Você é daqueles que quando vê um pacote de biscoito recheado na gôndola do supermercado, não resiste me colocar no carrinho? A partir de hoje seus conceitos sobre este alimento, e possivelmente suas escolhas irão mudar, pois vai descobrir muita coisa sobre ele. Confira!

Biscoito recheado engorda?

Temos uma má notícia para você! Sim! O biscoito recheado engorda e quem comprova isso são os dados da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). A Pro teste realizou pesquisas durante muito tempo, com diversas marcas de biscoito como:

  • Passatempo;
  • Trakinas;
  • Piraquê;
  • Recreio;
  • Tostines;
  • Visconti;
  • Bono;
  • Guloso e outras.

O que as pesquisas revelaram foi que há uma grande quantidade de gordura trans, uma das piores vilãs da saúde em diversas marcas. Além desta, também foram encontradas grandes quantidades de gordura saturada e carboidratos simples, uma combinação que está longe de ser a ideal para quem quer se manter saudável.

Isso porque estes tipos de gordura presentes neste alimento favorecem:

  • O aumento do mau colesterol (LDL), levando ao aparecimento de doenças cardiovasculares e aumento do risco de AVC;
  • Acúmulo de gordura visceral, que é aquela gordura que se esconde por baixo dos tecidos do corpo, e é extremamente prejudicial ao organismo. Podendo comprometer a saúde do fígado e do pâncreas, resultando em diabetes tipo 2 e esteatose hepática (gordura no fígado).

Combinado então a estas gorduras, você tem o carboidratos simples que estão presentes em todos os alimentos a base de farinha branca. Estes alimentos, por serem pobres em fibras, acabam tendo a glicose absorvida rapidamente pela corrente sanguínea, elevando os níveis de glicemia e consequentemente de insulina.

Os resultados

Isso irá resultar em sobrecarga do pâncreas e em acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Além disso, pelo fato de ser pobre em fibras, o biscoito recheado colabora para a constipação e para o aumento da compulsão alimentar. Já que não oferece saciedade, levando ao ganho de peso.

E mais! O biscoito recheado conta com uma grande quantidade de sódio. E você já teve a oportunidade de acompanhar em nosso site, que o excesso deste mineral é altamente prejudicial à saúde, levando ao aumento da pressão arterial e retenção líquida.

Em pouco tempo de leitura, você percebeu quantos males um simples pacotinho de biscoito pode trazer à sua saúde? Quando falamos em males que este alimento pode trazer, não estamos atribuindo-os somente aos adultos, as crianças também podem sofrer com as consequências do consumo deste alimento. E não se iluda com embalagens dieta light, é tudo a mesma coisa.

biscoito recheado

FOTO REGISTRO: PEXELS

Biscoito recheado de calorias!

Para você que gosta de contar calorias, como forma de “controlar” o que come, saiba que um pacote de biscoito recheado pode chegar a 1000 calorias. O que representa metade do valor calórico total recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que são de 2000 calorias dia.

Agora, deixamos a pergunta:

“Será que vale a pena gastar 1000 calorias com um pacote de biscoito, rico em açúcares, gordura, sódio e carboidratos?”

Se a sua resposta foi não, está no caminho certo!

Biscoito recheado: Vicia mais que droga

Você já passou pela experiência de tentar comer um biscoito recheado e não conseguir controlar a vontade de comer mais e mais? Pois então, a explicação para isto pode estar em uma pesquisa americana desenvolvida por um professor de psicologia da Connecticut College.

Essa pesquisa concluiu que este alimento vicia tanto quanto a morfina e a cocaína. Isso porque assim como as drogas, o consumo deste alimento ativa determinados neurônios do cérebro, responsáveis pelo prazer. O que faz com que você queira mais e mais para ser remetido a esta sensação de prazer.

biscoito recheado

FOTO REGISTRO: PEXELS

Faça as escolhas certas

Se você curte um biscoitinho no lanche da tarde ou no caminho para o trabalho, saiba que nem tudo está perdido! Isso porque existem opções mais saudáveis para o seu dia-a-dia, que são os biscoitos integrais ricos em fibras.

As fibras presentes nestes biscoitos irão trazer saciedade, melhorar o funcionamento intestinal e até contribuir para redução de gordura, e consequentemente de peso.

Mas atenção! Mesmo que os biscoitos integrais sejam opções mais saudáveis, também devem ser consumidos com moderação, pois tudo que é em excesso é prejudicial ao organismo.

Para facilitar o seu dia-a-dia, trazendo muito mais saúde, separamos uma receita especial de biscoito integral caseiro. Confira!

Receita de biscoito integral caseiro

Ingredientes

  • ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 pitada de sal;
  • 40 gramas de margarina light;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 4 colheres (sopa) de água;
  • Fubá em quantidade suficiente para polvilhar.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a farinha integral, o óleo e o sal em um recipiente e misturar bem. Agora, com o auxílio das mãos vá trabalhando a massa em uma superfície limpa, até ficar bem homogênea e lisa.

Polvilhe o fubá na superfície e abra a massa com o auxílio de um rolo. Agora, corte a massa em quadradinhos, polvilhe mais fubá em um refratário e distribua os biscoitinhos.

É importante deixar um espaço entre eles. Leve-os ao microondas por 2 minutos em potência alta. Depois deste tempo, é só retirar do forno, deixar esfriar e saborear os eu biscoito saudável.

E então? Você gostou de conhecer mais sobre o biscoito recheado, e aprender que existem formas mais saudáveis de consumir este alimento?

Se sim, registre o seu comentário aqui e aproveite para compartilhar conosco do Balança Certa, alguma receita que você tenha de opções saudáveis de biscoito.

Abraços e até a próxima!

LovLud

Biscoito Recheado: O Que Está Por Trás Deste Produto Alimentício?
5 (100%) 3 votes

Nenhum comentário para "Biscoito Recheado: O Que Está Por Trás Deste Produto Alimentício?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat