Quem tem o hábito de cozinhar sabe o quanto é difícil manter a cozinha organizada. Mas com algumas dicas e prática, tudo ficará mais fácil para manter a limpeza e organização.

A cozinha é onde os responsáveis pela organização do lar mais passam tempo. Por isso, ter uma cozinha organizada é tão importante para a casa e para quem está trabalhando nela, uma vez que poupa tempo e passa uma sensação de paz gostosa.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para facilitar e manter sua cozinha organizada. Transforme sua cozinha em um local prático e funcional, ajudando até as receitas a ficarem mais gostosas. Vamos lá?

Dicas para deixar sua cozinha organizada

Foto: TUDO ELAE

Quanto mais espaço, mais difícil é a tarefa de manter os itens em ordem. Porém, nossas dicas para manter a cozinha organizada vale tanto para espaços grandes, quanto para as cozinhas pequenas, comuns em apartamentos.

Assim, o local estará mais organizado na hora de cozinhar, sem precisar deixar tudo empilhado em cima dos balcões e na mesa. E não pense que é preciso gastar muito para organizá-la. 

Há várias maneiras de manter a cozinha organizada gastando pouco dinheiro ou até mesmo nada. Papel e caneta na mão, anote nossas dicas essenciais.

Comece organizando os armários

O primeiro passo para ter a cozinha dos sonhos é organizar o armário. Então, tire tudo de seus armários e faça uma limpeza nele para tirar qualquer sujeirinha que possa ter, deixando-o cheirosinho e pronto para a vida nova da organização.

Depois, invista em organizadores para organizar e repartir melhor os compartimentos dos armários, pois assim você terá mais opções de organização.

Se o dinheiro estiver curto, você mesmo pode fazer com caixinhas de papelão encapadas com papel de presente, onde você poderá colocar os talheres separadinhos e tampas de potinhos, por exemplo.

Deixe um espaço somente para os eletroeletrônicos, pois fica mais fácil de encontra-los e libera mais espaço. Além disso, nunca deixe alimentos embaixo da pia, já que a umidade pode estraga-los.

Outra dica é colocar ganchos nos armários para pendurar xícaras, por exemplo, além de ficar um charme, libera mais espaço no armário.

E as panelas devem ser empilhadas uma em cima da outra sem as tampas, estas deverão ficar em outro local também juntas.

Utilize separadores nas gavetas

Foto: PINTEREST

A dica para os armários serve também para as gavetas. Invista em organizadores, separadores, caixinhas de papelão ou até mesmo em escorredores dentro das gavetas para organizar tampas, talheres e o que mais desejar colocar em gavetas.

Muitos armários já vem com divisórias, porém alguns mão. Em lojas de utilidades domésticas, você irá encontrar diversas opções de separadores para gavetas e armários.

Deixe mais perto os itens mais utilizados. Esta dica otimiza tempo. Se você sabe que gosta de determinada panela para fazer arroz, por que deixa-la em um armário alto e difícil de alcançar?

Deixe nas bancadas e partes do armário mais próximas da pia e do fogão os utensílios mais utilizados, assim facilitará muito sua vida.

Veja também: Inspiração para decorar cozinhas pequenas.

Mantenha as panelas em ordem

Uma dica para manter as panelas em ordem é agrupá-las por tamanho, da maior para a menor, em grupos das mais utilizadas para as menos utilizadas.

Caso seu armário não tenha muito espaço, coloque um painel de madeira na sua cozinha e pregue pregos com espaços entre si para colocar as panelas mais utilizadas por lá.

As tampas das panelas também devem ser organizadas com cuidado, pois podem se perder dentro dos armários. Uma dica é utilizar um escorredor de louça para organizar as tampas dentro do armário.

Também pode ser utilizado suporte de portas para colocar as tampas, e ainda economizar espaço.

Não se esqueça da geladeira

A geladeira é indispensável para manter a cozinha organizada, por isto, tire um tempo para limpa-la. Comece tirando tudo de dentro da geladeira e jogue fora todos os alimentos vencidos ou sem prazo de validade no rótulo.

Desligue a geladeira e para fazer a limpeza, faça uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Em seguida, utilize água com sabão neutro para terminar a limpeza.

Deixe tudo bem seco e comece a colocar os itens na geladeira. Vá primeiro pelas verduras e frutas que ficam nas gavetas, depois coloque os laticínios na parte superior da geladeira.

Utilize os potes de plástico transparente a seu favor, para manter a geladeira organizada e com um visual mais bonito.

Aproveite o espaço na parede

Foto: PINTEREST

Dica de ouro! Aproveite espaços vazios na parede, pode ser até cantinhos, para colocar prateleiras e nichos para ter uma cozinha organizada.

Nestes espaços dá para colocar até mesmo aqueles caixotes de madeira como nicho, é uma ideia simples e barata que tornará seu espaço mais organizado e mais bonito.

As paredes podem ser utilizadas para fazer hortinhas verticais, com temperos ao alcance das mãos, deixando a cozinha cheirosa e aconchegante.  E falando em tempero, dá para fazer uma prateleira menor para ser um cantinho só para temperos em potinhos.

Também é possível fixar cestas nas paredes para funcionarem como organizadoras, dando para guardar frutas nelas.

Use e abuse de caixas organizadoras na dispensa

Foto: PINTEREST

Olha as caixas organizadoras de novo. Elas sem dúvidas organizam o espaço e dão um toque de cuidado na cozinha.

Mas ao utiliza-las na despensa, lembrem-se de antes colocar os alimentos abertos em potinhos com etiquetas.

Depois é só separar as caixas organizadoras em subitens, dá para utilizar potinhos pequenos para colocar sucos e gelatinas, outro pote somente para café, outro para cereais.

Uma dica bônus para dispensa usar a porta para fixar uma sapateira com divisórias transparentes para guardar guloseimas e outros itens. Sobra espaço e é funcional.

Cuide sempre da organização da sua cozinha!

Como vimos nas dicas anteriores, não precisamos de rios de dinheiro para ter uma cozinha organizada. Em uma tarde que você tirar para fazer isso, conseguirá resultados surpreendentes que irão tornar a tarefa de cozinhar mais prazerosa e rápida, além de ganhar uma decoração nova para o ambiente. Agora é só separar um tempo e colocar a criatividade para funcionar.

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveita-las e organizar a cozinha!

Cozinha organizada: Como acabar com a bagunça e deixar sua cozinha impecável
Classifique

Nenhum comentário para "Cozinha organizada: Como acabar com a bagunça e deixar sua cozinha impecável"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *