Você sabe como controlar a gula por doces? A gula por doces é uma das maiores barreiras para quem deseja emagrecer. Se você também sofre com este problema, vai receber aqui as melhores dicas pra ultrapassar de vez essa barreira e conquistar a tão desejada boa forma. Confira!

Dica 1. Pratique atividade física

Esta é uma dica que parece um “clichê, mas não é”! Já existem estudos que comprovam que a atividade física é capaz de proporcionar a mesma sensação de bem estar que os doces. Isso porque ela estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. Então, invista na atividade física, pode ser uma caminhada diária ao ar livre, no horário que melhor couber na sua rotina, ou zumba, natação, alguma luta enfim, qualquer outra atividade em que você se sinta bem em fazer. Eu amo fazer aulas coletivas na minha academia pois assim eu estou junto com pessoas, nós rimos, conversamos e praticamos as atividades. Eu nunca sou aluna das mesmas aulas e sempre estou variando entre bike, zumba, muai-thay, ioga, corrida, deixo os professores meio ‘zuretas’ com isso eu acho, mas fazer o que? Sou eclética e amo variar, isso me faz feliz e é assim que eu gosto de estar. Veja o que te faz feliz e vá fundo, não faça algo só porque está na moda e sim porque ama fazer : )

Como controlar a gula por doces

 

Dica 2. Não negligencie as questões emocionais

 A maioria das pessoas descontam nos doces, os sentimentos “mal resolvidos”. Se você faz parte deste grupo, é hora de parar e rever o que pode estar acontecendo, quais são essas questões mal resolvidas e tentar resolvê-las. Estar bem emocionalmente também é sem dúvida, um dos pilares para controlar a gula por doces e conquistar de vez a boa forma. Ahhh…Nada de sentar na frente da televisão com um pote de sorvete e chorar como nos filmes. Independente dos problemas que você esteja vivendo, você é muito mais importante que esses problemas. Açúcar vicia, faz mal e vai te deixar feia(o) então…seja consciente mesmo nas horas difíceis. Você com isso vai se mostrar forte para você mesma(o) e sabe o que vai acontecer? Você vai ser cada dia melhor.

Dica 3. Beba mais água

Quando bater aquela vontade irresistível por doces, nada melhor do que beber água. Esta é uma estratégia que irá promover a sensação de saciedade ao longo do dia, diminuindo não só à vontade por doces, como também por refeições em grande quantidade.

Mas um detalhe: pode ser água em forma de chás. Sabe o que eu amo muito e realmente me ajuda com a vontade de comer doces? (eu também amo doces demaaaaais) Eu faço uma jarra de 2 litros de chá mate (daqueles solúveis) com limão, adoçante e muito gelo. É uma delícia, docinho e refrescante. Hummmmm…nos dias que tomo o chá não sinto vontade de comer doce (só se ele estiver na minha frente né?). Mas eu já aprendi que se eu não trouxer para casa eu não como, portanto não corro o risco de dar com um pudim na geladeira nunquinha. Aqui em casa já ensinei ao pessoal que se eles querem me ver feliz, que comam os doces na rua e me deixem ‘em paz’. Nossa casa deve ser nosso refúgio de sossego e descanso. E ‘dale’ chá mate geeentee!!!

Dica 4. Reorganize a dispensa

Uma coisa é certa! O açúcar provoca o vício e se livrar dele ou qualquer outro vício não é uma tarefa fácil não é mesmo? Por isso, uma das melhores dicas para controlar a vontade por doces, é não tê-los à disposição. (como eu explicar acima). Reorganize a sua lista de compras, incluindo nela opções saudáveis e passe longe das gôndolas de guloseimas. Aí você diz: – “Ahhh..mas vou levar um chocolatinho só para meu filho!!!” Minha resposta: -‘Mentira, você quem vai comer!” Também uso essa “tática” quando quero comer algo. Portanto…não se boicote  : )

 

Dica 5. Tenha horários regulares para comer

Como controlar a gula por doces

Quando você passa muito tempo sem se alimentar o seu organismo faz com que você busque por opções calóricas, a fim de repor a energia que ele precisa para o seu bom funcionamento. A substância absorvida com mais velocidade é o açúcar e o corpo feito para sobreviver vai pedir exatamente o que é necessário para que não entre em colapso. Resumindo, fique com fome demais que a vontade de comer doce será inevitável e avassaladora. Por isso, se alimentar de 3 em 3 horas, criando uma disciplina é o melhor caminho para controlar a gula por doces e ser mais feliz : )

Dica 6. Faça das fibras sua melhor aliada

Toda alimentação saudável deve contar com os alimentos integrais, pois estes são ricos em fibras, o que traz saciedade, além de melhorar o funcionamento intestinal e controlar os níveis de glicemia. Em um cardápio para controlar a gula por doces não é diferente, as fibras devem estar presentes.

Mas atenção! Ao aumentar o consumo de alimentos integrais, você também deve aumentar a ingestão de água, caso ao contrário irá sofrer com a constipação e as fibras por sua vez, não conseguirão exercer seu papel. Quer saber exatamente quanta água deve tomar por dia? Pegue o valor do seu peso x 40=que vai dar exatamente sua quantidade personalizada de água a ser ingerida por dia. Bacana demais né?

Dica 7. Substitua os carboidratos simples pelos integrais

Os carboidratos simples como próprio nome sugere, por sua composição química mais simples, são absorvidos mais rápido e por isso elevam rapidamente a glicemia. Com a glicemia em alta a tendência é sentir mais vontade por doces e mais fome. Como resultado, vêm os desagradáveis pneuzinhos, que nada mais são do que acúmulo de gordura no tecido adiposo.

Por isso, o ideal é substituir os carboidratos simples pelos integrais, por conterem mais fibras, o que diminui a absorção dos mesmos. Sendo assim, no seu cardápio dê prioridade para:

  • Massas integrais;
  • Pães integrais;
  • Arroz integral.

Quer mais uma dica preciosa para ganhar ainda mais saciedade e se ver livre da gula por doces? Consuma proteínas magras em combinação com os carboidratos integrais. As proteínas, além de também ser fonte de energia, seguidas dos carboidratos, colaboram para o ganho de saciedade e ajudam na combinação e reparação de massa muscular, o que é fundamental para qualquer pessoa em processo de emagrecimento.

Como controlar a gula por doces

 

 Dica 8. Faça trocas inteligentes

Se você tem o real desejo de controlar a vontade por doces, precisa estar ciente de que é necessário fazer trocas inteligentes, como por exemplo, trocar as guloseimas pelas frutas em quantidades moderadas. Consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia é a recomendação de nutricionistas para qualquer pessoa que queira ter uma alimentação saudável.

Além de conterem muitas vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do seu organismo, as frutas oferecem um açúcar natural que é a frutose. A frutose já tem uma absorção mais lenta que a sacarose (cerca de 40%) o que já é uma vantagem para quem quer ganhar mais saciedade.  Se você quer ainda mais benefícios com o consumo das frutas em substituição aos doces, consuma-as com 1 colher de sopa de aveia, linhaça, amaranto ou chia. Estes são fonte de fibras e irão diminuir ainda mais a absorção do açúcar das frutas.

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Estas foram nossas dicas especiais de como controlar a gula por doces, se você as aprovou ou se já pratica alguma delas, deixe-nos saber através do seu comentário, e se você gostou do que aprendeu não deixe de compartilhar para que mais pessoas possam ter acesso a boas informações sobre bem estar e saúde.

Super beijo e até a próxima!

Como Controlar A Gula Por Doces? 8 Dicas Para Você
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