O Convento da Penha é um monumento arquitetônico gigantesco, localizado em um penhasco de mais de 154 metros de altura com vista para o mar de 360 graus.

 

Sem dúvidas o Convento da Penha é o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo. Com flora exuberante e protegida pelos “vizinhos” Exército e Marinha do Brasil, o Convento da Penha é visto como motivo de orgulho pelos capixabas. Na foto abaixo a pessoa que tirou a foto está emuma pedra do Convento da Penha e capturou a imagem da Terceira Ponte e abaixo o Exército do Brasil.

O Santuário foi fundado pelo Frei Pedro Palácios há quase 500 anos e mesmo nos dias de hoje ainda é impressionante pensar como que aquela construção gigante foi parar incrustada numa rocha. O monumento magnífico se mistura na paisagem da cidade, dando um ar nostáugico a Vila Velha.

Hoje o Convento da Penha está numa área de 632.226 m2. No seu interior abriga séculos e séculos de história, devoção, fé, choro, dor, alegria e esperança se misturam e formam hoje o que se pode ver e sentir.

O Convento da Penha é simples, bonito e exuberante ao mesmo tempo, só visitando e vendo de perto para entender. Mas calma que eu vou te mostrar várias fotos para que você possa ter um pouco dessa emoção, está bem?

Convento da Penha

FOTO: PIXABAY

Como “Canela Verde” (como são chamadas as pessoas que nascem na cidade de Vila Velha) de “responsa” e uma nativa que cresceu aos pés do Convento da Penha na Prainha  eu fiz uma seleção das melhores fotos para que você possa sentir a “vibe” do lugar.

“A Ladeira da Penitência” é uma estrada de pedra sabão somente para pedestres, é também conhecida como a “Ladeira das Sete voltas” com curvas graciosas que serpenteiam a Mata Atlântica.

É bem comum ver nessa subida uns macaquinhos fofos que já são acostumados com os humanos. Eles chegam bem pertinho da gente e deixam o passeio ainda mais emocionante.

Convento da Penha

FOTO: GLOBO.COM

Muitos devotos a Nossa Senhora da Penha sobem essa escadaria gigante de joelhos, não é nada difícil encontrar uma pessoa fazendo isso. A existência da “A Ladeira da Penitência” data da fundação do Convento, tendo já passado por ela personalidades importantes de cenário religioso e político do País, a exemplo do Imperador Dom Pedro II e sua comitiva em 1860. O seu calçamento de pedras é produto do trabalho dos escravos, que ocorreu pelo ano de 1643, iniciativa do Frei Paulo de Santo Antônio. A subida pela Ladeira da Penitência resulta numa caminhada de 457 metros, cheia de encantos pelas pedras seculares do calçamento, pelo verde da árvores seculares.

Na década de 1940 construiu-se o novo caminho de acesso rodoviário para o convento, cujo portão foi construído em 1952, e é por esse caminho que a maioria dos turistas sobe o Convento da Penha pois preferem subir de carro, mas posso dar uma dica? Faz isso não! O tempo que você fica dentro do carro esperando em fila indiana para chegar lá em cima do morro, você já subiu e desceu pela escadaria histórica 3 vezes. #ficadica

O Museu de Nossa Senhora da Penha exibe vários objetos do acervo histórico do Convento, selecionados nas raras coleções que documentam o cotidiano do Santuário, por mais de quatrocentos anos. É uma mistura de emoção do cheirinho da casa da vovó, sabe como? Estão em exposição peças sacras, de liturgia, vestimentas, dentre outras “coisitas” mais.

Muitas pessoas sobem para tirar fotos nas singelas janelas construídas pelo ser humano, mas com vista indescritível para a natureza requintada feita por Deus, e Ele caprichou mesmo, viu?

Veja Também:

Espírito Santo: Curiosidades Sobre O Estado Capixaba

Mas nem tudo é orgulho. Em uma área privada existe algo que ninguém quer mostrar e muitos não querem ver ou acreditar, que é a casa que um dia foi destinada a ser senzala dos escravos que construíram a edificação do Convento da Penha.

Infelizmente para se fazer essa “roda girar” o número de escravos ultrapassou o de qualquer outro convento no Brasil. Além disso, nas festas religiosas, uma tradição constante no Brasil colonial e provincial, os escravos eram utilizados para conseguir esmolas para o convento.

A faixa de Mata Atlântica existente no morro do Convento da Penha é o mais importante pulmão verde da cidade de Vila Velha e abriga uma variada flora e fauna em 50 hectares de charme. É um refrigério para nós capixabas passar pela Terceira Ponte e admirar o mar e o Convento da Penha.

Misturada a natureza o Convento é lindo de todo ângulo…

Em qualquer hora do dia…

Com qualquer iluminação…

Convento da Penha

FOTO: PIXABAY

E em qualquer área, tanto interna quanto externa…

Quando puder, venha conhecer o Espírito Santo e o Convento da Penha.  Me diz se você gostou de saber mais sobre o Convento da Penha, estoute  perguntando isso porque agora no Balança Certa é você quem diz o conteúdo que vai ser criado, portanto não deixe de comentar, perguntar e participar. Você é importante demais!

Se puder compartilhar esse post com alguém, basta clicar nessas bolinhas de compartilhamento que se encontram no início e no final do texto, eu ficarei incrivelmente honrada. Você pode compartilhar pelo Whatsapp, Facebook e outras redes sociais. Sem palavras para agradecer. Um super abraço e até a próxima.

Convento da Penha: 18 Fotos E Curiosidades Para Você Vir Correndo Para Cá
Classifique

Nenhum comentário para "Convento da Penha: 18 Fotos E Curiosidades Para Você Vir Correndo Para Cá"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat