega 3, presente no ovo reduzindo este aminoácido na corrente sanguínea. Isso faz com que reduzam as chances de ataques cardíacos e até mesmo de derrames cerebrais.

  1. Previne problemas de visão

Por ser fonte de luteína e cantaxantina, o consumo regular do ovo, ajuda você a ter uma ótima visão!

Ovo: De vilão a mocinho, mas quanto consumir?

Como você pode ver os benefícios do ovo para saúde são muitos, mas qual será a quantidade ideal a consumir?

Nós explicamos! As quantidades a serem consumidas deste ou qualquer outro alimento devem ser calculadas de acordo com suas necessidades nutricionais, de maneira individualizada, por um nutricionista.

No entanto, de forma geral estudos indicam que qualquer pessoa saudável pode consumir até 1 ovo por dia, sem risco nenhum à saúde.

E então? Você gostou de conhecer os benefícios do ovo para saúde? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Aproveite para compartilhar conosco quantos ovos você consume por dia e lembre-se da importância de manter bons hábitos alimentares aliados a prática de atividade física, para viver uma vida com qualidade.

Até a próxima.

LovLud

Conheça os maiores benefícios do ovo para saúde
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