fbpx

Imagine poder remar uma canoa em um mar tranquilo, ao entardecer ou ao amanhecer, se exercitando enquanto aprecia a bela paisagem de um rio ou mesmo de centros de treinamento especializado.

Parece interessante, não é mesmo? Pois essa é a canoagem havaiana, um esporte que tem não apenas muito glamour como também é carregado de história e é excelente quando se trata de estimular a queima calórica e definir os músculos.

Além disso, remar permite que você relaxe a mente, contemple a natureza e comece ou termine seu dia de forma tranquila, gastando calorias e ficando livre para contemplar o que está ao seu redor.

Achou a proposta de praticar canoagem havaiana interessante, mas não conhece muito bem esse esporte? Então venha conosco. Preparamos um texto com pontos muito úteis para te ajudar a escolher a frequência com que vai praticar a canoagem e porque ela é o esporte certo para você.

Canoagem havaiana

343398_814132_dsc_1009_0

Foto: RIO SURF

A canoagem havaiana é uma modalidade esportiva onde o principal equipamento utilizado para sua prática é uma embarcação a remo, que possui um flutuador lateral. É esse flutuador que lhe dá estabilidade e permite que você vá levando a canoa para onde deseja.

Embora quando pensemos nesse esporte venha à nossa mente apenas um único tipo de canoa, aquele solitário, existem outras variações da embarcação, como o que comporta duplas de quatro lugares e canoas com espaço para seis pessoas.

Existem, ainda, os catamarãs, canoas de 12 lugares formada por duas canoas que comportam seis lugares, transformando a canoagem em um esporte de grupo.

Canoagem história

IMG-1151

Foto: SESTARO

A canoagem havaiana está amplamente inserida na história da Polinésia, onde é chamada de Va’a ou Waka.

Na região, esse esporte surgiu há mais de três mil anos, e eram utilizadas para locomoção dos polinésios, que iam para outras ilhas da região do Oceano Pacífico. Com elas, eles podiam explorar novas localidades, manter contato com outros povos e, ainda, se mudar caso fosse necessário.

É interessante notar que as canoas havaianas tem uma estrutura muito mais reforçada do que as feitas por outros povos da região, pois o mar do Hawaii é bastante agitado. Por isso, suas canoas tem curvatura de fundo envergada.

As canoas havaianas chegaram ao Brasil apenas muito mais tarde, só no final do ano 2000, aterrissando na cidade de Santos. A cidade, aliás, se tornou um dos polos principais destas canoas, englobando clubes e locais pensados especialmente para a prática desse esporte, que requer não apenas força física, mas também técnica.

Canoagem oceânica

a2eb7b_a9750ea091264b91afee8505b149dbfe_mv2

Foto: CANOA

Na canoagem oceânica, os atletas percorrem grandes distâncias, previamente combinadas, em mar aberto. O esporte é praticado em grupos e tem toda a estrutura para que os atletas que estejam no local não sofram acidentes.

Por ser um esporte com maior risco, a canoagem oceânica requer mais preparo e não pode ser praticada por crianças, já que é praticado em mar aberto, em uma área ampla e que não permite controle, como as piscinas.

Sobre a canoagem

canoa-havaiana-g3-20091009

Foto: SESTARO

A canoagem é um esporte muito flexível, pois pode ser praticado em diferentes lugares. É possível remar no mar, em lagoas ou nos rios que possuam condições de navegabilidade. Mas, para começar, é importante escolher um local controlado, onde você possa errar e aprender a se posicionar no equipamento.

Por isso, é importante que as primeiras aulas de canoagem sejam feitas em clubes ou núcleos de canoa, onde existem instrutores capacitados para ensinar aos alunos o que fazer para guiar o remo.

Tem medo de água ou quer se sentir mais seguro antes de remar em rios ou piscinas mais longas? Então, que tal procurar uma boa academia de musculação? Algumas delas, como as que oferecem aulas de CrossFit, permitem que seus alunos utilizem aparelhos que simulam o movimento da remada na canoa, exercitando um grupo específico de músculos.

Por exemplo, você sabia que, enquanto está em uma canoa, precisa girar seu troco e usar um lado do corpo de cada vez? Assim você conseguirá tonificar seus braços e simular em uma academia a realidade vivida na água, praticando a canoagem havaiana.

Iniciação à canoagem

Foto: SESTARO

Gostou da canoagem e quer praticar esse esporte? Então procure um clube de remo ou uma academia, se preferir uma modalidade indoor. Para quem vai se aventurar na água é fundamental saber nadar, mesmo que o esporte seja praticado nos rios.

Canoagem benefícios

Racing outrigger canoe

Foto: VEJA RIO

A canoagem trabalha o foco e o equilíbrio a cada remada, evitando sobrecargas físicas que poderiam causar lesões. Em grupo, a canoagem trabalha a dedicação, a paciência e o companheirismo, permitindo que os movimentos sejam executados em sincronia.

Para o corpo de quem pratica a canoagem, o esporte ajuda na perda de peso, na melhora do condicionamento físico, na tonicidade dos músculos e em uma melhor flexibilidade. Além disso, a canoagem melhora a qualidade de vida e estimula a adoção de hábitos mais saudáveis, como uma alimentação natural e o abandono de hábitos tóxicos, como o consumo excessivo de álcool ou o fumo.

Canoagem características

Na canoagem, existem diferentes estilos de canoas, que se adaptam ao local onde são praticadas e a quantidade de pessoas envolvidas durante a prática dos exercícios.

Canoagem como se pratica

Na canoagem, o esporte pode ser praticado em rios ou mares ou, ainda, em academias, com equipamentos simulando os movimentos praticados no caiaque. Aqui, o objetivo é utilizar remos para levar a embarcação para outros lugares, trabalhando músculos sobretudo da região peitoral.

Canoagem emagrece

DSC_9951

Foto: NAUTICA

Praticar canoagem é uma excelente alternativa para quem quer perder alguns quilinhos a mais, graças ao gasto calórico do esporte. Aqui, é necessário trabalhar os músculos peitorais e usar muita força nos braços e também nas pernas.

Canoagem e seus benefícios

15

Foto: ALOHA

A canoagem traz enormes benefícios, tanto ao corpo quanto à mente. Ela estimula o trabalho em equipe, a concentração, a dedicação, e fortalece os músculos.

Canoagem é um esporte coletivo

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a canoagem é sim um esporte coletivo. É possível praticá-lo em grupos de até seis pessoas.

Canoagem é individual ou coletivo

canoa-havaiana-oc6-aloha-spirit-ilhabela-alexandresocci

Foto: ILHA BELA

A canoagem é um esporte muito vasto. Tanto que pode ser tanto individual quanto coletivo.

Agora que você já sabe tudo sobre canoagem, que tal ter mais dicas seguindo nosso Instagram?

Classifique

2 comentários para "Canoagem havaiana: emagrecimento em meio ao infinito do mar"

  1. Sebastián disse:

    Matéria show!!! Parabéns pelo trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *