6 Formas de Fazer Reeducação Alimentar

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Todo mundo sabe que o melhor caminho para o emagrecimento e saúde é fazer corretamente uma boa reeducação alimentar, mas nem todo mundo gosta de comer as mesmas coisas, por isso, saber o caminho certo a ser trilhado é fundamental para não desistir no primeiro donuts a vista.

Muitas vezes, no desejo de emagrecer as pessoas apelam para dietas perigosas, colocando a sua saúde em risco e após muitos sacrifícios têm que conviver com a frustração de não terem alcançado seu objetivo ou depois de emagrecer ver seu peso voltar novamente, tudo isso pois o emagrecimento não ocorreu de forma saudável.

Com isso vem o efeito sanfona, e a oportunidade de doenças mais graves decorrentes destas frustrações.

Se você faz parte deste grupo, hoje a sua história de vida pode mudar, pois vou mostrar a você como emagrecer com a reeducação alimentar, seja ela qual for, e vou te mostrar muitas boas opções de emagrecer de forma consciente e com orientação de nutricionistas.

Portanto, se você não sabe por onde começar e está sobrecarregada de informações geradas na internet, vale a pena parar um pouco para ler este artigo.

A reeducação alimentar que muito se fala por aí, mas que talvez não tenha tanto destaque quanto as “dietas milagrosas” é a oportunidade de emagrecer mudando seus hábitos, adquirindo uma alimentação correta. 

Isso em parte é culpa das propagandas de medicamentos ou até mesmo de dietas que não priorizam a verdade. As promessas variam de pílula mágica até emagrecer quantidades exorbitantes irreais. 

Na reeducação alimentar, a mudança de hábitos acontece de forma natural e perder peso é só uma consequência. E foi por isso que nossa equipe de nutricionistas, viu essa deficiência de boas informações a respeito e criaram diversas coletâneas sobre várias estratégias alimentares. 

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA EMAGRECER

A partir de agora, você  vai aprender como fazer diversas formas de reeducação alimentar para emagrecer e caso mantenha seus bons hábitos alimentares, vai ter seu peso estabilizado para sempre. Mas isso só depende de você, nunca se esqueça disso. 

Mas antes de falar das reeducações em forma de dietas estratégicas vamos de dar dicas que poderá usar hoje mesmo.

Dica 1. Aumente o consumo de água

 

A maioria das pessoas quando decidem perder peso, focam apenas no cardápio e em quais exercícios físicos devem fazer, mas se esquecem da importância que o consumo adequado de água tem para o sucesso do processo de emagrecimento. A água exerce muitas funções como:

  • Ajudar na digestão dos alimentos, assim como na absorção e transporte de nutrientes como vitaminas e proteínas;
  • Manter a temperatura corporal estável;
  • Manter a saúde da pele, deixando-a brilhosa e mantendo a elasticidade da mesma;
  • Servir como base para a produção do sangue e outras secreções como a lágrima, saliva, além de lubrificar vários órgãos do corpo;
  • Mantê-lo hidratado, ajudando a preservar a massa magra. O que é ideal para quem deseja emagrecer e definir o corpo ao mesmo tempo, pois quanto mais massa magra, melhor o seu metabolismo irá funcionar;
  • Trazer saciedade. É isto mesmo! Beber água no intervalo das refeições ajuda no ganho de saciedade e até mesmo a controlar a compulsão por doces;
  • Ajuda a acelerar o seu metabolismo. A água funciona como um termogênico, ajudando a acelerar o seu metabolismo e contribuindo para a perda de peso.

ÁGUA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

O quanto tomar água para manter-se saudável?

 

Agora você já sabe a importância da água para o seu organismo, mas qual será a quantidade de água ideal para manter-se saudável? A nutricionista Bruna Bosco disse que  através de um cálculo simples você consegue chegar à quantidade ideal de água para tomar. Anote:

“São 40 ml por quilo de peso, ou seja, se você pesa 60 kg, a quantidade ideal de água para você é de 2.400ml, que você deve dividir ao longo do dia.”

Dica 2. Mantenha a proporção de nutrientes equilibrada na dieta

 

Para emagrecer com saúde através da reeducação alimentar, não existem milagres! Você precisa ter alimentos variados, e que sejam agradáveis ao seu paladar.

E é exatamente por isso que existe por exemplo a dieta cetogênica, onde a pessoa come muita gordura, carnes e pouquíssimo carboidrato, e também existem diversas outras que são quase o oposto, mas que o resultado é o mesmo:

Emagrecimento saudável, consciente e numa reeducação alimentar progressiva. Calma que vamos falar de várias mais para frente que vão te ajudar demais.

Dica 3. Ter uma rotina alimentar

 

Quando você cria uma rotina alimentar, com horários regulares para se alimentar, o seu metabolismo funciona melhor.  E mais! Você ganha mais saciedade porque irá comer mais vezes ao dia em menor quantidade, além de evitar os picos de glicemia que levam a uma maior produção de insulina e consequentemente ao acúmulo de gordura corporal.

ROTINA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 

Dica 4. Coloque mais cor no prato

 

Quanto mais colorido for o seu prato, maior será a variedade de nutrientes que você estará consumindo. Cada um destes nutrientes terá um papel fundamental para o sucesso do seu plano de reeducação alimentar. Busque então por uma alimentação variada com:

  • Frutas (de 3 porções por dia);
  • Legumes e verduras (de 3 a 5 porções por dia);
  • Proteínas magras encontradas nos peixes, ovos, frutos do mar, ovos (de 1 a 2 porções por dia);
  • Leite e derivados desnatados (3 porções por dia);
  • Leguminosas e oleaginosas como as nozes, amêndoas, castanhas, feijão, lentilha, ervilha (1 a 2 porções por dia);
  • Cereais integrais como arroz, pães e massas integrais. Estes são ricos em fibras, além de terem seus nutrientes preservados (de 3 a 5 porções por dia);
  • Óleos vegetais saudáveis como o azeite de oliva, óleo de canola, que são ricos em gorduras mono e polinsaturadas, garantindo a sua saúde cardiovascular.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR O QUE COMER

Na reeducação alimentar os doces são proibidos?

 

A resposta está no equilíbrio. Para fazer uma reeducação alimentar, você não precisa abolir os doces do cardápio e nem restringir o que você gosta. 

O ideal é consumi-los esporadicamente, não fazendo da exceção uma rotina. E mais! Quando for consumi-los optar por doces menos calóricos, que não comprometam os seus esforços diários para manter a forma.

O segredo então é escolher o que for mais saudável para fazer parte do cardápio, garantindo assim não só os números a menos na balança como mais qualidade de vida.

Dia do lixo: Fazer ou não?

 

Se você é uma pessoa que está sempre antenada a assuntos relacionados à boa forma, já deve ter percebido que muito tem se falado no “dia do lixo”. O dia do lixo é a proposta que você tire um dia para comer o que quiser na quantidade que quiser.

Os defensores deste método dizem que o dia do lixo, faz com seu metabolismo “acorde” e quebre ainda mais calorias depois da prática.

Agora eu te convido a refletir: O seu organismo não é uma “lixeira” e, portanto, não merece receber lixo, ou melhor, alimentos que não contribuem em nada com a manutenção da sua saúde. E mais!

Se você sabe que para emagrecer de forma saudável, terá que ter um balanço energético, entre o que você consome de calorias e o que você gosta, para quê gastar o seu “saldo” de calorias com alimentos que só irão intoxicar o seu organismo e deixar o emagrecimento um processo ainda mais difícil?

A dica de ordem é: Gastar o seu saldo de calorias com boas escolhas alimentares e ver os ponteiros da balança descerem naturalmente e a sua saúde se fortalecer cada vez mais. Para conseguir emagrecer de um jeito saudável, invista na reeducação alimentar e aprenda de uma vez por todas que uma vida com qualidade vale muito a pena do que raros momentos de prazer.

Reeducação alimentar com Dieta Cetogênica

 

Muita gente fala que a dieta cetogênica não deve ser feita por muito tempo, mas isso é um mito, para isso, indicamos que você veja um documentário na Netflix chamado “A Pílula Mágica” a gente acabou de falar que isso não existe e realmente não acreditamos que exista, porém este é o título deste documentário.

Nele você vai ver cientistas, chefes de cozinha, praticantes e pessoas que tinham diversas doenças e que foram tratadas com essa dieta. É muito esclarecedora e você deve ver o quanto antes.

Reeducação alimentar com Dieta Paleolítica

 

Está aí outra dieta, que existe desde a era das cavernas e que é usada até os dias de hoje. A dieta paleo é também uma reeducação alimentar e pode ser levada por uma vida inteira. Ela se fundamenta na mesma alimentação que o homem das cavernas fazia na era paleolítica e tem todo nosso respeito. Quem se torna adepto dessa estratégia alimentar, tem muito mais saúde, equilíbrio e longevidade. Vale a pena tentar.

PALEO

Reeducação alimentar com a Dieta do Ovo

 

A dieta do ovo vem sendo empregada de forma errada em vários lugares, afinal de contas, muitas pessoas indicam o uso unicamente do ovo, porém isso é de longe o mais saudável.

Vendo que este erro pode prejudicar gravemente a população, nossos nutricionistas elaboraram uma dieta que preconiza os ovos, porém sem tirar nenhum macro nem micronutriente da cartela nutricional.

Ela também pode se tornar um estilo de vida, já que dentro dessa estratégia tem todo suporte nutricional necessário para um ser humano viver de forma saudável.

Reeducação alimentar com a Dieta Felicidade

 

Atualmente as pessoas estão muito estressadas, ansiosas, desgastadas. Tem gente que já acorda cansada e precisando de dormir, com pavio curto e explodindo por besteira. Conhece alguém assim? Possivelmente essa pessoa está se alimentando errado.

Existe uma substância que quase ninguém fala, mas que é muito importante para nossa alegria de viver, ela se chama triptofano. O triptofano só pode ser encontrado na alimentação e nas cápsulas de suplementos e nosso corpo não produz triptofano, portanto, quem quer ter mais felicidade e alegria de viver, necessita de comer certo.

Pensando nessa desinformação, nossos nutricionistas também criaram uma coletânea da dieta da felicidade para iniciantes bem legal. Com ela você vai poder ter uma vida estrategicamente mais feliz, menos ansiosa a partir da boa alimentação. 

Reeducação alimentar com a Dieta Zero Glúten

 

Para quem tem alergia ou intolerância ao glúten, é de extrema importância que se saiba o máximo possível sobre como driblar as faltas do trigo e outros ingredientes. Para isso também foi desenvolvido uma coletânea. Mas atenção, somente seu médico poderá te dizer se você tem realmente algum nível de alergia e intolerância, e isso é visto através de exames.

Reeducação alimentar com a Dieta Zero Lactose

 

O mesmo que se diz para uma vida sem lactose, é necessário ter certo nível de alergia e intolerância, caso contrário não se faz necessário a exclusão desta substância na sua vida.

Reeducação Alimentar Infantil

 

Todo mundo nasce mamando, e depois comendo comidas saudáveis, afinal toda mãe quer o melhor para seus filhos. Mas depois que eles entram nas creches e escolinhas, acabam tendo acesso a comidas não saudáveis, levadas por amiguinhos com pais menos conscientes, e isso acaba estragando as crianças.

Enfim, as nutricionistas criaram uma coletânea que possui dois ebooks, um específico para os pais, e um somente para as crianças. Isso foi feito pois somente falar não adianta, é necessário fazer com que a criança tenha vontade real de se esforçar para comer mais saudável. 

Estas foram nossas dicas especiais de como manter a saúde com diversas formas de reeducação alimentar, que farão toda a diferença no seu dia-a-dia e de sua família. Se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhá-las para que mais pessoas possam ter acesso a uma forma de emagrecimento gradativo e duradouro.

 

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