Como Fazer Kefir em Poucos Passos

Como Fazer Kefir em Poucos Passos

Como Fazer Kefir? Bebida rica em probióticos, semelhante ao iogurte, porém muito superior. Como o Kefir é cultivado, ele se torna realmente único, e se tornou o queridinho de muitas dietas como a low carb por exemplo.
Mas por ele ser vivo, é preciso saber como fazer corretamente para ser completamente aproveitado, e não te fazer mal nenhum.
Espetacular probiótico, ele auxilia na flora intestinal, tanto para constipação intestinal quanto para intestino solto, e também aumenta a saciedade, ajudando assim no emagrecimento.
Existem três tipos: o kefir de água, o de leite e o de vinho.
Antes de fazer é importante deixar bem claro que o Kefir de água e o de leite são tipos diferentes de cultura probiótica, ou seja, cada um deve ser especificamente usado para tal fim. Não adianta pegar a cultura  de leite para usar no kefir de água que não vai dar certo.
Vamos aprender agora como fazer os dois primeiros tipos, e se você tem interesse em aprender também o kefir de vinho, escreva nos comentários que eu vou fazer um artigo específico sobre ele.

Como fazer Kefir de Leite

como fazer kefir
Primeiro vamos aprender como fazer leite. E não se preocupe que o leite de Kefir é liberado na dieta low carb, paleolítica, cetogênica e super recomendado para quem está fazendo muitas outras dietas, se você tiver alguma dúvida, não fique na dúvida, estamos aqui para isso.
Os grãos do probiótico consomem a lactose (açúcar) e deixa o leite comum ficar apto para o consumo.
Portanto, após a fermentação, o liquido fica altamente digestivo. Para fazer o leite é bem simples:
Em um pote de vidro bem limpinho, misture uma colher de sopa de grão de Kefir com duas xícaras de leite, podendo ser de vaca ou de cabra.
Coloque uma colher de chá para 250ml de leite, 1 colher de sopa para cada 500ml de leite e 2 colheres de sopa para um litro de leite. Deixe fermentando entre 24 e 36 horas.
Tampe o pote com um guardanapo e um elástico para que não entre nenhuma sujeira e aguarde o tempo de fermentação.
Após esse tempo, coe e só consuma após 2 horas guardado na geladeira. Depois de fazer o kefir de leite, você terá uma nova alternativa ao iogurte e ao leite comum, podendo fazer até mesmo doces e queijos para complementar sua dieta.

Kefir De Água

como fazer kefir
Para fazer a água dele, é preciso usar a água com o açúcar mascavo. Mas não se preocupe também, pois assim como ocorre com a lactose, o de água irá fermentar e se alimentar do açúcar (glicose). E só vale açúcar mascavo de boa qualidade, ok?
Para fazer a água de Kefir, siga os mesmos passos de como fazer leite de Kefir, somente substituindo pela água e o açúcar mascavo.
Agora que você aprendeu como fazer, lembre-se que de consumir tanto de manhã, quanto a noite, todos os dias.

Como conseguir?

como fazer kefir
O Kefir é uma colônia de probiótico, sendo muito benéfica a nossa saúde, cultivada em casa através do leite, água ou vinho.
A colônia não é vendida, tem que ser doada. Existem vários cultivadores  no Brasil todo, então procure um doador próximo a você, pois enviada de longo, a colônia pode morrer. Você pode procurar no Facebook, OLX, com amigos e familiares.

Doadores e alguns sites

como fazer kefir

Mas com tantos apaixonados, existe um site dedicado a doação de probiótico naturais no Brasil. A Probióticos Brasil é um site onde as pessoas podem doar e receber doações.
Lá, você irá encontrar os dois tipos, o de leite e o de água, além de diversas informações sobre o cultivo correto, se ainda te restou alguma dúvida.
Também existem muitos grupos no Facebook com o objetivo de trocas. Alguns são:

Todos esses grupos são dedicados a troca, assim como receitas e dicas de usuários. Uma ótima fonte de troca e informações, de pessoas como você, que buscam uma vida saudável a cada dia.
Agora você já sabe como fazer! Se você tiver uma colônia, doe também e ajude mais pessoas a cultivarem e espalhar seus benefícios Brasil afora!
Faça parte da corrente do bem do Balança Certa e compartilhe com seus amigos e pessoas que você ama, assim, elas também poderão aproveitar para aprender como fazer Kefir e também a cultivar junto com você!
Abraços e até a próxima
VEJA TAMBÉM:
Kefir: Conheça 8 Benefícios e Como Fazer

Deixar um comentário

2 Comments

  1. Será que dá para consumir o kefiraride (soro do leite após fermentação) durante a dieta HCG?

    1. Não recomendamos produtos a base de leite na fase 2 gatona!

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *