Cozinha gourmet: Tendência que traz conforto e socialização no espaço mais querido da casa

Cozinha gourmet: Tendência que traz conforto e socialização no espaço mais querido da casa

Atualmente a palavra gourmet está em alta e a cozinha gourmet está mudando o conceito de cozinha que temos, tornando a atividade de cozinhar um momento de descontração que pode ser dividido com as pessoas que gostamos.
Este ambiente, que está super na moda, gera uma convivência não só a mesa, mas também em todo o momento da visita.
Se você não sabe o que é uma cozinha gourmet, tem dúvidas a respeito ou precisa de ideias para montar a sua, este artigo poderá te ajudar!

O que é cozinha gourmet?

Cozinha gourmet

Gourmet é tudo aquilo que é repaginado com mais estilo e requinte. Quando o assunto é cozinha gourmet, estamos falando de um espaço que agrega o local de culinária com o de convivência, ou seja, enquanto se cozinha as pessoas estão a volta, compartilhando o momento.
Trata-se, portanto, de um local de convivência, com um ambiente de boa aparência e aconchegante onde se prepara os alimentos.
Seguindo essa linha, a cozinha gourmet será onde todos os alimentos serão preparados e servidos. Assim, deixará os convidados mais a vontade!

O que deve ter uma cozinha gourmet?

Primeiramente o espaço acoplado de cozinha e sala de jantar é a grande sacada da cozinha gourmet, pois a ideia é termos o espaço de cozinhar juntamente com os convidados.
Neste sentido, é essencial neste local ter um balcão ou mesa para as pessoas compartilharem o momento de preparar os alimentos.
Agora, se você possui condições financeiras e quer investir em uma cozinha gourmet, é interessante encomendar uma cozinha planejada, pois assim terá o espaço ideal e dos sonhos.
A cozinha gourmet normalmente possui uma ilha, cuba da pia grande, fogão com pelo menos cinco bocas (pode ou não ser cooktop), bancada seca e molhada, coifa, forno à gás e elétrico, micro-ondas e demais eletrodomésticos que facilitem a vida na hora de cozinhar.

Cozinha gourmet vs. Cozinha americana

Cozinha gourmet

Ambas são muito semelhantes, mas não são a mesma coisa. Existe uma diferencia tênue na cozinha gourmet, uma vez que a cozinha americana é uma cozinha comum que possui uma abertura para a sala.
Já a cozinha gourmet pode ou não ter esta abertura, mas sua maior característica é poder cozinhar junto com os convidados, é algo mais próximo, mais caloroso.
Veja também: Confira inspirações para cozinhas pequenas

Ideias para cozinha gourmet

Tendo em vista que a cozinha gourmet possui esta marca de ser aconchegante e um local de conversas e integração entre a família e/ou convidados, levantamos algumas ideias para tornar este espaço ainda mais especial:

  • Jardim vertical

Cozinha gourmet

É uma decoração que está em alta e torna o ambiente muito acolhedor. Você pode fazê-lo com plantas e flores, ou com especiarias para tempero.
Além disso, existem opções com recicláveis, o que torna o jardim vertical fácil e acessível.

  • Adesivos que imitam azulejos

Cozinha gourmet

Cozinhas gourmet exigem criatividade e os adesivos proporcionam um ambiente criativo e descolado, além de serem uma opção barata. Vale a pena.

  • Churrasqueira

Cozinha gourmet

Para cozinhas em áreas externas esta dica é muito interessante e sem dúvidas cria esta atmosfera de dividir momentos uma vez que quando fazemos um churrasco, estamos buscando confraternização e diversão.

  • Móveis funcionais

Cozinha gourmet

Um ambiente aconchegante pede organização. Neste sentido, os móveis de uma cozinha gourmet precisam colaborar para esta organização.
Invista em armários com espaço para guardar todos os utensílios, bem como em organizadores para facilitar o dia a dia.

  • Pôsteres

Cozinha gourmet

Outra ideia para decoração. Os pôsteres dão um charme na cozinha, trazem cor e alegria, sendo uma opção barata e que você pode ir adquirindo aos poucos.

  • Pisos modernos

Cozinha gourmet

Se você está reformando ou construindo, pense na possibilidade de colocar um piso estampado neste ambiente, pois dará vida ao cômodo e tornará o espaço ainda mais gostoso.

Dicas para cozinha gourmet planejada

A cozinha gourmet necessita de um ambiente moderno e funcional, sem deixar a sofisticação de lado. Se a cozinha tiver espaço, a bancada pode ser montada com um formato de ilha.
Pegando nossas dicas acima dos itens que deve ter na cozinha, não se esqueça também de outros itens que deixa a cozinha mais funcional, como microondas, freezer, etc.
Também é possível montar sua cozinha gourmet mesmo em uma cozinha pequena, basta planejar e chamar um especialista para montar sua cozinha!

Conclusão

Se você não tem uma cozinha gourmet ou nem pensava em ter uma, tenho certeza que este artigo lhe fez sentir vontade de reformar a sua cozinha logo e torna-la gourmet.
O interessante deste conceito é que você pode investir e fazer um espaço planejado, com glamour, ou pode simplesmente ajusta-lo as suas condições e criar um ambiente aconchegante e acolhedor dentro de suas possibilidades financeiras.
Com certeza sua família e amigos se sentirão contentes com os momentos de alimentação repletos de interação e diversão, quer retorno melhor do que esse? Fica nossa dica!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam conhecer sobre a cozinha gourmet!

Deixar um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *