Bodybuilding: uma nova modalidade esportiva que tem feito cada vez mais sucesso entre os amantes da boa forma. Aqui, você vai descobrir o que é o bodybuilding e assim com todas as informações, decidir se ele é o que você procura para mudar de vez seu estilo de vida.

Bodybuilding: O que é?

O Bodybuilding também conhecido como fisiculturismo, é literalmente a “construção” de um novo corpo através da combinação de exercícios físicos e uma dieta equilibrada às suas necessidades individuais.

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Bodybuilding: Como iniciar?

Antes de se tornar adepto do bodybuilding, é necessário que você busque orientação médica, nutricional e de um educador físico. Juntos, eles poderão traçar o melhor plano para que você alcance seus objetivos. Feito isso, é hora de focar em 3 pilares essenciais, que são:

Treino:

Onde os exercícios de musculação ganham destaque para ganho de massa magra e definição corporal.

Dieta:

Aqui o foco deve ser em uma dieta balanceada, pobre em gordura e rica em proteínas. Se você quer ganhar massa magra deve dar adeus às guloseimas, frituras, massas, pães e outros alimentos fonte de carboidratos simples.

A partir de agora, sua alimentação, deve ser rica em nutrientes. Como vitaminas e minerais, carboidratos complexos para obter a energia necessária para os treinos sem ganhar estoques de gordura. E fracionar as refeições de 6 a 7 refeições por dia, dependendo das suas necessidades;

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Adoção de bons hábitos:

Se você quer entrar de cabeça no bodybuilding e dar aquela forcinha para sua genética, deve estar ciente de que será necessário mudar seu estilo de vida para ter resultado. Com a adoção da prática regular de atividade física, boa alimentação, não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas, ter boas horas de descanso, no mínimo 8 horas por dia.

Assim os músculos que recebem o estímulo necessário com a atividade física, tenham tempo suficiente para se recuperar e assim você ganha massa com muito mais eficiência. A dieta precisa ser devidamente calculada, de acordo com suas necessidades. Pois quanto maior a carga de exercícios, maior será a necessidade calórica.

Os treinos

Tudo começa com os treinos, que é dividido em 3 etapas. São elas:

1ª etapa

Essa etapa é conhecida como etapa OFF, onde o objetivo e ganhar o máximo de massa muscular. Essa é a fase onde você deve ter definido um plano de exercícios para que os músculos sejam trabalhados ao máximo. Principalmente os da região do pescoço, braços, coxas, nádegas e os da parte superior das costas.

Para que você alcance estes objetivos, devem fazer parte da sua rotina, os treinos de agachamento e levantamento de peso. Estes exercícios devem ser feitos por 3 a 4 vezes na semana, com a programação de 1 dia de descanso.

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2ª etapa

Os fisiculturistas determinam esta etapa também como Pre contest. Isso porque ela é realizada faltando cerca de 16 semanas para as competições. A partir desta etapa o foco deve ser em treinos de musculação, onde se deve dar uma atenção especial aos músculos que você teve mais dificuldade para desenvolver.

Como irá saber disso? Através do acompanhamento do educador físico. Assim como na primeira etapa, esta também irá necessitar do período de descanso. Para que os músculos consigam se recuperar e se desenvolver adequadamente.

3ª etapa

Não só de músculos vive um adepto de bodybuilding, pois ele também precisa ter condicionamento físico para suportar a carga de treinos e ara competir. Por isso, nesta fase devem-se incluir os exercícios aeróbicos para que se queime todo excesso de gordura.

O ideal é fazer juntamente com os exercícios de musculação, pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos como esteira ou bicicleta.

Veja também: Saiba mais sobre a alimentação pré e pós-treino.

Considerações finais

Todos nós já viemos ao mundo “pré-moldados”, com uma carga genética que irá definir todas nossas características, inclusive de como será nosso corpo. Mas isso não quer dizer que não podemos modifica-la certo?

Sendo assim, o Bodybuilding é sem dúvida, uma oportunidade de não só darmos novas formas ao nosso corpo, mas em adotarmos um estilo de vida mais saudável.

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Tudo irá depender do seu foco, determinação e a consciência de que para atingir os objetivos não é necessário colocar sua saúde em risco com o uso de anabolizantes, por exemplo.

Um estilo de vida mais saudável deve ser conquistado gradativamente, para ser definitivo. Pense nisso e vá em frente!

Até a próxima!

LovLud

Bodybuilding: Adote um novo estilo de vida
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