Criolipólise: O que é, para que serve e como funciona?

Criolipólise

Quem têm acesso às redes sociais já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre a criolipólise. Esse novo método estético vem ganhando cada vez mais espaço na mídia graças às celebridades mundiais que estão sempre fazendo esse tratamento.
Com isso, um grande número de pessoas vem criando expectativa sobre como funciona o tratamento, e é claro que com isso surgem às muitas perguntas a respeito do assunto.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como funciona esse tratamento e quais os efeitos que você pode esperar ao se submeter. Além de dar informações básicas sobre como proceder para ter o melhor resultado possível ao final do tratamento.

O que é criolipólise

criolipose
Foto: FENICE

A criolipólise é um novo conceito em tratamento para eliminação da gordura corporal de forma rápida e indolor sem danificar a pele.
O tratamento é feito através do resfriamento das células de gordura com a intenção de diminuir a quantidade de líquidos acumulados no corpo. De modo a diminuir drasticamente a massa de gordura do corpo em partes do corpo localizadas.
A ideia é que esse tratamento seja a forma mais rápida e revolucionária de combater a gordura localizada. Para combater não apenas o ganho de peso como também o inchaço natural causado pela retenção de líquidos.
A criolipólise atinge diretamente as células adiposas, onde a gordura fica. As células adiposas são particularmente suscetíveis aos efeitos do frio, ao contrário de outros tipos de células.
Enquanto as células adiposas congelam, a pele e outras estruturas são poupadas de lesões. Este é um dos tratamentos de redução de gordura não-cirúrgicos mais populares, com mais de 450.000 procedimentos realizados em todo o mundo.

Qual o objetivo deste tratamento?

Criolipólise
Foto: VIRA FORMA

Embora possa parecer que o objetivo geral seja simplesmente perder peso e se livrar da gordura esse é apenas o objetivo superficial do tratamento.
O objetivo principal é fornecer uma alternativa saudável de perda de peso para pessoas que não têm tempo para fazer exercícios regularmente ou que não têm a resistência física necessária para esperar que essa perda de peso aconteça naturalmente.
De forma geral o objetivo deste tratamento é ser uma alternativa que oferece uma solução menos arriscada para pessoas com sobrepeso, que em outra situação precisam usar técnicas mais invasivas como a cirurgia bariátrica que oferece riscos de vida e restrições contínuas.

Como funciona?

criolipólise (1)
Foto: ELIS

O tratamento é considerado como o menos invasivo possível, o aparelho é colocado sobre a pele no local escolhido, e usa ondas de temperatura abaixo do zero para que as células de gordura sejam congeladas e se destruam sem causar danos a pele ou ao corpo.
Esse método é especialmente eficaz graças à imensa quantidade de líquidos que se acumulam nas células de gordura e que são afetadas pelo frio de maneira super eficaz.
O resultado é praticamente imediato e não causa nenhum tipo de desconforto nem qualquer tipo atendimento continuado que precise se fazer depois.

Duração dos resultados

criolipolise-antes-e-depois
Foto: PERDER A BARRIGA

Como qualquer tratamento que destrua as células de gordura, os resultados são permanentes se um peso estável for mantido. Então, para a criolipólise para ter resultados duradouros, deve vir acompanha de uma vida saudável.
As células adiposas lesadas são gradualmente eliminadas pelo organismo ao longo de 4 a 6 meses. Durante esse tempo, a protuberância gordurosa diminui de tamanho, com uma redução média de gordura de cerca de 20%.

Procedimento

Criolipólise-tratamento-estético-elimina-gordura-localizada-3
Foto: KARINE

Após uma avaliação das dimensões e forma do local a ser tratado, um aplicador do tamanho e curvatura apropriados é escolhido. Uma área é marcada para identificar o local para a colocação do aplicador.
Uma almofada de gel é colocada para proteger a pele. A temperatura dentro do aplicador cai e, ao fazê-lo, a área fica entorpecida. Os pacientes às vezes experimentam desconforto devido à pressão do vácuo sobre o tecido, mas isso é resolvido em minutos, uma vez que a área fica dormente.
Após o tratamento de uma hora, o vácuo é desligado, o aplicador é removido e a área é massageada, o que pode melhorar os resultados finais.

Quais os cuidados são necessários?

Criolipólise
Foto: NEODERME

Não existem cuidados específicos a serem tomados de maneira especial antes de fazer o procedimento. Mas é necessário alguns cuidados depois do procedimento para evitar qualquer imprevisto.
Depois de terminado o procedimento, é recomendado que a pessoa não se exponha ao sol ou a altas temperaturas uma vez que a sua pele vai estar frágil.
Além disso não se recomenda fazer qualquer tipo de exercício físico pesado durante pelo menos dois dias. Embora às chances de rompimento da pele depois do tratamento sejam muito baixas é importante manter esses cuidados como uma prevenção.

Quem não pode fazer criolipólise?

Criolipólise
Foto: BASE DE BELEZA

Pacientes com condições relacionadas ao frio, como crioglobulinemia, urticaria e hemoglobinúria fria paroxística não devem ter criolipólise. Pacientes com pele frouxa ou com tom fraco podem não ser candidatos adequados para o procedimento.

Quais são os riscos?

FullSizeRender
Foto: ONODERA

A taxa de complicações é baixa e a taxa de satisfação é alta. Existe o risco de irregularidades na superfície e assimetria. Alguns pacientes podem não obter o resultado esperado.
Raramente, em menos de 1%, os pacientes podem apresentar hiperplasia de gordura paradoxal, que é um aumento inesperado no número de células adiposas. Isso é três vezes mais provável em homens do que em mulheres.
A criolipólise é uma opção adequada e segura para pacientes que não desejam ter os riscos e o tempo de inatividade associados à cirurgia de lipoaspiração, e muitos pacientes demonstraram um alto nível de satisfação.
Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas para que elas também conheçam essa ótima alternativa para perder as gordurinhas indesejadas!
Veja também:
Tudo que você precisa saber sobre mamoplastia redutora
Aparelho invisível – Dê adeus aos bracket!
Alimentos Termogênicos Para Emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =
×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?