A compulsão alimentar é um problema que afeta muitas pessoas. O resultado deste problema é elevação no peso, aumento do colesterol ruim e outros fatores que podem causar doenças.

Descubra se você tem compulsão alimentar e tire isso da sua cabeça
4.6 (91.43%) 14 votes

Então saber se você tem a compulsão alimentar é muito importante. Porque se houver é possível tomar medidas para se organizar, agora se não houver é hora de tirar este fantasma da sua cabeça.

Está pronto para todas estas importantes descobertas? Então venha comigo entender a compulsão alimentar, seus sintomas e principalmente como identificar essa situação. Então continue lendo.

Entendendo a compulsão alimentar

compulsão alimentar

Foto: LIVIA

A compulsão alimentar é um distúrbio como o próprio nome indica alimentar. Mas este distúrbio impacta significativamente na vida da pessoa que o sofre. O aumento de peso, a depressão e sensação de impotência são algumas das consequencias finais.

Entende-se por compulsão alimentar a fome insaciável que o indivíduo desenvolve. Este tipo de fome não é mais para manter a nutrição do corpo, ou seja, não se come mais apenas por fome e sim como forma de alívio.

Pessoas que possuem compulsão alimentar tendem a comer escondidas e se pegas no ato possuem sempre muitas desculpas para seus hábitos. A compulsão alimentar aumenta de nível com o tempo se não tratada.

Isso pode levar a quadros de obesidade, baixa auto estima e ainda a problemas de saúde mais graves. Basicamente a comida se torna um meio de fuga da pessoa.

Os principais sintomas da compulsão

Girl biting veggie sandwich.

Foto: BOA FORMA

A compulsão alimentar é caracterizada pela disposição de sua sintomatologia. Então vamos analisar os sintomas para ver se há uma compulsão alimentar aqui ou não.

Lembrando que os sintomas podem ser diferentes para várias pessoas, além disso, podem vir um ou mais dos sintomas simultaneamente. Em níveis iniciais da compulsão alimentar os sintomas podem ser mascarados.

  • Comer em excesso
  • Pouca preocupação com o aumento de peso
  • Comer mesmo sem estar com fome
  • Sentir prazer, alívio ou conforto quando come
  • Podendo haver ou não sensação de culpa depois de comer
  • Comer escondido
  • Comer mais rápido que o habitual
  • Comer alimentos estranhos como arroz cru, pote de manteiga, feijão gelado com queijo, etc.
  • Prefere ficar em casa para comer a sair para passear

Estes são sintomas bem básicos, porém muito difíceis de serem percebidos por quem tem a compulsão. Dessa forma é muito mais comum os parentes e amigos perceberem o fato do que a própria pessoa.

Em um surto de compulsão o indivíduo pode consumir até 10 mil calorias em um curto espaço de tempo. Quando, na verdade, deveria consumir no máximo 2 mil calorias.

Eu tenho ou não compulsão?

compulsão alimentar 3

Foto: PRIMAL

Se você se encaixa perfeitamente em vários destes sintomas, tem percebido também um aumento de peso significativo ou mesmo que não pode eliminar de forma alguma pode estar com a compulsão.

Lembrando que a compulsão alimentar parece muito com um vicio ou dependência de substâncias. A pessoa recorre ao seu vicio como forma de fuga.

Agora você pode finalmente se livrar do fantasma da compulsão alimentar. Siga-me nas redes sociais para receber dicas rápidas e conteúdos exclusivos além de interagir comigo.

Descubra se você tem compulsão alimentar e tire isso da sua cabeça
4.6 (91.43%) 14 votes

Veja também:

Você Sabia Que Perdoar Emagrece?

Como Tomar O Controle Do Seu Corpo – Fora Obesidade

Sabia Que o Estresse É Um Sabotador Do Seu Emagrecimento? Veja Como A Hipnose Pode Te Ajudar

3 comentários para "Descubra se você tem compulsão alimentar e tire isso da sua cabeça"

  1. Sirlene Santana Canôas disse:

    Há algum tempo descobri que tenho compulsão alimentar. Me entusiasmei com o artigo, porque procuro ajuda. Espero receber ajuda de fato.

  2. Silmara disse:

    Olá, sou Silmara de MT.
    Eu sou compulsiva e digo até que infelizmente sou viciada em doces . Descobri depois de várias dietas….se não como doce vai tudo Bem, consigo não comer coisas como o pão por exemplo . Qdo comi doce , porq era meu aniversário e eu achei que “merecia ” , comi também docinhos e como sobrou continuei comendo ….Qdo vi estava comendo outras coisas de novo e dificilmente consigo voltar ao normal , exatamente como uma pessoa que sofre com dependência química . Me desistrutura , saio do trilho…..Feio dizer mas decidi encarar porq seria melhor pra mim . Tenho consciência de tudo isso.
    Na “minha opinião ” é como se oferecesse um pouco de alguma droga a um dependente só por causa de uma data especial ….Não ia terminar bem. Como disse isso é algo pessoal , me conheci ao longo do tempo. O segredo para mim, não encarar isso como ser uma coitada, mas consciente .

    • Equipe Balança Certa disse:

      Sim Silmara… o bom é que vc tem consciência de sua condição. Mas isso se trata com ajuda psicológica, não sei se já faz, mas caso não, faça! é um transtorno sério e deve ser tratado como qualquer outro… até pq dieta para vcs na maioria das vezes geram mais compulsão e o modo de perder peso é por outros meios. bjss e fique bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *