Com uma aparência que lembra a coalhada e até mesmo o iogurte, o kefir é um alimento que surge a partir da fermentação de micro-organismos que são benéficos, assim, gera diversas vantagens para a sua saúde e ainda pode ser cultivado em casa.
Essa bebida fermentada conta com substâncias que agem como antibiótico natural, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a flora natural, além de outros benefícios. Isso porque ele é classificado como simbiótico, ou seja, combina probióticos e prebióticos.
Uma das coisas mais legais sobre ele, é que não é comercializado, mas compartilhado. Você precisa encontrar alguém que tenha os grãos, para, depois, cultivá-los. Além disso, é possível encontrar duas variedades diferentes: uma de água e outra de leite.
Benefícios do kefir
- Fortalece o sistema imunológico;
- Regula a pressão alta;
- Combate o colesterol alto;
- Ajuda a emagrecer;
- Combate alergias;
- É rico em proteínas;
- Regula a flora intestinal;
- Facilita a digestão.
Como fazer
Kefir de água
É preciso colocar o grão com água e um pouco de açúcar em um pote de vidro. Depois, é preciso tampar o recipiente com um pano vazado e aguardar entre 2 e 3 dias para que a substância fermente. A última etapa consiste em coar líquido.
Kefir de leite
O preparo é semelhante a opção anterior, a diferença é que aqui a água é substituída por um leite de sua preferência e não é preciso utilizar açúcar.
Veja Tembém:
Dicas Simples Para Perder Peso Mais Rápido Na Dieta DCG
Por Que Estão Nascendo Tantas Crianças Alérgicas?
Como consumir
O kefir pode ser consumido puro, combinado com frutas, saladas e até mesmo torradas. Além disso, é preciso ingerir uma grande quantidade de água para obter todos os seus benefícios. E não se esqueça: é importante consultar uma nutricionista para que ela te informe a quantidade diária adequada para você.
VEJA TAMBÉM:
Como Fazer Kefir em Poucos Passos