Como o emagrecimento está associado a sua saúde bucal?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O corpo humano é uma unidade biológica complexa. O menor desequilíbrio pode afetar drasticamente a saúde bucal de um indivíduo, podendo ocasionar a queda de dentições ou sangramentos gengivais.

Sendo assim, determinadas dietas restritivas ou pobres em vitaminas, falta de nutrientes, mudanças fisiológicas no corpo como um todo, podem refletir na saúde odontológica de um ser humano. 

Não somente cabelos e unhas, os dentes também dependem de vitaminas para continuarem resistentes e progredirem com tratamentos, como o aparelho dentário invisível, de forma contínua e eficiente.

aparelho invisivel

Conheça como uma dieta sem acompanhamento clínico pode vir a afetar a saúde bucal.

Como dietas extremas podem afetar a saúde bucal?

Entre os pacientes e a comunidade médica existe um consenso: tratamentos e procedimentos caseiros, realizados sem acompanhamento, podem ser potencialmente perigosos para a saúde e integridade física.

Essa máxima também se aplica às dietas extremas.

O processo de emagrecimento ou aumento da massa corpórea sem consulta e indicações médicas, pode ser perigoso para o bem-estar físico e psicológico, mas também para a saúde bucal do indivíduo.

Isso acontece porque, mesmo tendo valores estéticos, pode vir a ser carente de nutrientes para nutrição e fortalecimento dos músculos buco-faciais e dentições. Todas essas estruturas dependem de uma boa alimentação para continuarem saudáveis.

saude da boca

Sem fibras e cálcio, os dentes podem amolecer, além de dietas restritivas também poderem afetar a produção de saliva e circulação sanguínea nas gengivas. Tudo isso pode fazer surgir:

  • Cáries;
  • Halitose;
  • Regressão gengival;
  • Sensação de secura em toda a boca e garganta;
  • Desconforto.

A falta de nutrientes pode fazer com que nem as facetas laminadas deixem o sorriso com um aspecto saudável, visto que isso se define pela tonalidade das gengivas também.

Vale lembrar que isso não se trata somente de dietas para emagrecimento, mas para engordar também. Visto que sem acompanhamento, muitos tendem a consumir açúcar ou alimentos gordurosos para resultados mais imediatos e isso também pode ser prejudicial.

O papel da mastigação durante as dietas

Independentemente da finalidade da dieta, todos os componentes alimentícios ou em pílulas para complementar a dieta passam pela boca. Sendo assim, a saúde bucal precisa estar aliada à dieta.

Dentes fortes são resultado de uma alimentação completa e saudável, o que permite que as estruturas bucais tenham todos os nutrientes necessários para continuarem firmes. Isso permite que a mastigação seja bem efetuada.

A mastigação não é somente o ato de triturar alimentos usando os dentes. Apesar de esmiuçar melhor o conteúdo a ser ingerido, ela também destaca o papel da saliva, que auxilia no amolecimento e transporte para o resto do sistema digestivo.

Uma mastigação eficiente promove uma melhor absorção dos nutrientes, o que torna tudo um grande ciclo: para os dentes ficarem fortes e a produção de saliva eficiente, o corpo precisa dos nutrientes.

Por isso, tanto para emagrecer como engordar, ou somente manter o peso almejado, também depende da mastigação.

Uma boa autoestima está totalmente conectada com a ideia de estética, logo um sorriso alinhado – usando aparelho dental transparente, por exemplo – e saudável também precisa estar firme.

Tratamentos para melhorar a estética bucal

Entendendo o papel importante de uma dieta equilibrada para a saúde bucal, pode-se discutir os tratamentos que ajudam a aprimorar a estética. Afinal um sorriso bonito é um sorriso saudável.

Algumas dicas preciosas para um tratamento estético bucal eficiente incluem:

  1. Limpeza

Mesmo aplicando a famosa lente de contato nos dentes, manter as dentições higienizadas contra o tártaro e cáries ainda é uma missão e objetivo, principalmente para quem procura manter o sorriso sempre brilhante.

A limpeza dental pode ser feita durante as consultas com o dentista, assim assegurando que os dentes estão livres de cáries.

Uma aliada da limpeza odontológica periódica é a higienização diária. Logo para manter a saúde denta, o esforço é diário, escovando os dentes após cada refeição e utilizando o fio dental.

  1. Lente de contato dental

Para quem procura dentes brancos com maior facilidade, a lente de contato dental de resina pode ser a resposta mais simples.

A aplicação delas deve ser feita com profissionais da odontologia, para resultados mais satisfatórios. 

  1. Aparelho dentário

Por fim, uma das soluções mais conhecidas é o aparelho dentário. Um dos principais incômodos em muitos brasileiros está relacionado ao alinhamento dos dentes.

Contudo, apesar do aparelho ser uma opção muito visada para conseguir o tão sonhado sorriso de comercial de pasta de dente, ele também pode ser um dispositivo para aprimorar a mastigação, corrigindo desvios como a mastigação cruzada.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia mais...

Espaço fornecido apenas

Para Profissionais

Sendo nosso parceiro, você pode compartilhar seu conhecimento e melhorar a vida de milhões de pessoas. No Balança Certa a nossa missão é ajudar as pessoas a ter uma vida melhor, criando conteúdo de qualidade para orientar quanto a saúde, bem-estar, longevidade e equilíbrio. Por isso, se sente que este projeto faz sentido para você, clique aqui que te explicaremos como isso funciona.