A dieta cetogênica para emagrecer tem se mostrado um método muito eficaz para quem quer perder gordura sem prejudicar sua saúde, conquistando um corpo bem definido e sem sobras de peso em pouco tempo.

Inicialmente polêmica, pois restringe o consumo de alimentos ricos em carboidratos, priorizando outros, como as gorduras boas e as proteínas, o segredo do sucesso da dieta cetogênica para emagrecer graças aos seus números.

Quem se submete a esse tipo de dieta acaba perdendo muito peso em pouco tempo. Em geral, já na primeira semana, são eliminados de cinco a sete quilos. Com o decorrer das semanas, o emagrecimento permanece, apenas diminuindo de ritmo, já que o corpo entrou em um consumo regular das reservas de gordura.

O que é a dieta cetogênica para emagrecer e como ela garante a perda de peso rápida

dieta cetogênica para emagrecer

Foto: PEXELS

A dieta cetogênica funciona por meio da construção de um novo programa alimentar. Saem os carboidratos, os doces e as gorduras ruins e entram em cena as gorduras boas e as proteínas, tanto as animais quanto as com baixo valor calórico.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a dieta cetogênica nasceu não com o objetivo da perda de peso, e sim como resultado de um tratamento contra a epilepsia.

Nestes estudos, que começaram a ser mais fortemente divulgados a partir de 2008, a dieta cetogênica mostrou eficácia ao reduzir o número de convulsões por epilepsia em jovens e adolescentes que, até então, eram resistentes aos medicamentos para combate da doença.

A perda de peso foi constatada como uma espécie de efeito colateral entre o público analisado (aproximadamente 145 pessoas entre 2 e 16 anos), e permaneceu ativo até que a dieta cetogênica fosse mantida.

Como a dieta cetogênica para emagrecer molda o corpo

dieta cetogênica para emagrecer

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A dieta cetogênica para emagrecer teve seu funcionamento explicado por muitos médicos e pesquisadores, de instituições nacionais e internacionais, que comprovaram sua eficácia na perda de peso.

Um deles é o médico Lair Ribeiro, especializado no desenvolvimento de dietas seguras para incentivar a perda de peso com saúde.

De acordo com o especialista, a dieta cetogênica para emagrecer age ao incentivar a troca do “combustível” para que o corpo gere energia para seus processos internos. Ao invés dos carboidratos, vindos de alimentos como pães, bolos ou massas, entram inicialmente as reservas de gordura, localizadas no tecido adiposo.

Essas reservas, localizadas em células chamadas de corpos cetônicos, são utilizadas pelo organismo para a produção de energia. Com a utilização dos corpos cetônicos o corpo começa a queimar gordura, levando assim à perda de peso.

O especialista ressalta ainda que esse processo não começa imediatamente após o início da dieta cetogênica para emagrecer. O organismo de uma pessoa leva, em média, de dois a quatro dias para alterar o mecanismo de produção de energia.

Dr. Lair Ribeiro chama a atenção, também, para o ritmo de perda de peso, que não é igual para todas as pessoas. Como o organismo de cada indivíduo tem suas peculiaridades, algumas pessoas podem perder peso mais rapidamente do que outras.

O que é permitido e o que é proibido na dieta cetogênica para emagrecer

dieta cetogênica para emagrecer

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Quem decide aderir à dieta cetogênica para emagrecer precisa ficar atento ao que pode e o que não pode ser incluído em seu cardápio.

Como se trata de uma dieta que restringe o consumo de carboidratos e gorduras ruins, no cardápio de quem entra nesse programa de emagrecimento, está vetados o consumo dos seguintes produtos:

– arroz, macarrão, milho, feijão, soja, ervilha, grão de bico, farinha de trigo, aveia, pão, torradas, batata, bolos, doces, biscoitos, chocolate, açúcar, adoçantes, achocolatado em pó, leite, pizza, lasanha e iogurtes com adição de açúcar.

Por outro lado, o consumo dos seguintes alimentos pode e deve ser incentivado: carnes, peixes, ovos, embutidos (presunto, lingüiça e bacon), azeite, óleos, manteiga, queijos, creme de leite, iogurtes sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, frutas, legumes, verduras, linhaça, chia, girassol e molhos, como maionese e mostarda.

Como montar o cardápio da dieta cetogênica

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Na hora de seguir a dieta cetogênica para emagrecer, o interessado pode montar cardápios variados para dois ou três dias. Embora se trate de uma dieta altamente restritiva, é importante fazer pequenas refeições ao longo do dia, para que o corpo tenha combustível para funcionar.

Para o café da manhã, por exemplo, a recomendação é que a pessoa consuma ovos, chá verde ou uma vitamina feita a base de abacate e iogurte natural, juntamente com queijo e bacon.

O lanche da manhã pode ser feito com  sementes ou gorduras como creme de leite ou amendoim.

O almoço e o jantar deve incluir uma proteína, legumes e sementes enquanto que, no lanche da tarde, a recomendação é de uma fruta de baixo índice glicêmico batida com sementes e leite de coco, ovos, queijos ou um copo de chá verde.

O especialista explica também que, para que a dieta cetogênica para emagrecer seja eficaz e não coloque a saúde de uma pessoa em risco, é importante procurar a ajuda de um nutricionista, para que ele possa seguir um cardápio que atenda às suas necessidades e forneça todos os nutrientes que ele precisa.

Tornando a dieta cetogênica mais eficiente

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Foto: PEXELS

Quem deseja tornar a dieta cetogênica para emagrecer ainda mais eficiente, pode adotar a dieta cetogênica cíclica.

Nesse tipo de dieta, que ajuda o organismo a ter mais energia para praticar exercícios físicos e potencializar ainda mais a perda de peso, a recomendação é manter o cardápio da dieta por cinco dias, consumindo carboidratos por dois dias, sempre integrais.

No entanto, o consumo de carboidratos vazios, que recebem a inclusão de açúcar, como pães brancos, bolos, massas e macarrão feito com farinha de trigo permanecem fora da dieta, pois poderão prejudicar o emagrecimento.

Para tornar a dieta ainda mais eficiente, a recomendação é que sejam feitos exercícios aeróbicos e de musculação, que queimam muito mais gordura e estimulam na produção de músculos e de massa magra, graças à dieta balanceada.

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