Você sabia que estão usando o botox para aliviar bruxismo? Saiba os detalhes

Ranger os dentes de forma assustadora enquanto dorme, com tanta força que é até capaz de quebrar um deles, ou até acordar as pessoas que estão dormindo ao seu lado ou perto de você.
Essa é a realidade de quem sofre de bruxismo, um hábito que pode causar sérios prejuízos não apenas à saúde bucal, como também para a qualidade do sono, impactada por uma doença que pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Na busca de tratamento para esse costume, muitas técnicas foram anunciadas, algumas com pouco, outras com nenhum sucesso. Mas, dentre essas, uma medida vem ganhando bastante popularidade: o botox para aliviar bruxismo.
Sim, você não leu errado. A toxina botulínica não serve apenas para eliminar rugas e alterar aquelas linhas de expressão indesejadas. O botox para aliviar bruxismo vem ganhando popularidade.
Já tinha imaginado que é possível utilizar o botox para aliviar bruxismo? Ainda não? Então esse texto é para você. Aqui mostramos como isso é possível.

O que é o bruxismo?

botox para aliviar bruxismo

Antes de falarmos um pouco mais sobre como é possível utilizar o botox para aliviar bruxismo, cabe explicarmos o que é a doença e como ela pode comprometer a saúde e a qualidade de vida de quem sofre com ela.
O bruxismo é um hábito onde a pessoa pressiona ou range seus dentes durante o sono. Esses movimentos podem ou não produzir algum som, mas mesmo em silêncio provocam consequências muito sérias em que sofre desse problema.
Queixas como dores de cabeça, na mandíbula, dificuldade em mastigar, abrir ou fechar a boca e até bocejar são comuns entre os que sofrem de bruxismo, já que o movimento feito durante o sono acaba pressionando, e muito, a mandíbula.
Os problemas provocados pelo bruxismo vão muito além destas dores. Em algumas ocasiões, a pressão ou o ranger de dentes pode ser tão intenso que os dentes podem se quebrar ou trincar, além de prejudicar a mordida, deixando-a torta.
Por isso, é fundamental que a pessoa que sofra deste problema procure um dentista para fazer o diagnóstico correto do bruxismo e inicie o tratamento.

Causas do bruxismo

botox para aliviar bruxismo

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, o bruxismo não é uma enfermidade física, e sim um problema psicológico, e que pode afetar desde crianças até idosos. Nos mais jovens ou até mesmo nos adultos, se não tratado adequadamente, o bruxismo pode lhe acompanhar por toda a vida.
Uma dificuldade apontada por alguns para o tratamento eficaz deste problema é encontrar o causador desse costume tão prejudicial, já que nem sempre é possível identificar o gatilho que ocasionou o hábito.
Entretanto, mesmo sem identificar essa razão, os tratamentos já podem e devem ser iniciados, para prevenir as complicações ocasionadas com esse ranger de dentes involuntário. Dentre eles, pode ser administrado o botox para aliviar o bruxismo.

Botox para aliviar o bruxismo

botox para aliviar bruxismo

A toxina botulínica é famosa no mundo estético. Famosa e comum. Todos nós conhecemos alguém que já fez uso dela para combater rugas, amenizar linhas de expressão e atenuar o envelhecimento.
Porém, pesquisas indicaram que é possível utilizar o botox para aliviar bruxismo com muito sucesso sendo capaz, por exemplo, de aliviar as fortes dores de cabeça provocadas por esse hábito, além de diminuir também as dores na face e relaxar os músculos locais.
O botox para aliviar bruxismo é ministrado, nesse caso, por um cirurgião dentista, que faz a aplicação do produto em áreas específicas do rosto. Aqui, a toxina é aplicada nos músculos da mandíbula.

Como o botox age para aliviar o bruxismo

botox para aliviar bruxismo

Quando injetado no rosto, o botox é capaz de aliviar bruxismo porque age nos neurônios motores, impedindo que a musculatura da mandíbula se contraia, diminuindo a ocorrências dos episódios de bruxismo durante o sono.
O botox para aliviar bruxismo é eficaz mesmo quando há episódios capazes de desencadear o problema, como estresse, tensão ou alterações psíquicas, a mandíbula simplesmente não consegue se contrair a ponto de levar ao ranger ou pressão nos dentes.
Os resultados da aplicação de botox para aliviar o bruxismo já começam a ser percebidos rapidamente depois da primeira sessão. Em geral, essa melhora surge 48 horas depois da primeira injeção, com o pico de melhoria percebido em três semanas.
O botox para aliviar bruxismo permanece no organismo por até seis meses. Após esse período, é necessário realizar uma nova aplicação para manter o problema controlado.

O botox é capaz de curar o bruxismo?

botox para aliviar bruxismo

Infelizmente não. Embora eficaz na prevenção dos episódios, o botox consegue apenas aliviar o bruxismo. Entretanto, é importante deixar muito claro que inúmeras pesquisas já mostraram os efeitos benéficos do botox para aliviar bruxismo.
Isso porque a toxina paralisa a musculatura mandibular, dificultando as chances de crises durante a noite. É importante esclarecer, ainda, que essa aplicação não impede que a pessoa se alimente corretamente.
Isso porque o funcionamento da mandíbula não é paralisado por completo. O que o botox para aliviar bruxismo faz é dificultar a contração involuntária dos músculos da região.

Qualquer pessoa pode utilizar o botox para aliviar bruxismo?

botox para aliviar bruxismo

Sim. Não há impeditivos para que um paciente utilize o botox para aliviar bruxismo. Entretanto, a toxina deve ser aplicada apenas por dentistas que conheçam muito bem a anatomia do rosto.
Isso porque, quando mal administrado, o botox pode prejudicar ou até mesmo eliminar as expressões faciais e dificultar o movimento dos olhos, por exemplo, já que paralisa a musculatura da região.
Antes de usar o botox para aliviar bruxismo é importante ainda verificar se o paciente não possui qualquer tipo de alergia à toxina, o que poderia trazer algumas complicações depois da aplicação.
Entretanto, são pouquíssimas pessoas que tem esse tipo de intolerância, tornando o uso do botox para aliviar bruxismo uma técnica muito segura e com excelentes resultados.
Conhece alguém que range ou morde os dentes enquanto dorme? Fale sobre o botox para aliviar bruxismo. Você vai ajudar essa pessoa a ter sua qualidade de vida e até sua saúde de volta, já que seus dentes serão preservados.
Gostou das nossas dicas? Siga nosso Instagram para muito mais!
Leia também:
Batalha: Manteiga X Margaria
Por que estão nascendo tantas crianças alérgicas? 
Grávida pode tomar dipirona ou tem restrições? 

Deixar um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *